ASN PR Atualização
Compartilhe

Ideathon estimula inovação entre estudantes e valoriza produtos paranaenses de Indicação Geográfica, em Curitiba

Evento une tecnologia e gastronomia para fortalecer a cultura dos produtos paranaenses certificados e para formar novos empreendedores
Por Jorge Camargo
ASN PR Atualização
Compartilhe

Cerca de 70 estudantes dos cursos de Gastronomia e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), ministrados em Curitiba, nas unidades Centro e Portão das faculdades do Senac PR, participaram, no último sábado (18), do Ideathon com o tema “Cardápio da Origem”, uma maratona de inovação promovida pela Fecomércio PR, Senac PR e Sebrae/PR. Divididos em 12 equipes multidisciplinares, os participantes tiveram o desafio de produzir soluções tecnológicas e criativas para fortalecer o uso e a visibilidade dos produtos paranaenses com Indicação Geográfica (IG).

O Ideathon integra o Programa Inova Comércio 2025, iniciativa conjunta entre as instituições que estimula o pensamento empreendedor e a resolução de problemas reais do setor varejista. A proposta deste ano foi incentivar os participantes no desenvolvimento de ideias que valorizem os produtores locais e mostrem como o uso de produtos com IG pode gerar diferenciação, valor e conexão cultural entre restaurantes e consumidores.

O Ideathon integra o Programa Inova Comércio 2025, iniciativa que estimula o pensamento empreendedor e a resolução de problemas reais do setor varejista. Créditos: Bruno Tadashi/Senac PR.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Ribeiro Santos, os produtos com Indicação Geográfica carregam uma história, uma tradição que precisa ser conhecida e valorizada. Ele destaca que não é apenas uma goiaba ou um queijo, mas o resultado de décadas de trabalho, de famílias que construíram uma reputação que é reconhecida pelo INPI.

“Nosso objetivo é justamente criar soluções que deem visibilidade a esses produtores e criem conexões com restaurantes, distribuidores e consumidores. A ideia é que os alunos saiam daqui prontos para empreender, com um modelo de negócio validado e mentoria para dar continuidade às propostas”, explicou Rodrigo.

O evento faz parte de um processo de amadurecimento da metodologia de Ideathon, que já havia sido testada em 2024, mas agora chega mais estruturada e com abrangência estadual. O modelo combina metodologia ágil, mentorias especializadas e apresentações de pitch, permitindo que os alunos desenvolvam e apresentem suas ideias em apenas um dia.

A coordenadora da Educação Superior do Senac PR, Paula da Costa Van Dal, ressaltou que o projeto reforça a conexão entre o ensino técnico e o mercado de trabalho. Segundo ela, o evento aproxima estudantes de problemas reais, estimula a criatividade e oferece um ambiente seguro para a aplicação prática dos conhecimentos.

“O Senac acredita que o aprendizado se torna mais significativo quando os alunos se deparam com desafios reais. O Ideathon é uma oportunidade para aplicar os conhecimentos de sala de aula em problemas concretos. Essa segunda edição é voltada ao ensino superior, envolvendo seis faculdades pelo estado. É um exercício de integração entre tecnologia e gastronomia, que gera ideias com potencial real de impacto econômico e social”, pontuou Paula.

O Ideathon “Cardápio da Origem” integra um movimento maior de estímulo à inovação e à cultura empreendedora no estado.

Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a iniciativa tem um papel importante no fortalecimento da cultura de inovação no setor. Ele enfatizou que o projeto nasceu do desejo de fortalecer a formação dos alunos do Senac em ações que envolvem tecnologia, empreendedorismo e valorização cultural através do conhecimento e potencial do Sebrae em apoiar o desenvolvimento de novos negócios.

“Esse tipo de ação é uma preocupação constante do nosso presidente Darci Piana, para que os alunos do Senac participem ativamente e atuem como protagonistas nesse movimento de inovação que está transformando o mercado de trabalho. O foco nos produtos de Indicação Geográfica é uma forma de valorizar a identidade paranaense, a história e a qualidade buscada pelos produtores. Quando o aluno entende isso, ele leva consigo uma visão diferenciada de mercado que une cultura, gastronomia e desenvolvimento econômico”, afirmou Schmidt.

Premiações e reconhecimento

As três equipes mais bem avaliadas receberam troféus e certificados de destaque e poderão contar com mentorias exclusivas do Sebrae/PR para desenvolver seus projetos. As duas primeiras colocadas também ganharam visitas técnicas a hubs de inovação e o grupo vencedor conquistou ingressos para o evento ConectaPR 2026, em Curitiba.

O 1º lugar ficou com o projeto “Mesa Viva”, ideia que propõe uma consultoria para restaurantes com o objetivo de promover o uso e a valorização de produtos IG, oferecendo experiências imersivas ao consumidor.

O 1º lugar ficou com o projeto “Mesa Viva”, que propõe uma consultoria para restaurantes e oferece experiências imersivas.

A estudante de ADS, Camille Rebeca Rodrigues Curso, representante da equipe vencedora, contou que o evento foi transformador.

“Sempre tivemos vontade de empreender, mas não sabíamos por onde começar. O Ideathon abriu nossa mente e nos mostrou que é possível transformar uma ideia em negócio. Queremos seguir com o projeto e buscar o apoio do Sebrae para colocá-lo em prática”, disse.

O 2º lugar ficou com o projeto “Sensorial Gourmet”. A proposta, segundo o estudante de gastronomia Nicolas Basso Racciope, é um óculos de realidade virtual que apresenta a origem e a história dos produtos IG, criando uma experiência educativa e envolvente.

A proposta do 2º lugar é um óculos de realidade virtual que apresenta a origem e a história dos produtos IG.

“Achei ótimo trabalhar com alunos de outro curso e unir conhecimentos diferentes. A ideia de mostrar a história de cada produto, como a bala de banana ou o café, por meio da realidade virtual é algo inovador. É um projeto que poderia gerar experiências únicas nos restaurantes”, afirmou o estudante.

Já o 3º lugar foi conquistado pela proposta “Do território”, que consiste em um restaurante temático voltado a produtos de Indicação Geográfica, unindo gastronomia e identidade local, e intitulado.

O 3º lugar foi conquistado pela proposta de um restaurante temático voltado a produtos de Indicação Geográfica.

“Entendemos que o restaurante é o ambiente ideal para difundir os produtos IG e fortalecer essa cultura no dia a dia das pessoas. O evento foi muito enriquecedor e nos deu uma nova perspectiva sobre o trabalho em equipe e a importância da inovação”, relatou o representante do grupo e estudante de ADS, Luiz César Alencar Ribeiro.

Integração e futuro da iniciativa

O Ideathon “Cardápio da Origem” integra um movimento maior de estímulo à inovação e à cultura empreendedora no estado. Segundo o consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Ribeiro Santos, o modelo foi aplicado em Londrina e será replicado em outras regionais, abrangendo os municípios de São José dos Pinhais, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel, com diferentes temáticas, sempre relacionadas às demandas locais e ao desenvolvimento de soluções sustentáveis.

“A cada edição, o objetivo é aprimorar a metodologia, incluir novas temáticas e aproximar os estudantes das dores reais do mercado. Queremos que cada Ideathon gere oportunidades concretas de negócio, conectando jovens talentos, empreendedores e investidores”, reforçou o consultor.

  • Fecomércio PR
  • ideathon
  • Programa Inova Comércio 2025
  • Sebrae/PR;
  • senac pr