Autenticidade cultural, cervejas artesanais e vivências comunitárias foram os diferenciais apresentados por Guarapuava e Turvo no Salão Nacional de Turismo 2025, realizado em São Paulo. Os dois municípios da região Centro do Paraná participaram do evento em um estande coletivo, fruto da parceria entre o Sebrae/PR, Secretaria de Turismo do Estado (Setu), e as prefeituras locais.
Guarapuava apresentou a Rota da Cerveja e divulgou a Festa Nacional da Cevada e Malte, incluindo degustações das cervejas produzidas pelas marcas associadas à Associação dos Cervejeiros de Guarapuava (Guaracerva). A proposta evidenciou a força da cultura cervejeira local e o potencial de atrair turistas interessados em experiências gastronômicas.

“O Salão Nacional do Turismo foi fundamental para destacar Guarapuava como a Capital Nacional da Cevada e do Malte. Foi uma oportunidade incrível para promover nossa região e mostrar ao país a qualidade e a importância da nossa produção”, diz a diretora de Turismo e Eventos de Guarapuava, Leila Pires.
O município vizinho, Turvo, levou o Turismo de Base Comunitária, promovido pela empresa Gralha Azul, que conecta visitantes a comunidades indígenas e quilombolas, proporcionando vivências autênticas e valorizando a diversidade cultural do território.

“Participar de um evento de abrangência nacional e ter sido selecionado pelo Sebrae/PR e pela Setu foi muito gratificante. Isso reforça que um trabalho feito no interior do Paraná, que valoriza a cultura local e com potencial de ser um produto e serviço turístico pode ser oferecido para todo o país”, diz o idealizador da Gralha Azul Turismo e Aventura, Maurício Grando Pilati.
A diretora de Cultura e Turismo de Turvo, Simone de Oliveira, diz que a cidade participou do evento com o diferencial de ter uma rede colaborativa de turismo consolidada, com um modelo que une poder público, empreendedores locais, agricultores familiares, artesãos e a comunidade em geral.
“Esse reconhecimento é fruto do esforço coletivo e da visão de que o turismo pode ser uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, geração de renda e valorização das nossas raízes. Participar de um evento dessa magnitude permite divulgar as riquezas naturais do município, como paisagens exuberantes, cachoeiras, áreas de preservação e atrativos rurais, além de destacar a diversidade cultural, o artesanato, a gastronomia típica e os produtos locais”, pontua.

O consultor do Sebrae/PR, Cecílio Max Lira Batista, afirma que mais do que mostrar atrativos, a participação dos dois destinos teve como propósito abrir portas para novos mercados e gerar conexões com empresas do trade turístico nacional.
“Foi uma oportunidade para dar visibilidade aos roteiros turísticos de Guarapuava e Turvo em um cenário estratégico, conectando os municípios com o mercado nacional. Essas ativações são fundamentais para mostrar a diversidade e a qualidade do turismo paranaense, gerando negócios e fortalecendo nossa presença no setor”, destaca.
O 9º Salão do Turismo foi promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento contou com o apoio do Sesc, Senac e Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. De 21 a 23 de agosto reuniu mais de 35 mil pessoas, e se posicionou como hub de negócios, cultura e experiências, reunindo destinos de várias regiões do Brasil, os 27 estados, expositores, 652 empresas como operadores de viagem, companhias aéreas, redes hoteleiras e empreendedores.