O primeiro dia da Feira do Empreendedor, em Curitiba, marcou o lançamento de um mapa que aponta oportunidades reais de negócios em oito cidades: Curitiba, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e Paranaguá.
O levantamento destaca segmentos promissores, com ideias de negócios por município, definidos a partir de mais de 90 indicadores, como dados da Receita Federal, IBGE, PIB, IDH e número de empresas locais. As tendências possibilitam até 100 oportunidades de negócios a serem abertas nessas cidades.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Walter Garcia Xavier, o estudo funciona como um “pontapé inicial” para quem deseja empreender ou expandir e busca direcionamento.
“Esse guia foi idealizado para auxiliar diferentes perfis de empreendedores: desde o MEI que quer crescer e pode utilizá-lo como base para elaborar um plano de negócios, até quem pretende iniciar uma empresa e encontra no material um passo a passo para atuar no segmento escolhido. Nosso objetivo é apoiar essas pessoas na abertura de negócios estratégicos”, explica.

A empreendedora Elisângela Aparecida Dias, de Araucária, visitou a Feira em busca de novas ideias.
“Vim procurar uma oportunidade de empreender em Araucária, Campo Largo ou Fazenda Rio Grande. Meu objetivo era entender o que o mercado está precisando. Esse levantamento ajuda muito, porque muitas vezes não temos ideia das demandas, e com esse direcionamento fica claro se o que pensamos realmente faz sentido”, afirma.

Em Araucária, cidade da Elisângela, um dos destaques é o segmento de materiais de construção com ideias de negócios, por exemplo, de abertura de lojas de materiais sustentáveis e ecológicos, modelos “express” para reparos rápidos e emergenciais e plataformas online para a venda e entrega de insumos.
Já o empreendedor curitibano Sonni Resino destacou a relevância de tornar acessíveis informações que, em geral, ficam restritas a grandes empresas.
“É um trabalho de levantamento que normalmente só as grandes companhias conseguem fazer por conta própria. Os pequenos empresários têm dificuldade. Ter acesso a esse estudo é muito bom; eu mesmo estou anotando todas as oportunidades”, relatou.

Até domingo (14), os visitantes poderão acessar o estudo no espaço Oportunidades e Tendências. No local, uma equipe técnica estará disponível para orientar e esclarecer dúvidas. A programação inclui palestras sobre a metodologia de cada negócio e consultorias presenciais por segmento.
Para a empreendedora Mara Xavier Melink, a praticidade é um dos diferenciais do evento.
“É um caminho muito acessível para quem empreende. Quem vem à Feira e é MEI, como eu, consegue, por exemplo, acessar o QR Code com dicas para abrir um negócio ou consultar planos de negócios prontos”, contou.

Feira do Empreendedor
Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um dos maiores eventos de incentivo aos pequenos negócios no Estado e segue até domingo (14), em Curitiba, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300). Gratuita, oferece palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, inovação e networking. Mais informações e inscrições estão disponíveis em: sebraepr.com.br/lp/feiracuritiba.