ASN PR
Compartilhe

Missão do Noroeste do Paraná busca abrir mercados na Expo Paraguay Brasil

Evento promove oportunidades de negócios e exportações entre os dois países
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Uma missão com 35 empresários das cidades de Maringá, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí e Cianorte participará da 16ª Expo Paraguay Brasil, que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de setembro, em Ciudad del Leste, no Paraguai. O evento é organizado pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil (CCPB), e considerado o mais importante do setor para a promoção de negócios entre os dois países. O Sebrae/PR é apoiador da iniciativa, que tem como parceiros a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e o Instituto Mercosul.

Lançamento oficial da Paraguai Expo em Maringá, realizado em agosto. Foto: Divulgação.

Uma das empresárias participantes é Camila Gonçalves, de Maringá, que atua no monitoramento remoto de dados vitais, com foco no público idoso. A empresa já atendes clientes dentro e fora do Brasil e, segundo Camila, será a primeira participação em uma feira internacional.

“Nós já temos um propósito de internacionalizar a nossa marca, nossa solução, e participando do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), nós vimos que a América Latina seria uma grande oportunidade para nós”, destaca Camila.

Camila Gonçalves, de Maringá. Foto: Divulgação.

Ela acrescenta que o objetivo é testar conhecimentos e o mercado.

“A experiência sempre é muito diferente, pois temos culturas e burocracias diferentes, então a gente está indo com uma expectativa alta de entender um pouco mais do mercado, de testar a aceitação do nosso produto lá, para a gente começar pelo Paraguai, mas muito em breve partir para outros países e alçar voos mais altos”, pontua Camila.

Sócio-diretor de empresa especialista em marketing olfativo, o empresário Victor Petrobom também irá participar da feira pela primeira vez.

“A expectativa é fazer networking e criar um relacionamento com as pessoas dos outros países. Não tem só gente do Paraguai, mas da Bolívia, Colômbia e Peru, então nós estamos com uma expectativa bastante alta de fazer relacionamento com esses países através dos seus órgãos e promover negócios para todo mundo”, diz Victor, que é de Maringá.

O empresário maringaense Victor Petrobom. Foto: Divulgação.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Marcos Gonçalves, o evento é importante pois permite um primeiro contato para quem deseja exportar serviços e produtos para a América Latina.

“O Paraguai é base de apoio para que empresas brasileiras atinjam toda a América Latina, desde o México. É uma estrutura importante para se estabelecer negócios”, destaca Marcos.

O consultor acrescenta que boa parte dos empresários da região vai para a rodada de negócios, vender produtos e em busca de representantes e fornecedores. Ele explica que a atividade é integrante da cooperação entre o Sebrae/PR e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), responsável pelo Programa de Qualificação para Exportação (Peiex).

“Na nossa região temos os agentes Peiex, que trabalharam na divulgação, organização, preparação e seleção dessas empresas para a exportação de seus produtos e serviços. Inclusive as inscrições estão abertas para os empresários interessados nessa assessoria”, diz Marcos.

Expo Paraguay Brasil

A Expo Paraguay Brasil é o espaço estratégico para a realização de novos negócios conforme os números da última edição, em 2024, quando movimentou mais de 203 milhões de dólares e se firmou como uma plataforma de prospecção e networking.

Há 14 anos, o Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio/PR, Sistema Fiep e a Ocepar, atua como agente de facilitação e integração entre micro e pequenos empreendedores paranaenses no processo de internacionalização empresarial. Neste ano, uma novidade será uma missão de 10 startups paranaenses para o evento.

  • 16ª Expo Paraguay Brasil
  • empresários
  • maringá
  • Negócios internacionais
  • Noroeste
  • paraguai