A rede de Salas do Empreendedor, iniciativa do Sebrae/PR em parceria com prefeituras municipais, é novamente referência nacional em atendimento a micro e pequenos empreendedores. Na revelação do Selo Diamante, realizada nesta quinta-feira (24), pelo Sebrae Nacional, em Brasília, 21 Salas do Empreendedor de 17 municípios paranaenses receberam a nota máxima, consolidando o Paraná como o segundo estado com maior número de conquistas, atrás apenas do Ceará.
Segundo o Sebrae Nacional, 2.500 Salas do Empreendedor em todo o País foram avaliadas no ciclo 2024, e apenas 107 receberam a certificação mais alta. Em Curitiba, as unidades dos bairros Pinheirinho, Tatuquara, Fazendinha, Boqueirão e Boa Vista foram reconhecidas com o Selo Diamante; na Região Metropolitana, Campo Largo e Piên também foram premiadas.

Em outras regiões, mais 14 Salas conquistaram a certificação máxima: Cianorte, Corbélia, Cruz Machado, Doutor Camargo, Ipiranga, Marmeleiro, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Planalto, Pranchita, Rondon, São Manoel do Paraná, Terra Roxa e Três Barras do Paraná.
Em Ipiranga, nos Campos Gerais, o espaço recebeu o Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo. Com mais de uma década de operação, o espaço foi reestruturado há quatro anos, proporcionando melhores condições para atendimento. Segundo a coordenadora, Simone Lovato, hoje é possível oferecer serviços como abertura e alteração de empresas, declaração anual de faturamento, emissão de notas fiscais e capacitações, entre outros.
“Na busca pelo Selo Diamante, sempre procuramos oferecer atendimento personalizado aos empreendedores, atentos a todos os detalhes exigidos no edital. Para nós, é gratificante e motivador seguir em busca da excelência”, destaca Simone.

Já em Nossa Senhora das Graças, no Noroeste, a conquista do Selo pelo segundo ano consecutivo reforça o compromisso com o desenvolvimento local e o fortalecimento dos microempreendedores. Eliana Lemos Porfírio, secretária municipal e responsável pela Sala, comemora o reconhecimento.
“Receber novamente o Selo Diamante é uma confirmação de que estamos no caminho certo. É resultado de trabalho diário, dedicação, escuta ativa e parcerias. Nosso foco é apoiar o microempreendedor individual, com informações, serviços e acompanhamento que ajudem a formalizar, crescer e se manter no mercado com segurança”, pondera Eliana.
Com 3.369 habitantes e 238 MEIs formalizados, Nossa Senhora das Graças conta com a Sala do Empreendedor desde 2021. Em 2024, foram registrados 552 atendimentos no sistema.
“Trabalhamos em sintonia com os empresários locais e com uma gestão pública voltada para sempre fazer o melhor. As parcerias com Sebrae, Senac, Senar e o apoio da prefeitura são fundamentais nesse processo”, ressalta Eliana.

A agente de desenvolvimento da unidade de Pranchita, Ridinei Carminatti Thiel, também destaca o reconhecimento como fruto de um trabalho conjunto: “Ficamos felizes com o Selo Diamante. Significa que estamos cumprindo nosso papel junto aos empreendedores locais, valorizando a comunidade e quem acredita em projetos, sonhos e negócios que movimentam a economia”, afirma Ridinei.
Qualidade no atendimento
Lançado em 2022, o Selo é uma metodologia que avalia o atendimento nas Salas do Empreendedor por meio de critérios qualitativos e quantitativos, atribuindo categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Entre os requisitos avaliados estão prontidão do atendimento, a qualidade do ambiente, a presença digital, a articulação junto ao município para fomento ao empreendedorismo e a qualidade do conteúdo entregue ao público.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, enfatiza que a Sala do Empreendedor apoia um movimento que cresce em todo o Brasil: o de abrir o próprio negócio.
“Hoje, 60% do povo brasileiro deseja ser empreendedor. E o Sebrae transforma essa relação humana de atendimento em porta de realização do sonho do próprio negócio. Isso mostra que a rede das Salas do Empreendedor contribui com a inclusão e geração de renda, respondendo a anseios e ajudando a reduzir o Mapa da Fome. Viva esse momento marcante!”, afirmou.
O segredo da excelência
O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, ressalta que as premiadas atingiram o mais alto padrão de excelência, reforçando o compromisso da instituição e parceiros com a qualidade do atendimento aos empreendedores paranaenses.
“A conquista do Selo Diamante por tantas cidades do Paraná é motivo de grande orgulho para todos nós. Alcançar esse reconhecimento exige atingir 100% dos critérios do Selo, uma marca que só é possível graças à dedicação, profissionalismo e empenho de todos os parceiros. Esse resultado mostra o compromisso coletivo com quem deseja empreender, inovar e transformar a própria realidade”, afirma Rissete.
Tricampeã
As Salas do Empreendedor são espaços de atendimento oferecidos em parceria com as prefeituras municipais, com serviços exclusivos aos microempreendedores individuais (MEIs) e orientações para abertura e regularização de empresas, facilitando a vida de quem quer empreender.
O resultado paranaense reflete o aprimoramento constante das unidades. Entre os vencedores da edição 2024, 12 Salas conquistaram o Selo Diamante pela primeira vez, juntando-se a oito locais bicampeões e à “tricampeã” Sala do Empreendedor do Pinheirinho.
“Esse reconhecimento do Sebrae confirma o que o empreendedor sente na prática: a alta qualidade e a preocupação em bem atender das nossas equipes, refletindo o compromisso da Prefeitura com aqueles que, sozinhos, tocam seu negócio próprio”, destaca o vice-prefeito de Curitiba e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
O Paraná tem hoje 366 Salas do Empreendedor em operação, distribuídas em 355 municípios — uma das maiores redes do país. Desde 2022, a conquista do Selo Diamante pelas unidades paranaenses já permite, inclusive, acumular reconhecimentos ao longo dos ciclos:
Tri Diamante (2022, 2023 e 2024)

Bi Diamante (2023 e 2024)
Curitiba – Boa Vista
Curitiba – Boqueirão
Curitiba – Fazendinha
Curitiba – Tatuquara
Noroeste – Nossa Senhora das Graças
Noroeste – Nova Esperança
Sul – Cruz Machado
Sul – Pranchita
Centro – Ipiranga
Diamante (2024)
Leste – Campo Largo
Leste – Piên
Noroeste – Cianorte
Noroeste – Rondon
Noroeste – São Manoel do Paraná
Noroeste – Doutor Camargo
Oeste – Três Barras do Paraná
Oeste – Corbélia
Oeste – Terra Roxa
Sul – Planalto
Sul – Marmeleiro
-