
Uma vitrine inteligente, capaz de identificar em tempo real as características visuais do cliente e analisar seu perfil comportamental para a exibição de anúncios personalizados. A proposta do projeto Vitra AI, vencedor do Hackathon Retailtech, é que os lojistas possam oferecer uma interação dinâmica, atrativa e personalizada dos seus produtos para atrair a visita dos consumidores. A premiação dos finalistas da maratona de soluções inovadoras para o comércio varejista foi realizada na tarde de terça-feira (20), durante o evento Mercado em Foco, no Aurora Shopping.
Promovido pelo Centro de Inovação do Comércio (CIC), Sebrae/PR e governança Comércio In Foco, o Hackathon Retailtech foi realizado nos dias 16 a 18 de maio, no Sesc de Londrina, e contou com a participação de 28 equipes formadas por cerca de 130 estudantes universitários. A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, diz que 24 delas apresentaram seus projetos para uma banca. Durante todo o fim de semana, os estudantes foram acompanhados por mentores para criar, validar e fazer um protótipo do produto ou serviço e se preparar para fazer um pitch, a apresentação da ideia.
“O principal objetivo da maratona é contribuir com o surgimento das retailtechs, as startups que desenvolvem soluções para o varejo. Para isso, apresentamos aos inscritos os principais desafios e dores do setor, e as ideias foram trabalhadas em cima dessas demandas”, explica Alesandra.
O projeto vencedor é da equipe Five Minds composta pelos estudantes de engenharia de software Alexandre Lupi Silva, Eduardo Marchiori, Kawã Andrean Rodrigues Cardoso, Beatriz Aquino e Gabriel Barrocal. O Vitra AI propõe o uso de um display, que funciona como Inteligência Artificial (IA), para mapear o perfil do cliente que para em frente à vitrine da loja. A IA faz a leitura do rosto, roupas e acessórios e seleciona produtos nichados, despertando o interesse do consumidor pela marca.
“A tela substituirá os produtos da vitrine e entregará uma seleção de itens direcionados de acordo com o perfil da pessoa que passar pela frente da loja”, complementa Alexandre Lupi Silva.
Em segundo lugar, ficou o projeto Scale+, uma plataforma que oferece a organização automática da escala dos funcionários para facilitar a gestão das equipes de trabalho. A terceira colocação ficou empatada entre duas ideias, a Looping, que criou um serviço para dar autonomia a microempresas de eletrônicos no pós-venda, com feedback inteligente e ações rápidas, e a ScanMarket, um aplicativo que permite ao cliente escanear os produtos antes de colocá-los no carrinho para passar todos os itens de forma rápida e realizar a compra de maneira eficaz.
Os quatro projetos vencedores já estão automaticamente selecionados para o processo de pré-incubação do CIC. A coordenadora do Centro de Inovação do Comércio, Luciana Vinci, explica que o espaço, dentro da sede do Sincoval em Londrina, já conta com seis startups incubadas e se prepara para lançar um novo edital, com previsão de início das ações dentro de um mês. Serão seis oficinas, promovidas pelo Sebrae/PR, e atendimento com mentores, formados por especialistas no setor e membros do ecossistema de inovação local.
“Temos uma grande demanda por soluções inovadoras para o comércio e os jovens têm várias ideias boas. É muito importante a gente ter um espaço para que essa galera possa desenvolver seus projetos e se conectar com os comerciantes”, analisa.
A presidente da governança Comércio In Foco, Andrea Prado, destaca que o hackathon fomenta a criação de ideias entre o público jovem, que precisa analisar o mercado e sentir o peso e a responsabilidade que é depositar um produto no varejo de Londrina. Segundo ela, a maratona proporciona a criação de projetos qualificados, porque as equipes recebem mentorias de especialistas e apoio para dar continuidade ao desenvolvimento do negócio.
“Eu faço o convite para que as pessoas se aproximem do Centro de Inovação do Comércio, conheçam o que está acontecendo por lá e as oportunidades que existem para trabalhar soluções para o setor”, pontua.