Foi com o objetivo de ter mais noção das principais estruturas e organização da empresa que o microempreendedor Jhonatan da Silva Francisquetti, de Sarandi, participou do programa ‘Como Vai Meu Negócio’. Ele é responsável pela GS, que está presente no mercado há quatro meses e tem foco em marketing digital e tráfego pago.
A terceira edição do programa foi iniciada em maio e encerrada nesta quarta-feira (10), com uma palestra de Mariana Carvalho, especialista em Vendas, Estratégia e Comportamento, com 600 empresas atendidas, totalizando 1.200 atendimentos.

O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR, Associação da Micro e Pequena Empresa de Sarandi (Ampec Sarandi) e Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar), com apoio da Prefeitura de Sarandi e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
“Como a empresa está no começo ainda não tínhamos noções básicas da estrutura da empresa, e o programa pôde nos orientar com soluções financeiras, marketing, tratamento ao cliente e outras formas de fazer com que nossa empresa se estruture de forma sólida”, diz Jhonatan.

Segundo ele, por meio das consultorias financeiras oferecidas pelo programa foi possível identificar erros de precificação e organização de ativos e dividendos.
“Pudemos nos atualizar sobre as tendências de mercado, e com as palestras pudemos entender um pouco mais sobre balanços e o tratamento do nosso principal ativo, que é o cliente. Seguimos aplicando esses conhecimentos a fim de crescer e fazer com que os empresários entendam a necessidade de se posicionar no digital. Pretendemos crescer e aplicar todo conhecimento como um pilar da nossa empresa”, destaca Jhonatan.
A microempreendedora Rozineide Terezinha da Silva Ireneu abriu a empresa online Rosarosé folheados e acessórios há dois meses, e já tem tido resultados positivos por conta da participação no programa. “Minhas vendas melhoraram muito. Fiquei impactada com o ensinamento. Sobre marketing tive muitas ideias inspiradoras. No aspecto financeiro tirei dúvidas e o programa me ensinou sobre meu salário, pois só investia em estoque. Me ajudou muito”, relata Rozineide.

Resultados
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Rosineide Pereira, neste ano, 600 empresas foram atendidas, totalizando 1.200 atendimentos, com diagnostico e devolutiva. A iniciativa incluiu capacitações, palestras, consultorias especializadas e rodadas de negócios, com foco no fortalecimento dos empreendimentos locais e no estímulo ao desenvolvimento econômico da cidade. Foram 300 horas de consultoria e oito oficinas.
“O diferencial esse ano foi trabalhar com o setor da beleza, que está em constante crescimento em Sarandi”, destaca Rosineide.
O presidente da Ampec Sarandi, Aristides Mossambani, ressalta o impacto do programa na melhoria da gestão das empresas. “Foi mais um programa de grande relevância em capacitação aos nossos empreendedores. Foi um momento de transformação, conhecimento e capacitação aos nossos pequenos empreendedores”, diz Aristides.
De acordo com a diretora do Departamento do Trabalho e Geração de Renda e responsável pela Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sarandi, Roberta Ramires, o programa une forças para oferecer aos empreendedores consultorias especializadas, oficinas práticas e atendimentos individualizados, sempre com o objetivo de gerar bons resultados, crescimento sólido e segurança no caminho do desenvolvimento empresarial.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados nesta edição e já seguimos com grandes expectativas para a próxima edição do programa, em 2026, certos de que continuaremos fortalecendo o empreendedorismo em Sarandi”, destaca Roberta.