A mudança socioeconômica regional e o avanço do índice de desenvolvimento humano do território da Cantuquiriguaçu, no Centro-Sul do Paraná, foram o pontapé para a realização de um programa-piloto já considerado transformador: o InovaCANTU.
No foco do programa estão os jovens do ensino médio e técnico, estimulados a práticas empreendedoras e de inovação, promovendo o desenvolvimento de competências e a geração de soluções para problemas reais das comunidades locais, especialmente nas áreas de agricultura e tecnologia.

Ao todo, 12 municípios participaram: Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Ibema, Espigão Alto do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu. O InovaCANTU desafiou os participantes a identificar, compreender e propor soluções inovadoras para demandas levantadas por prefeituras, comitês gestores municipais e lideranças locais.
O presidente da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, Francisco Clei, destaca a importância de estimular os jovens da região.
“Temos a preocupação de manter o jovem na Cantuquiriguaçu. Estamos criando essa base para que ele saiba que é importante para nós. Sabemos que nosso desenvolvimento precisa dessa juventude, com novas ideias para fortalecer ainda mais nosso crescimento.”
Proposta
Os jovens participantes passaram por mentorias e trabalhos em equipe para desenvolver propostas com impacto positivo e aplicabilidade prática no território. A consultora do Sebrae/PR, Thaís Costa, explica a aplicação do programa na prática.
“O InovaCANTU foi pensado para despertar nos jovens a percepção de que eles podem ser protagonistas da transformação de suas próprias comunidades. Quando o jovem entende que pode empreender, inovar e propor soluções para os desafios locais, ele cria um novo olhar sobre o território e sobre o futuro que deseja construir.”
Os desafios foram apresentados por cada cidade, e os estudantes foram estimulados a buscar soluções. Dihego Costa, coordenador do Hubi de Inovação e Tecnologia de Quedas do Iguaçu, comenta.
“Todos os municípios apresentaram seus problemas, e esses jovens trabalharam com soluções inovadoras. Os primeiros colocados receberam premiações, inclusive viagens, o que dissemina ainda mais a cultura de inovação e tecnologia.”
Cada município selecionou uma equipe vencedora que avançou para as etapas regionais, sediadas em Quedas do Iguaçu e Candói. A final aconteceu no dia 30 de setembro, com seis equipes finalistas, e teve como vencedores:
1º lugar: Laranjeiras do Sul – IAgro
João Vitor Sartorelli
Pedro Augusto Winski
Luiz Henrique de Pieri
Antoni Bovino Algeri
João Paulo Mayer Santos

2º lugar: Espigão Alto do Iguaçu – Cantu +
Cleiton Schisler de Siqueira de Souza
Tayna Mayer
Luiz Eduardo Beilke
Eduarda Aparecida Buaszchak

3º lugar: Quedas do Iguaçu – Agro Raiz
Allana Mendes Kosniski
Fátima Caroline Dzindzig
Fernanda Milena Bloot
Maiane Brinski

João Paulo Mayer Santos, 17 anos, estudante de ensino técnico e integrante da equipe Laranjeiras do Sul – IAgro, primeiro lugar no InovaCANTU, apresentou um aplicativo que usa inteligência artificial para transformar dados em lucro, ajudando produtores a otimizar o uso de insumos caros.
“O projeto nos permitiu estar no ambiente de inovação e empreendedorismo e abriu portas para entender esses processos. Sem contar que mostrou ser possível solucionar um problema e transformar a ideia em uma startup, uma empresa”, comemorou João.
Desenvolvimento regional
O programa fortalece o ecossistema de inovação da Cantuquiriguaçu, integrando escolas, poder público, setor produtivo e instituições de apoio.
O InovaCANTU contribui para que os jovens participem do desenvolvimento econômico regional, como destaca Jonilson Araújo, secretário de Indústria e Comércio de Candói.
“Temos o propósito de desenvolver os municípios da Cantuquiriguaçu, atraindo mais empresas e investimentos, e consequentemente gerando mais emprego e renda. Ações assim são essenciais para alcançar esse objetivo. Queremos falar mais de inovação para reunir esses jovens da nossa região e estimular futuros empreendedores.”

Esta foi a edição nº 1, e a expectativa é que, nas próximas, mais municípios participem, possibilitando ainda novas conexões e expansão regional.
A iniciativa é resultado da parceria entre o Sebrae/PR, os Núcleos Regionais de Educação de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel, o Hub de Inovação e Tecnologia da ACIQI (Quedas do Iguaçu), Engie Brasil Energia, Cooperativa Sicredi, Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, prefeituras municipais e associações comerciais.