ASN PR Atualização
Compartilhe

Maior evento de inovação da região, InovaWeek 2025 encerra nesta sexta-feira (3)

Durante toda a semana, uma série de atividades foi realizada em diversos locais da cidade
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Maringá é palco nesta semana do InovaWeek 2025, maior evento de inovação da região, que chega neste ano à 5ª edição. Com o tema “Criação, conexão e transformação”, a programação conta com mais de 80 atividades gratuitas em diversos locais da cidade, incluindo palestras, workshops e apresentações de startups. No escritório do Sebrae/PR, em Maringá, foi realizada uma série de palestras relacionadas ao tema inovação.

O evento termina nesta sexta-feira (3), com palestra do professor, escritor, palestrante e especialista em inovação e inteligência artificial, Gil Giardelli, que abordará o tema “O futuro inteligente: muito além da inovação”. Para conferir a programação completa e fazer inscrição basta acessar o link https://inovaweek.org.br/.

O evento reúne empreendedores, estudantes, poder público, empreendedores, investidores, professores, startups e entidades de classe. Os temas abordados incluem tecnologia, inteligência artificial, empreendedorismo, educação e sustentabilidade. Na edição de 2024, o InovaWeek reuniu mais de dois mil participantes.

O gerente do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, durante abertura do InovaWeek 2025. Foto: Neri9.

A iniciativa faz parte da Semana Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Maringá, tendo à frente o Centro de Inovação de Maringá, Sebrae/PR, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), Agência Maringaense de Tecnologia e Inovação (Amtech), Prefeitura de Maringá e Bioma de Inovação de Maringá. O evento conta ainda com o apoio da Fundação Araucária, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial, Hotel Deville Maringá, Alter Hub Digital, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Bless 3D Soluções e VOV Eventos, além de mais de 60 parceiros.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Marcos Aurélio Gonçalves, o InovaWeek começou de forma totalmente on-line e atualmente se consolidou como um evento presencial distribuído em toda a cidade.

“O objetivo é que cada vez mais o InovaWeek se torne um evento que movimente todo o comércio e a economia da cidade, e que a inovação se torne algo próximo de todas as pessoas, porque para termos resultados diferentes nós temos que inovar”, diz.

Marcos reforça que o evento favorece a criação de empresas inovadoras, além da criação de emprego e de renda.

“O evento mostra o que membros do ecossistema têm feito pela inovação”, acrescenta.

De acordo com o gestor executivo do Centro de Inovação de Maringá, Jefferson Luiz Ramos da Silva, o InovaWeek Maringá vem se consolidando como o maior evento de inovação da cidade, tanto pelo número de atividades quanto pela diversidade de parceiros.

“No ano passado foram 45 atividades e, nesta edição, passamos de 80. Esse crescimento traduz uma das principais forças do nosso bioma de inovação: a cooperação e o engajamento. Mais de 60 parceiros estão envolvidos, compartilhando tempo e conhecimento em palestras, workshops, mesas-redondas e outras iniciativas. O InovaWeek só é possível porque é construído de forma coletiva, com o propósito de aproximar a inovação de toda a comunidade e impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade”, destaca.

Oportunidade de conexões

A empresária e Diretora do Centro de Inovação de Maringá, Edmila Denig, participou de todas as edições do evento e destaca a importância do evento por reunir todos os atores do bioma de inovação de Maringá.

“Cada um mostra o que está fazendo. Nós temos um grupo dos gestores dos ambientes de inovação, então é um momento em que nós mostramos o que fizemos o ano todo e compartilhamos conhecimento para priorizar a inovação que acontece na cidade”, pontua.

A empresária e Diretora do Centro de Inovação de Maringá, Edmila Denig. Foto: Divulgação.

Edmila também atua como palestrante e no escritório do Sebrae em Maringá abordou o tema “Jornada do Inventor: da ideia ao mercado”. Segundo ela, o objetivo é trabalhar para que haja união entre os ambientes de inovação dentro da cidade.

“Nós temos vários ambientes interessantes, como as incubadoras e as empresas que têm seu próprio ambiente de inovação, então é um momento de reunir todo esse pessoal, pois temos muita coisa interessante para mostrar. Maringá é destaque nacional, já foi reconhecido entre os três melhores ambientes de inovação do Brasil, várias empresas também se destacam, então nós precisamos colaborar, prestigiar o nosso ecossistema e promover para a sociedade o que estamos fazendo”, diz.

Regielem Ruy, de Maringá, trabalha na área de marketing de uma empresa e participou do evento pela segunda vez.

“É muito importante porque há um sistema colaborativo de inovação, e é uma semana específica para isso, então há muita troca. A empresa em que eu trabalho também faz parte desse movimento de inovação, design e tecnologia, então para nós é super importante estar dentro desse ecossistema e ajudar a fomentar essa educação na cidade para os empresários e oferecer conhecimento”, opina.

Regielem Ruy, de Maringá. Foto: Divulgação.
  • capacitação
  • inovação
  • InovaWeek
  • InovaWeek 2025
  • Inteligência Artificial
  • maringá
  • Noroeste