
Ampliar os horizontes dos pequenos negócios no campo, contribuindo para a tomada de decisões e para fomentar o empreendedorismo no agronegócio brasileiro. É com essa perspectiva que o Sebrae/PR lançou o Guia de Tendências Especial Agronegócio, publicação que traz nove tendências com oportunidades práticas para quem deseja crescer e ser mais competitivo em um setor que está em grande expansão. Os empreendedores podem acessar a versão digital por meio de download no link aqui.
O Guia traz nove tendências com base em estudos e pesquisas, sendo elas: agricultura regenerativa; mercado de carbono; embalagens circulares; tecnologia no agronegócio; oportunidade na imperfeição; produzindo saúde; sabores complexos e imersões sensoriais; construindo comunidades; e transparência radical.
O consultor do Sebrae/PR, Maurício Reck, destaca que o Guia é construído a partir de diversas pesquisas e análises, contribuindo para que as informações ali dispostas possam ampliar os horizontes dos empreendedores no campo.
“Todo o material é construído a partir de relatórios, pesquisas de mercado e apontamentos de consumo. Assim, conseguimos desenhar as tendências que moldam o comportamento do consumidor, o que ele está buscando, qual caminho está seguindo e quais seus desejos. Isso ajuda o empreendedor a aprimorar a venda dos seus produtos ou serviços”, explica Maurício.

Ainda de acordo com Maurício, o Guia também é um material que pode ser observado como uma fonte de boas ideias.
“Um bom exemplo é a tendência da embalagem circular, que demonstra como é possível agregar valor ao produto e, ao mesmo tempo, reduzir impactos ambientais. Esse tipo de inovação ajuda o produtor a entender que suas escolhas no campo podem gerar benefícios competitivos ao mesmo tempo em que fortalece o cuidado com o meio ambiente”, pontua o consultor.
Outro ponto destacado no Guia é com relação à busca por uma alimentação mais saudável. Segundo a Sodexo (2024), os brasileiros, 89% deles, consideram importante adotar atitudes como essa, oportunidade que abre novos mercados para produtores de queijo colonial, mel ou demais alimentos que carregam valor nutricional diferenciado.
Sustentabilidade e comportamentos
Caren Santos, coordenadora de Agronegócios do Sebrae/PR, pontua que as tendências disponibilizadas no Guia estão diretamente relacionadas a aspectos de sustentabilidade, principalmente porque segundo a PwC (2024), 76% dos consumidores globais estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.
“Os consumidores estão cada vez mais atentos à origem e sustentabilidade dos produtos e serviços, ou seja, estão cada vez mais atentos a aspectos ligados ao cuidado com a procedência, com as pessoas envolvidas, com a forma de preparo e com o local onde é produzido”, acrescenta Caren.

O material traz ainda cases de outros empreendedores que já aplicam muitas dessas tendências e têm conquistado resultados. Para Caren, observar essas práticas é caminhar em direção ao que muitos consumidores estão buscando.
“Acreditamos que a apresentação de cases de empreendedores que demonstram como essas tendências estão sendo colocadas em prática é uma forma de inspirarmos os produtores e empresários rurais para que desenvolvam produtos e serviços diferenciados e possam melhorar ainda mais seu posicionamento de mercado, sendo mais competitivos e também se conectando melhor com seus consumidores”, acrescenta Caren.
Acesse o Guia de Tendências Agro: https://sebraepr.com.br/tendencias/tendencias-especial-agronegocio/