ASN PR Atualização
Compartilhe

Piscicultores de Castro buscam boas práticas em visita técnica na Região Metropolitana de Curitiba

Produtores de peixe conhecem referências em manejo, gestão e comercialização para fortalecer a piscicultura em Castro
Por ASN PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

Produtores de peixe de Castro, na região dos Campos Gerais, participaram nesta segunda-feira (8), de uma visita técnica a empreendimentos de referência na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A ação, realizada em parceria entre Sebrae/PR, Associação de Piscicultores de Castro e Prefeitura Municipal, teve como objetivo conhecer boas práticas de manejo, gestão e comercialização que possam fortalecer a piscicultura no município.

O grupo acompanhou diferentes modelos de produção, observou tecnologias aplicadas em etapas como criação, alimentação e processamento, além de trocar experiências com especialistas e outros produtores.

Produtores de peixe visitaram três propriedades na Região Metropolitana de Curitiba. Foto: Divulgação

“Esse projeto é muito importante, porque ajuda os produtores a superarem gargalos e a ampliarem seus conhecimentos. Ao unir teoria e prática em um ambiente real de produção, ele facilita o entendimento das técnicas, estimula a produtividade e promove a troca de experiências. É uma ferramenta prática de capacitação que fortalece a piscicultura no nosso município”, diz o secretário Municipal de Agricultura de Castro, Reinaldo Cardoso Filho.

A atividade integra os Diálogos para o Desenvolvimento do Agronegócio e Cadeias Produtivas, metodologia que oferece acesso a informações e referências nacionais e internacionais e incentiva a adoção de soluções práticas para aumentar a competitividade dos produtores.

A produtora de peixes e tesoureira da Associação de Piscicultores de Castro, Gleice Sugahara, participa da atividade há três anos. Ela conta que viu na piscicultura uma oportunidade apresentada pela Secretaria Municipal de Agricultura, por meio de um programa de incentivo que possibilitou a implantação dos tanques e o fornecimento para a merenda escolar. Hoje, a produção de tilápia alcança cerca de mil quilos por mês, com destino garantido.

Visita técnica permitiu aos participantes conhecerem técnicas e a troca de experiências. Foto: Divulgação

Sobre a visita técnica na RMC, ela destaca que conhecer três diferentes propriedades trouxe uma visão ampla sobre o potencial de crescimento da atividade.

“A expectativa agora é ampliar os canais de comercialização. Temos um mercado promissor, a tilápia é muito bem aceita e o consumo é alto. Queremos expandir para além da merenda, alcançando restaurantes, hotéis e escolas estaduais. Foi uma oportunidade de ver exemplos de piscicultores com mais de 18 anos de experiência, o que fortalece e inspira o nosso trabalho no município”, afirma.

A Associação de Piscicultores de Castro foi fundada em 2021 e, atualmente, reúne 18 associados.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Mariana Santana, o contato direto com realidades já consolidadas no setor permitiu ampliar a visão sobre oportunidades de inovação e tendências de mercado.

“A piscicultura está em expansão em Castro e os produtores têm buscado se organizar para enfrentar os desafios dessa atividade. Ao conhecer boas práticas em funcionamento, eles voltam para o município com ideias aplicáveis, que podem qualificar a produção, gerar mais eficiência e fortalecer a economia local”, avalia.

  • capacitação
  • Castro
  • paraná
  • peixe
  • Piscicultura
  • visita técnica