ASN PR Atualização
Compartilhe

Caravanas conectam municípios paranaenses de diferentes regiões à Feira do Empreendedor

Iniciativa possibilita que moradores de cidades de todo o estado participem da Feira do Empreendedor, em Curitiba
Por ASN/PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

Caravanas organizadas em 25 municípios do Paraná garantem que estudantes, quem empreende ou deseja empreender tenham acesso ao maior evento de empreendedorismo do sul do país: a edição 2025 da Feira do Empreendedor Sebrae, em Curitiba. Neste ano, mais de 600 pessoas já chegaram ao evento em grupos organizados por prefeituras municipais, associações comerciais e instituições de ensino. A expectativa é que outras dez cheguem no domingo, totalizando 35 caravanas.

Nos três primeiros dias, foram 25 caravanas com destino à Feira do Empreendedor, de Curitiba. Foto: Divulgação

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Marcelo Cantero de Castro, a iniciativa amplia o alcance da Feira, especialmente para moradores de cidades pequenas distantes da capital.

“Quando possibilitamos a organização de uma caravana, oportunizamos que empresários e futuros empreendedores possam entrar de verdade nesse ecossistema. Além de trazer um número expressivo de pessoas, elas exercem um papel fundamental para conectar cidades a este grande evento”, destacou o consultor.

A recepção dos grupos na Feira do Empreendedor, local em que o evento está sendo realizado até este domingo (14), também faz parte da experiência. A equipe responsável passou por treinamento prático para atender os visitantes com hospitalidade e informações úteis já na chegada.

Visitantes são recebidos e direcionados para a Feira. Foto: Inove

Guarapuava

Entre as caravanas presentes, um grupo de 22 estudantes do curso de Administração do Centro Universitário Campo Real, de Guarapuava, percorreu quase 300 quilômetros até Curitiba. A professora Adriane Luci Ferreira Rovea, responsável pela turma, ressaltou que a participação contribui diretamente para a formação acadêmica.

“O intuito é que os alunos possam colocar em prática o que estão aprendendo em sala de aula por meio do contato com os consultores do Sebrae. A Feira tem uma relevância em todo o estado, trouxe estudantes em outras edições e muitos relatam que conseguem colocar em prática no dia a dia deles, em seus trabalhos, o que aprendem aqui no evento. A Feira é importantíssima para o crescimento dos nossos acadêmicos”, afirma Adriane.

Willian dos Anjos é estudante em Guarapuava. Foto: Inove

Um dos estudantes é Willian dos Anjos, de 21 anos, que está no 4º período do curso. Ele participa do evento pela primeira vez e conta que veio à Feira em busca de conhecimentos que possam auxiliá-lo em sua carreira profissional.

“Trabalho no departamento de compras de um supermercado em Guarapuava, minha intenção em participar da Feira é aprender mais sobre a área comercial. Quer seguir carreira nessa área, seja empreendendo ou trabalhando em outras empresas, e quero aproveitar ao máximo tudo que o evento tem para proporcionar, pois vai contribuir muito para o meu desenvolvimento”, acredita Willian.

Chegada de uma das caravanas à Feira do Empreendedor. Foto: Inove

Litoral

A caravana da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, organizada pelo curso de Gestão de Empreendedorismo, trouxe estudantes de diferentes áreas, além de representantes da Ampec — Associação das Micro e Pequenas Empresas de Pontal do Paraná. O professor responsável pelo grupo, Rafael Ferreira, explicou que a visita técnica tem como objetivo aproximar os alunos do ecossistema de negócios e ampliar suas oportunidades de networking.

“Viemos participar da Feira para que os alunos consigam entender como fazer networking e ver como funciona o trabalho realizado pelo Sebrae, um grande parceiro nosso de muitos anos. Tenho certeza de que contribuirá muito para a formação deles”, afirma o professor.

Rafael Ferreira e Maria Eduarda são do litoral paranaense. Foto: Inove

Maria Eduarda Martins Lara da Rosa, integrante do grupo do litoral, cursa Gestão de Empreendedorismo no campus Matinhos da UFPR. Ela participa pela primeira vez do evento e ressalta que a expectativa é levar os conhecimentos adquiridos para além do evento.

“Quero sugar o máximo de conhecimento e, de alguma forma, replicar para os meus colegas que não puderam estar presentes, além de compartilhar minha experiência nas redes sociais, para engajar mais pessoas a empreenderem. Sem dúvidas que vim buscar no evento vai contribuir tanto na minha profissão e também para a minha comunidade, pois quero repassar o aprendizado para amigos, colegas e despertar neles também o interesse pelo empreendedorismo”, afirma a estudante.

Campos Gerais

De Teixeira Soares, nos Campos Gerais, veio um grupo organizado pela Prefeitura da Cidade, por meio da Secretarias de Indústria e Comércio em parceria com a Agência do Trabalhador. Os participantes são jovens do Projeto Horizonte, que busca inserir adolescentes de 14 a 20 anos no mercado de trabalho.

A gerente da Agência do Trabalhador e responsável pela Sala do Empreendedor da cidade, Fabielly Costa, afirma que a Feira tem um papel importante para o desenvolvimento econômico em todo o estado e desperta nas pessoas a vontade e a coragem de empreender.

“Na edição anterior do evento trouxemos alguns participantes do projeto e eles ficaram bem animados. Gostaram bastante da experiência. Neste ano, nossa ideia foi trazê-los para que tivessem inspiração, olhassem a feira e desenvolvessem uma visão para o futuro. O objetivo é fazer com que eles aproveitem, adquiram conhecimento, consigam guardar memórias e a expectativa é que o evento traga uma experiência positiva a eles”, afirma Fabielly.

Fabielly Costa e Angela são de Teixeira Soares. Foto: Inove

Entre os participantes do Projeto Horizonte está Angela Maria Piontek, de 16 anos, que participa pela segunda vez da Feira do Empreendedor Sebrae. Ela relatou que a experiência foi positiva e que todo conhecimento adquirido no evento anterior foi de grande valia para levar para vida.

A expectativa de Angela é visitar mais estandes e adquirir ainda mais conhecimento. Segundo ela, a Feira é um caminho para transformar sonhos em projetos concretos.

“Ainda não tenho uma profissão definida, mas já pensei em empreender, em abrir uma confeitaria. Acredito que é algo que ajuda o próximo, porque pessoas bem alimentadas ficam mais felizes. E o Sebrae, com essa Feira do Empreendedor, é um caminho para organizar e tirar esse projeto do papel”, finaliza.

Feira do Empreendedor acontece até domingo (14). Foto: Inove

Feira do Empreendedor Sebrae 2025

Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um dos maiores eventos de incentivo aos pequenos negócios no Estado e segue até 14 de setembro, em Curitiba, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300). Gratuita, oferece palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, inovação e networking. Mais informações e inscrições estão disponíveis em: www.sebraepr.com.br/lp/feiracuritiba.

-

  • Feira do Empreendedor 2025
  • Feira do Empreendedor 2025 Curitiba