As rodadas de negócios da Feira do Empreendedor Sebrae abriram espaço neste sábado, 13, para conectar pessoas em busca de franquias e negócios multissetoriais. As rodadas aconteceram por meio de parceria entre o Sebrae/PR e Fecomércio PR. No terceiro dia, foram realizadas 3.256 interações no espaço.

Na quinta-feira (11), foram realizados 824 encontros de negócios nas rodadas que envolvem setores de turismo, artesanato, agronegócio e multissetorial. Na sexta-feira (12), os encontros envolveram representantes dos setores de alimentos, bebidas e vestuário, com 1.549 interações.
As ações ocorrem em três formatos. Há o modelo “B2B”, onde ocorre negociação direta entre empresas, o formato de Encontros Empresariais – Aproximação de Negócios, com o conceito de “speed networking”, no qual os participantes passam por no mínimo dez mesas, com tempo limitado para apresentar seus produtos e serviços, trocando informações e gerando oportunidades de negócios.
Segundo o coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR, Luiz Antônio Rolim de Moura, neste sábado as rodadas também foram realizadas no formato “B2C”. Além disso, as rodadas de Franquias foram uma novidade.
“Tivemos aqui as franquias e também o espaço aberto para as pessoas interessadas em empreender através desse modelo. A franqueadora oferece a venda do seu modelo de negócio para um consumidor que deseja abrir um negócio comprando este modelo. Por isso a gente chama de modelo de empresa para cliente, o B2C”, explica.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, destaca que a parceria entre as instituições é de longa data e o setor de franquias está se expandindo no Paraná.
“É um setor que está cada vez mais expressivo. É uma necessidade criarmos oportunidades para fomentar a expansão deste segmento. Além dessa Rodada de Negócios nós buscamos capacitar as franquias paranaenses porque realmente representam um setor bastante significativo dentro do nosso comércio do Paraná e brasileiro”, diz.
Busca pela expansão
A empresária Juliana Treis é uma das fundadoras da Chá & Arte, de Curitiba, empresa e em funcionamento desde 2001 e especializada em chás e infusões.
“É uma oportunidade de a gente estar em contato com o público, divulgar a marca, fazemos também degustações, então as pessoas têm oportunidade de experimentar o nosso produto. É muito legal porque isso conecta a gente com os nossos clientes e possíveis clientes”, destaca.

Juliana também já participou do espaço em outras edições da Feira e neste ano foi em busca de orientação pois deseja abrir mais franquias.
“Participar me trouxe clientes. Esse ano o objetivo é divulgar a marca e buscar novos parceiros para a nossa expansão em 2026. Hoje tenho três unidades, sendo uma própria e duas franqueadas, todas em Curitiba. Agora nós estamos focando na região Sul”.
Mário Pereira Rocha, de Pinhais, tem empresas no ramo de marmoraria e lanchonete, em Curitiba e Colombo, participou da Feira pela primeira vez e buscou a Rodada de Negócios porque tem a intenção de comprar uma franquia.
“Vim verificar como está o mercado, o que tem de novidade. Ainda não tenho um segmento definido para decidir a compra de uma franquia e busquei a Rodada de Negócios para saber o que posso comprar. É um momento importante porque atualiza nosso conhecimento e possibilita verificar todas as condições que o Sebrae oferece, além de sanar muitas dúvidas”, diz.

Inscrições
Neste domingo, 14, as rodadas de negócios seguem com foco em negócios multissetoriais. As inscrições e mais informações podem ser acessadas aqui.
Feira do Empreendedor
Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um dos maiores eventos de incentivo aos pequenos negócios no Estado e segue até 14 de setembro, em Curitiba, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300). Gratuita, oferece palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, inovação e networking. Mais informações e inscrições estão disponíveis em: sebraepr.com.br/lp/feiracuritiba.