ASN PR Atualização
Compartilhe

Com foco no pequeno produtor rural, Cornélio Procópio realizará a 4ª edição do Agrohub

Evento terá palestras técnicas, seminário regional e hackathon, entre os dias 6 e 9 de novembro, no Parque de Exposições Arthur Höfig Ramos
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

A 4ª edição do Agrohub de Cornélio Procópio foi anunciada oficialmente em 1º de agosto, no Parque de Exposições Arthur Höfig Ramos, no Norte Pioneiro. Focado em inovação e sustentabilidade para o agronegócio, o evento será realizado entre os dias 6 e 9 de novembro no mesmo local. O Agrohub é uma realização do Sebrae/PR, do Sistema Regional de Inovação Conecta Valley e parceiros locais.

Lançamento do Agrohub em Cornélio contou com a presença de lideranças regionais. Fotos: Thomé Lopes

Durante o evento serão realizadas palestras com conteúdos técnicos, o Congresso Regional do Produtores de Avocado e também um hackathon focado em soluções para o pequeno produtor rural.

“Convidamos todas as instituições de ensino superior da região para que os alunos apresentem soluções inovadoras para as pequenas propriedades do agro, que é a grande vocação da região”, afirma Talita Dalcortivo, consultora do Sebrae/PR.

Além dos realizadores e representantes das instituições de ensino superior, o lançamento do Agrohub contou com a participação de membros de instituições financeiras, da Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Sociedade Rural de Cornélio Procópio e Sindicato Rural de Cornélio Procópio.

Assim como em anos anteriores, Agrohub 2025 terá foco no pequeno produtor rural do Norte Pioneiro.

Seminário Regional de Abacate

O seminário é idealizado pelo IDR e já foi realizado em anos anteriores. A expectativa é que cerca de 400 pequenos produtores da fruta se reúnam na edição 2025 do Seminário Regional de Abacate, que integra a programação do Agrohub deste ano. A consultora do Sebrae/PR conta que, além de fortalecer as trocas entre os produtores, o encontro também deve ser uma importante etapa visando a organização para o registro da Marca Coletiva do Avocado, denominada “Pomares do Norte do Paraná”.

“Somos uma das regiões com maior volume de produção da fruta no Estado, temos a Nova Citrus [Cooperativa dos Fruticultores de Nova América da Colina e Região], e isso nos motiva a buscar o registro de Marca Coletiva para conquistar o reconhecimento do avocado produzido em Nova América da Colina, Assaí e São Sebastião da Amoreira”, explica Talita.

De acordo com a Seab, a produção de avocado no Norte Pioneiro do Paraná está em crescimento. Na última safra, foram produzidas 80 toneladas na região da Nova Citrus. A região é um polo tradicional de abacate e tem potencial para aumentar sua produção para 150 toneladas até 2027, com estimativas de produtividade de 15 toneladas por hectare. O estado do Paraná já é o terceiro maior produtor de abacate do Brasil, atrás de São Paulo e Minas Gerais.

-

  • Agrohub
  • Café do Norte Pioneiro
  • Cornélio Procópio
  • Seminnário Regional de Abacate