Sebrae ofereceu capacitação para favorecer rede de atendimento a empreendedores
-
O Sebrae Paraná realizou em Maringá, na última quarta-feira (18), o Encontro Regional dos Agentes de Desenvolvimento e Atendentes das Salas do Empreendedor da regional noroeste. O evento de capacitação, que ocorreu no Sebrae, contou com a participação de mais de 150 profissionais.
O evento, que ficou sem edição por causa da pandemia, em 2021, tem como objetivo oferecer subsídios para melhorar o trabalho dos agentes, assim favorecendo o ambiente de negócios para Micro e Pequenas Empresas (MPE).
Segundo o consultor do Sebrae Paraná, Luiz Carlos da Silva, os servidores das Salas do Empreendedor e os agentes de desenvolvimento desempenham papel fundamental no fomento aos pequenos negócios, já que estão na linha de frente, aproximando empreendedores de soluções para melhoria em gestão, marketing, organização financeira, acesso a crédito, melhoria do ambiente de negócios, entre outros.
“Os servidores são protagonistas no fortalecimento de ambiente de negócios. O evento reforçou junto a eles a importância das compras públicas, da educação empreendedora, de desenvolver habilidades como liderança, além de destacar o apoio que o Sebrae oferece para o desenvolvimento profissional e pessoal”, comenta Silva.
As atividades incluíram momentos para troca de experiência, dinâmicas de integração e palestras. Uma delas foi com o empresário João Carlos Leite, o “Joãozinho da Canastra”, que ajudou a promover mudanças em São Roque, levando o pequeno município do sul de Minas Gerais a ser reconhecido nacionalmente como um dos maiores produtoras de queijo canastra do Brasil. Ele falou sobre sua experiência e destacou como a cidade sobreviveu ao êxodo rural e à decadência, graças a lideranças nos anos 1990. O consultor em gestão empresarial e psicólogo, Waldez Luiz Ludwig, falou sobre liderança na palestra “Envolver e Desenvolver”, tratando de temas como excelência e estilo.
Para a atendente da Sala do Empreendedor de Colorado, Dirce Bossolani Charlo, há oito anos na função, as lições sobre persistência ajudarão no trabalho diário. “Os empreendedores precisam de todo tipo de apoio, desde impressão de boletos até a formalização. Precisamos insistir em um bom apoio, porque assim conseguimos estimular não só o pequeno negócio, mas o desenvolvimento regional”, disse.
Gislaine Calvo Pacito, atendente na Sala do Empreendedor de Icaraíma, diz que a participação no evento foi transformadora. “Conhecer novas possibilidades e maneiras de desenvolver o nosso trabalho ajudará a melhorar o atendimento e a promover mudanças locais”, comentou.