ASN PR Atualização
Compartilhe

Fórum Permanente vai replicar modelo do Paraná pelo Brasil

Evento sobre Microempresas e Empresas de Pequeno Porte foi realizado pelo Ministério do Empreendedorismo em Curitiba
Por ASN
ASN PR Atualização
Compartilhe

Nos dias 27 e 28 de novembro, o Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, recebeu o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, reunindo representantes do poder público, federações e instituições privadas para debater e planejar estratégias para o fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPE) no Brasil.

O Fórum é realizado pelo governo federal, por meio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), com apoio do Governo do Paraná, do Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa (Fopeme), do Sistema Fiep, Sistema Faep/Senar e da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar).

Fórum Permanente foi realizado nos dias 27 e 28 de novembro no Campus da Indústria da Fiep. Fotos: Inove

Presidente do conselho deliberativo do Sebrae/PR e da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe), Ercílio Santinoni agradeceu a presença de representantes de outros estados para a realização do Fórum Permanente no Paraná.

“A realização do Fórum é um reconhecimento do governo federal ao trabalho estadual do Fopeme, primeiro fórum criado no Brasil e o único em atuação há 16 anos de forma ininterrupta. Não paramos nem durante a pandemia. Para nós, é muito importante receber a presença de pessoas do Brasil todo para essa troca de experiências, apresentando como funciona o Fopeme”, afirmou.

O ministro Márcio França foi representado na cerimônia de encerramento por Renato Soares, secretário executivo do Empreendedorismo.

“O Paraná é sempre uma referência em vários aspectos, e o modelo de fórum do Fopeme será replicado pelo País. Ficamos muito satisfeitos com a efetividade deste Fórum Permanente e queremos multiplicá-lo em outros estados”, enfatizou Soares.

Encerramento contou com a participação de representantes do governo federal, estadual e lideranças do segmento.

Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, destacou a relevância dos temas debatidos no evento.

“É uma alegria poder trazer a Curitiba um debate de nível nacional, sobre ações e políticas públicas que impactam o desenvolvimento da micro e pequenas empresas. Essa é uma questão importante ao encerrar este Fórum, que representa os fóruns permanentes de todos os estados, e tratou de temas que afetam as MPE e são essenciais para a economia”, pontuou.

Também estiveram presentes na cerimônia de encerramento o presidente da Fecomércio PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros; o secretário do MEMP, Maurício Juvenal; o presidente executivo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, Elias Sfeir; e Abílio Santana, vice-coordenador do Conselho Temático de Micro, Pequena e Média Indústria da Fiep.

Fórum Permanente

Em formato híbrido, o Fórum Permanente contou com participantes de todo o País, de forma remota, além dos convidados presentes na Sala dos Conselhos João Batista Fontana, na Fiep. Estiveram na pauta a 3ª Reunião Ordinária de 2024 e a 3ª Rodada de Reuniões dos Comitês Temáticos do Fórum Permanente.Modelo do Fopeme do Paraná será replicado em outros fóruns permanentes pelo País.

Modelo do Fopeme do Paraná será replicado em outros fóruns permanentes pelo País.

No primeiro dia, o Fórum Permanente realizou os comitês temáticos de Racionalização Legal e Burocrática, e de Acesso a Mercados. Já o segundo dia foi marcado pelos comitês de Tecnologia e Inovação; de Investimento, Financiamento e Crédito; de Formação e Capacitação Empreendedora; Comitê Temático Microempreendedor Individual (MEI); da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas; e o Comitê Temático chamado Fórum dos Fóruns.

Maurício Juvenal, secretário nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, representou o ministério na abertura do Fórum, participou de ambos os dias da programação e fez um balanço positivo do encontro.

“Um dos temas mais relevantes discutidos, que chamou mais nossa atenção, é a questão do acesso ao crédito, que pode beneficiar diretamente as microempresas e as empresas de pequeno porte. Além disso, o tema da regulamentação do MEI também foi um debate importante, entendendo que os MEI são empresas e têm que ser vistos assim. Pretendemos pegar esse conteúdo extraído do Fórum e trabalhar na formatação de um texto normativo que permita a implementação”, destacou.

Entre os destaques da programação de comitês foi o lançamento do Cartão MEI com o Banco do Brasil, e do Sistema de Credenciamento MEI (pelo site mercado.gov.br) para vender serviços ao poder público, sem a necessidade do uso de intermediários. Dessa forma, o MEI poderá ser contratado de forma direta.

  • Fopeme
  • Forum Permanente
  • Governo do Estado do Paraná
  • Governo Federal
  • MEI
  • micro e pequenas empresas
  • Micro empresa
  • Ministério do Empreendedorismo