A artesã Dirce Gerson Oliveira Vieira encontrou nas bolachas de nata artesanal mais do que uma fonte de renda: elas se tornaram uma motivação de vida. Natural de Nova Esperança, a 45 km de Maringá, ela veio para a Feira do Empreendedor Sebrae com o objetivo de adquirir conhecimento e transformar a receita ensinada pela mãe em um negócio sólido.
“Participando de eventos e cursos como este, eu busco me aprimorar e alavancar o sonho de transformar o meu pequeno negócio em fonte de sustento. Já tenho uma logomarca criada – Empório Doce e Sabor – e planejo, no futuro, viver exclusivamente da venda dos meus produtos. É uma herança eterna”, afirma emocionada, ao lembrar da mãe e da “força que encontrou para se reinventar”, explica a artesã.
A Feira do Empreendedor Sebrae, em Maringá, começou nesta quinta-feira (24) e segue até sábado (26), no Paraná Expo (Rodovia PR-317, Km 5, 5428, Jardim Industrial), oferecendo quase 60 palestras gratuitas, consultorias individuais, rodadas de negócios, acesso a crédito, apresentação de tendências de mercado, entre outros conteúdos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo.

Com duas lojas de varejo e uma equipe de quatro colaboradoras, Cleiton de Oliveira da Silva, empresário do setor de confecção e presidente do Conselho Jovem da Associação Comercial e Empresarial de Cambé (Acic), também veio ao evento com grandes expectativas. Ele afirma que experiências como essa têm impacto direto em sua trajetória profissional. Prova disso é sua participação anterior em duas edições da Feira, realizadas em Curitiba.
“É um desenvolvimento tanto pessoal quanto para a minha empresa e para a Associação Comercial também. A gente aprende e leva esse conhecimento de volta, para compartilhar e aplicar nos nossos negócios”, afirma Silva.
Ao todo, 61 caravanas de 58 municípios confirmaram presença na Feira do Empreendedor. Antecipadamente, cerca de 12 mil pessoas se inscreveram para os três dias de evento. No primeiro dia, foram 441 participantes de 28 caravanas da região.
De São Carlos do Ivaí, município localizado a quase 70 quilômetros de Maringá, 15 mulheres empreendedoras marcam presença em busca de capacitação na área do empreendedorismo. A iniciativa da prefeitura de organizar a caravana teve como objetivo provocar uma mudança de perspectiva entre as participantes, ampliando seus horizontes e oferecendo ferramentas para que elas possam desenvolver e fortalecer seus negócios.
“Essas mulheres ainda não sabem o potencial que têm”, afirmou a Procuradora Especial da Mulher, Regiane Amália Primão. “Aqui no evento, está se abrindo um leque de oportunidades para que elas aprendam a precificar seus produtos, inovar no ambiente de negócios e, principalmente, enxergar um novo futuro para si mesmas,” diz Regiane.

Além da inspiração familiar, Jeisson Modesto de Pinho, coordenador de projetos de sistemas fotovoltaicos destaca que empreender é também uma forma de construir um legado.
“Quero que meus filhos vejam que é possível sonhar e realizar. A marca não é só sobre vender roupas, mas sobre identidade, propósito e autonomia”, afirmou Jeisson, após participar de uma consultoria individual do Sebrae/PR.
“Não quero depender de um mercado que já está saturado. Quero oferecer algo novo, com minha cara, com minha história.” Segundo ele, o próximo passo agora é transformar todo o conhecimento adquirido na Feira em um plano de ação.
Jeisson acredita que eventos como a Feira do Empreendedor são fundamentais para quem está começando.
“Saio com mais clareza, mais confiança e, principalmente, com vontade de colocar tudo em prática. Agora, mais do que nunca, acredito que posso fazer meu negócio acontecer”, diz Jeisson.

Também animada com a programação do evento, a psicóloga, escritora e empreendedora Luzinete Maria De Peder Souza contou que assistiu a diversas palestras e estava inscrita para uma consultoria.
“Desde que cheguei aqui, o que mais me impactou foi a energia e o entusiasmo das pessoas. Todo mundo em busca de algo novo. Isso, para mim, é o mais inspirador. E as palestras são incríveis, tem várias salas com conteúdo excelente. À noite vou acompanhar a palestra magna, que promete muito também”, comentou.
O palestrante Thiago Concer, considerado o maior especialista em vendas do Brasil, subiu ao palco na noite desta quinta-feira (24), encerrando a programação do primeiro dia na Feira do Empreendedor Sebrae.
Nesta sexta-feira (25), o evento segue das 14h às 21h, com encerramento da programação a cargo de Carla Sarni, CEO da maior holding de saúde, beleza e bem-estar do País. Já no sábado (26), a feira acontece das 10h às 18h, e será encerrada com a palestra magna de João Branco, ex-vice-presidente de Marketing do McDonald’s, que compartilha sua experiência de mais de 20 anos no setor, às 19h.
Para o gerente da regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, o nível de conhecimento ofertado nas palestras é reflexo do compromisso do Sebrae/PR com a qualificação e o fortalecimento das pequenas empresas.
“Estamos trazendo especialistas renomados, com conteúdos práticos, atuais e que realmente fazem a diferença na trajetória dos empreendedores. É uma oportunidade única de aprendizado e conexão com as principais tendências do mercado”, finaliza Gussoni.

A Feira do Empreendedor Sebrae está sendo realizada no Paraná Expo (Rodovia PR-317, Km 5, nº 5428, Jardim Industrial).