ASN PR Atualização
Compartilhe

Gestão de pessoas e de resultados: palestrantes destacam o diálogo e a oferta de desafios

Joel Dutra e Orlando Pavani Junior, especialistas em gestão, deram dicas para melhorar clima e resultados nas empresas
Por Redação
ASN PR Atualização
Compartilhe

Joel Dutra e Orlando Pavani Junior, especialistas em gestão, deram dicas para melhorar clima e resultados nas empresas

Nesta quinta-feira (26), mais de 700 empreendedores de toda a região oeste do Paraná se reuniram no Black Cap Eventos para participar de mais uma etapa do Sebrae Experience, com foco em gestão de pessoas e de resultados. O evento, organizado pelo Sebrae Paraná, contou com a palestra de dois convidados: Joel Dutra, escritor e especialista em gestão e desenvolvimento de pessoas, e Orlando Pavani Junior, escritor, especialista em inteligência nacional nos negócios e gestão de resultados. Durante as exposições, ambos destacaram algumas dicas para que os empresários consigam não só reter talentos, mas também atrair novos e incentivar aqueles que já estão na empresa.

Segundo Joel Dutra, principalmente agora, em um cenário pós-pandêmico, existe muita discrepância de valores e objetivos, por isso, oferecer um clima positivo no trabalho e, mais que isso, oferecer formas de o colaborador se desenvolver, é essencial.

“Na maior parte dos casos, a grande confusão se centraliza em um ponto, que é o diálogo. Mais do que chefes, os donos de negócios precisam ser líderes que promovem e participam de conversas entre as equipes e que propõem desafios para que os colaboradores possam superar e, assim, continuar crescendo tanto pessoal quanto profissionalmente”, destacou Joel.

De acordo com ele, conforme pesquisas realizadas em empresas e institutos, foi possível perceber uma dificuldade em comum entre os líderes brasileiros. Com isso identificado, é mais claro de entender quais soluções podem ser propostas.

“A grande fragilidade brasileira não diz respeito a técnica ou conhecimento prático. O grande desafio se refere aos aspectos comportamentais. Por isso falamos tanto de diálogo: a medida em que o líder toma cuidado com aspectos de comunicação, ele faz a diferença no seu negócio”, conclui.

Orlando Pavani Junior, por sua vez, destacou que nesse cenário, é importante a sobreposição da figura da gestão sobre o gestor – um desafio intenso, mas que pode ser superado a partir do uso das ferramentas adequadas.

“Nós não falamos mais de planejamento estratégico, e sim de uma arquitetura estratégica com foco em inovação. É dessa forma que nos propomos a traçar indicadores e metas com base nas tendências do futuro”, enalteceu.

O especialista destacou, também, a necessidade de os empreendedores, principalmente os que estão a frente de micro e pequenas empresas, se capacitarem no que diz respeito ao universo dos negócios.

“Normalmente, quem abre uma pastelaria pode ser um ótimo pasteleiro e fazer o melhor pastel. Mas quando ele se vê diante de um negócio, ele falha por não saber questões específicas de ordem fiscal, organizacional e de gestão, por exemplo. Por isso, é preciso que os empreendedores levem para a figura da Pessoa Jurídica algumas bíblias, tais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e os ISOs da Organização Internacional de Normalização, por exemplo. Tudo isso vai ajudar a parametrizar os trabalhos”, aconselhou.

Participação regional

Durante o evento, estiveram presentes empresários de Cascavel e, também, da região. Isso porque foram organizadas caravanas de diversas cidades, como Quedas do Iguaçu, Medianeira, Toledo, Laranjeiras do Sul e Foz do Jordão, por exemplo. Uma participação massiva que, segundo o gerente da regional oeste do Sebrae Paraná, Augusto Stein, reflete a importância do tema e a necessidade de abordá-lo a nível regional.

“Gestão de pessoas e de resultados são temas que sempre aparecem no dia a dia de atendimento do Sebrae. Por isso, propusemos esse evento, que tem como principal objetivo trazer conhecimento e experiência para auxiliar os empresários, melhorando a competitividade para que os pequenos negócios sejam cada dia mais competitivos”, afirma.

Nesse sentido, o empresário Christian Diehl, de Marechal Cândido Rondon, considerou a vinda proveitosa. Ele participou de uma das caravanas e garante que vai aproveitar muitos insights da palestra dentro da empresa dele, do setor de mobiliário.

“A gestão de pessoas é sempre um problema. Temos algumas dificuldades e foi muito importante ter vindo até aqui para aproveitar o evento. É uma oportunidade de receber dicas de profissionais muito capacitados e de levar isso para as nossas empresas. Fiquei bastante feliz por ter participado”, declara.

Letícia Borges é de Cascavel e participou do evento com objetivos bem específicos. Segundo ela, um dos grandes desafios atuais da empresa dela é a captação de pessoas e ela já participa de um curso de empreendedorismo, a palestra veio a somar.

“A gente realiza um processo de captação de novos funcionários e tem sido muito desafiador. Com as palestras, pensei em algumas formas de inovar o nosso formato de seleção e acredito que isso já vai ajudar bastante a resolver esse gargalo”, comemora.

Novidades

O Sebrae Paraná também apresentou algumas novas soluções que estão sendo oferecidas para ajudar os pequenos negócios. Entre os destaques, esteve o app Meu Sebrae, que foi utilizado desde o primeiro momento. A plataforma, além de trazer insights e informações importantes para o empreendedorismo, também conecta empreendedores, possibilitando networking e negociações. O app está disponível para download gratuito tanto para iOS quanto Android.

Outras novidades apresentadas foram o Sebrae Place, uma plataforma que oferece consultorias e outros serviços para empreendedores, possibilitando, também, o cadastro de pequenos negócios; e o Tech By Sebrae, Programa que tem como objetivo promover a evolução de micro e pequenas empresas, focando em temáticas como gestão, estratégias digitais e expansão do mercado.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

  • gestão de pessoas
  • gestão de resultados
  • joel dutra
  • orlando pavani junior
  • recursos humanos
  • sebrae experience