Seja para quem está começando a empreender, busca dicas práticas ou deseja aprimorar sua liderança, a Feira do Empreendedor do Sebrae, realizada em Maringá, conta com 56 palestras dedicadas a diferentes momentos da jornada empreendedora, distribuídos em quatro salas: Comece, Faça, Alcance e Seja.

A Sala Comece é um espaço dedicado a quem quer criar uma empresa do zero, além de esclarecer dúvidas iniciais sobre caminhos, dificuldades e desafios do empreendedorismo.
De Marialva, a empreendedora Kelly Eliane Siveiro, que tem uma empresa de instalação de gesso há seis meses, participou da palestra “Comece a planejar seu negócio”, pensando nos próximos passos do empreendimento.
“Ainda tenho muitas dúvidas, e vir até aqui está agregando. Além dos conteúdos, encontrei expositores com serviços que conheci aqui e que devem ajudar no nosso futuro. São muitos conteúdos diferentes, e pretendo voltar amanhã para aproveitar ainda mais”, aponta.

A Sala Faça é voltada para quem já tem empresa. Com ferramentas práticas para o dia a dia, ela oferece conteúdos que apoiam a solução de problemas reais.
Um dos participantes que visitou o espaço foi o empreendedor Gabriel Pereira dos Santos, que, em janeiro de 2025, criou uma empresa que oferta soluções de Inteligência Artificial para empresas que buscam melhorar seus serviços.
“Esse é o primeiro evento do Sebrae que participo e, com certeza, pretendo continuar vindo. Está sendo um ‘tapa na cara’: estou identificando vários pontos que podem melhorar a rotina e o acesso aos nossos clientes, que hoje ocorre principalmente por meio de canais digitais. O ambiente aqui também nos permite fazer conexões e conhecer outros participantes”, afirma.
Já a Sala Alcance é voltada para empreendedores que pensam em expandir seus negócios e buscam novas oportunidades de mercado. Os conteúdos são direcionados a perfis mais ousados, conectados a tendências, inovação e novos mercados.

Esse é o caso da empreendedora Juliana Bruna Veiga, que presta serviços na área de marketing e está em busca de ideias e do uso de novas tecnologias para aplicar em suas atividades.
“É a primeira vez que participo das ações do Sebrae, e vejo que a Feira é um espaço propício para conexões e oportunidades, como cursos, mentorias e consultorias. Vim em busca de ações ligadas à minha área e de como aplicar isso no ramo imobiliário. Estou ansiosa pela palestra do João Branco, amanhã, uma referência em gestão e construção de marca”, comenta.
Além disso, a Sala Seja reúne conteúdos voltados ao desenvolvimento pessoal do empreendedor, abordando liderança, comportamento e evolução profissional, como aponta o consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann.
“As Salas do Conhecimento replicam as famílias de produtos do Sebrae. Recomendamos que os clientes, além de acessarem os conteúdos, aproveitem o espaço completo da Feira e mantenham o Sebrae como parceiro em sua jornada”, diz.
Realizada no Paraná Expo, a Feira começou na quinta-feira (24) e segue até este sábado. Até às 16h, 3.306 participantes já haviam passado pelo evento. Mais informações estão disponíveis no site: https://sebraepr.com.br/lp/feiramaringa/.