De um projeto de reciclagem de resíduos realizado por alunos do 5º ano até uma feira de empreendedorismo promovida por alunos do ensino superior. Em clima de festa, o Sebrae Paraná premiou, nesta sexta-feira (06), cinco iniciativas inovadoras que valorizam a cultura empreendedora nas escolas e universidades.
A quarta edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, etapa estadual, analisou 76 projetos em cinco categorias: ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais, médio, técnico e superior.
A lista de vencedores tem a Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro, de Campo Largo, com o projeto “Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda” no ensino fundamental – anos iniciais; e o Colégio Estadual Adélia Bianco Seguro, de Mato Rico, com o projeto “Uma vida de voluntariado: Dona Lurdinha e os remédios naturais”, no ensino fundamental – anos finais.
Também foram premiados o colégio Sesc, de Curitiba, com o projeto “Sustentabilidade de impacto”, no ensino médio; o Instituto Federal do Paraná, de Jacarezinho, com o projeto “Antropoentomofagia como alternativa proteica na alimentação humana”, no ensino técnico; e a Universidade Estadual do Paraná, em Paranaguá, com o projeto “Feira do Empreendedor”, no ensino superior.
“Promover a educação empreendedora é um trabalho que nos encanta, pois sabemos que estamos plantando sementes que trarão resultados no futuro. O prêmio é uma forma de agradecer aos parceiros, que são professores, diretores, reitores, Prefeituras, Governo do Estado e estudantes”, diz o diretor-superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Tioqueta.
Em 2021, o programa de Educação Empreendedora do Sebrae Paraná atendeu 214.220 alunos e 7.236 professores, em 1.159 escolas, de 155 municípios. O programa é destinado a projetos realizados em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
O primeiro lugar de cada categoria da etapa estadual recebeu troféu e uma bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0, da Escola Superior de Empreendedorismo.
Presenças
O evento ainda contou com a palestrante Thereza Penna Firme, educadora e psicóloga, com especial formação acadêmica no campo da avaliação. Também estiveram presentes no evento, o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini; o prefeito de Assaí, Michel Angelo Bomtempo; o gerente da Regional Curitiba do Sebrae Paraná, Joailson Agostinho; o gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae Paraná, Luiz Antonio Rolim de Moura.
Premiação nacional
Realizada pela quarta vez no Paraná, a premiação inspirou a implantação da etapa nacional que, em 2022, entra na segunda edição. Os vencedores de Campo Largo, Jacarezinho e Paranaguá foram selecionados para participar da etapa nacional, realizada em São Paulo, dia 12 de maio.
Vencedor na categoria ensino fundamental – anos iniciais, o projeto “Lixo é Responsabilidade, Sustentabilidade e Renda” foi realizado na Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro e será um dos representantes paranaenses na final. Em 2021, 20 alunos do 5º ano reciclaram cerca de 500 quilos de resíduos em seis meses de projeto. A escola está localizada em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O valor arrecadado com a reciclagem foi utilizado para a compra e preparação de produtos alimentícios, comercializados em uma feira da escola. Além disso, o montante também foi usado na compra de mudas de verduras, plantadas pelos próprios alunos na horta da escola.
“Poderia resumir o prêmio em uma frase: ‘Sebrae é um incentivador de sonhos’. Somos uma escola do campo e ter esse reconhecimento é gratificante, essa motivação e também a oportunidade de apresentar nosso trabalho para o Brasil inteiro é algo que vou lembrar em todos os projetos futuros. E ainda vou ter a oportunidade de fazer um curso sobre educação empreendedora que vai auxiliar tanto na vida profissional quanto na pessoal”, fala a professora Regiane Freitas Pereira de Meira.
O projeto “Kucaracha – Antropoentomofagia como alternativa proteica na alimentação humana”, ocorreu entre 2018 e 2019, no Instituto Federal do Paraná, em Jacarezinho. Ganhadora da categoria ensino técnico, e classificada para a final nacional, a professora Fabíola Dorneles Inácio conta que Antropoentomofagia é o consumo de insetos ou de seus produtos e a ideia surgiu pela busca por uma alimentação saudável e alternativa. Durante sua realização, a iniciativa contou com 20 alunos que prepararam receitas como hambúrguer, brownies, barra de cereal, sorvete e cerveja artesanal. Todos os produtos passaram por uma análise microbiológica para verificar sua segurança.
“É maravilhoso ter esse reconhecimento, mostra a relevância do nosso trabalho e como reflete nos estudantes e na comunidade. O reconhecimento dá mais ânimo para continuar, apostar em novas ideias ousadas e divulgar para os estudantes a importância de sair da rotina, da zona de conforto e investir em diferentes atividades educacionais”, comenta.
No litoral do Paraná, em Paranaguá, o projeto “Feira do Empreendedor”, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foi o vencedor da categoria ensino superior e é o terceiro representante do Estado na final nacional. Realizado há dez anos, o projeto contou com cerca de 45 alunos da disciplina de empreendedorismo em sua última edição. Os estudantes são incentivados a montar um plano de negócio para apresentar durante a Feira do Empreendedor da universidade. Em 2021, a feira foi ampliada para outros cursos da instituição de ensino e outras regiões do Paraná.
“É uma sensação de gratidão e felicidade por ter o trabalho premiado. A gente acredita que esse reconhecimento, além de incentivar a cultura empreendedora nos alunos, também aproxima a universidade da comunidade. Acredito que ele irá agregar muito na sua visibilidade, no próprio trabalho dos alunos e, quem sabe, divulgar ainda mais as próximas edições e trazer mais instituições, alunos e a própria comunidade para valorizar, contribuir e seguir desenvolvendo nosso projeto”, celebra o professor Marcos Correa.
Confira os vencedores da etapa Paraná:
Ensino Fundamental – Anos iniciais
1º lugar: “Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda”. Professora Regiane Freitas Pereira de Meira, da Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro – Campo Largo.
2º lugar: “JEPP DEI BAMBINI – um novo jeito de empreender”. Professora Vivian Soares Novais, da Escola Dei Bambini – Cascavel.
3º lugar: “Cápsula do tempo: minha quarentena”. Professora Melania Germano, da Escola Municipal Santa Regina – Pitanga.
-
Ensino Fundamental – Anos finais
1º lugar: “Uma vida de voluntariado: Dona Lurdinha e os remédios naturais”. Professor Dimas Correia, do Colégio Estadual Adélia Bianco Seguro – Mato Rico.
2º lugar: “Papel semente”. Professora Carlise Debastiani, do Colégio Terra do Saber – Palotina.
3º lugar: “Produção hidropônica de olerícolas – o Empreendedorismo e a Iniciação Científica”. Professora Claudia Tatiane Araujo Cruz-Silva, da Escola Dei Bambini – Cascavel.
-
Ensino Médio
1º lugar: “Sustentabilidade de impacto”. Professora Heide Umlauf, do Colégio Sesc – Curitiba.
2º lugar: “Hackathon SEB”. Professor Raphael Fernandes Correa, da Escola SEB Dom Bosco – Curitiba.
3º lugar: “Nosso CMC”. Professor Guilherme Josetti, do Colégio Militar de Curitiba – Curitiba.
-
Ensino Técnico
1º lugar: “Kucaracha – Antropoentomofagia como alternativa proteica na alimentação humana”. Professora Fabíola Dorneles Inácio, do Instituto Federal do Paraná – Jacarezinho.
2º lugar: “Expotec 4.0”. Professora Rafaela Sanches, do Centro Estadual de Educação Profissional Maria Lydia Cescatto Bomtempo – Assaí.
3º lugar: “Feira do Empreendedorismo”. Professora Maria Aldinete Reinaldi, do Colégio Estadual Castro Alves – Cornélio Procópio.
-
Ensino Superior
1º lugar: “Feira do Empreendedor”. Professor Marcos Vinícius Pereira Correa, da Universidade Estadual do Paraná – Curitiba.
2º lugar: “Laboratório de Empreendedorismo”. Professor Cleonir Tumelero, da Universidade Positivo – Curitiba.
3º lugar: “Aliança Universitária”. Professor Sérgio Itamar Alves Junior, da UniCuritiba – Curitiba.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Paraná
Telefones: (41) 9 9860-0023 | (41) 3330-5895