O Encontro Estadual de Agentes de Crédito chega à sua décima edição destacando o papel transformador desses profissionais no desenvolvimento econômico de 330 municípios paranaenses. Parceria entre o Sebrae/PR e a Fomento Paraná, o evento reúne, em Foz do Iguaçu, mais de 300 agentes de crédito, que representam a rede presente em 450 municípios e que impulsiona o empreendedorismo e o acesso consciente ao crédito para micro e pequenos empresários.

Em 2025, o tema escolhido é “ODS em ação: agente protagonista do desenvolvimento sustentável em todos os territórios”, reforçando o alinhamento da política de crédito estadual com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. O encontro busca fortalecer a atuação dos agentes de crédito como transformadores sociais, promovendo o acesso orientado e responsável ao crédito como instrumento de desenvolvimento local, inclusão produtiva e legado sustentável para os territórios.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, lembrou que, atualmente, as micro e pequenas empresas representam mais de 90% das ativas no estado, o que reforça a importância do trabalho realizado pelos agentes.
“O que oferecemos aqui, com a Fomento Paraná, é capacitação para quem promove o desenvolvimento econômico nos municípios. Essa rede tem se fortalecido a cada ano e possui uma trajetória que comprova a importância do microcrédito para as empresas. Os agentes são o elo necessário para que os resultados sejam alcançados”, reforçou Tioqueta.
O Sebrae atua como parceiro estratégico da Fomento Paraná, oferecendo formação, orientação e suporte técnico para que os agentes de crédito possam atender com qualidade e contribuir para o crescimento sustentável dos territórios. Neste ano, segundo o Sebrae/PR, os agentes viabilizaram mais de R$ 77 milhões em crédito para 6.080 micro e pequenas empresas.
O diretor-presidente da Fomento Paraná, Claudio Stabile, destacou que os números são importantes, mas é fundamental lembrar das histórias dos empresários que recebem o apoio.
“O trabalho do agente de crédito é mostrar ao empresário a luz no fim do túnel, guiando-o até que alcance sua independência. Os administradores municipais precisam compreender a importância do microcrédito, e nossos agentes, qualificados também pelo Sebrae, se dedicam para fazer a diferença”, explicou Stabile.

Os agentes de crédito também contribuíram significativamente para o crescimento econômico de Foz do Iguaçu. O vice-prefeito da cidade, Ricardo Nascimento, destacou a expansão observada nos últimos seis anos em relação ao acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas.
“Estamos muito felizes. O Banco do Empreendedor já financiou mais de 100 milhões de reais para os nossos micro e pequenos empreendedores nos últimos seis anos. Isso significa que conseguimos fomentar a economia e gerar muita força de trabalho, o que se reflete também na criação de empregos”, reforçou o vice-prefeito.
Também participaram da cerimônia de abertura: o gerente da unidade de ambiente de negócios, Luiz Marcelo Padilha, a diretora Administrativa e Financeira da Fomento Paraná, Mayra Puchalski, o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Gustavo Cejas, o diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná, Adir Hannouche, o presidente do Conselho de Administração da Fomento Paraná, Flávio Balan.
Premiação
Durante os dois dias de evento, acontece a entrega do Prêmio Estadual de Microcrédito 2025, que reconhece os agentes de crédito como intermediadores junto aos municípios que se destacaram em operações e gestão da carteira de microcrédito da Fomento Paraná.
Nesta quinta-feira (30), foram premiados os municípios de até 5 mil habitantes, até 10 mil, até20 mil e até 50 mil habitantes.
Na categoria até 5 mil habitantes os premiados foram: 1º Lugar – Cruzeiro do Sul, 2º Lugar – Rio Bom e 3º Lugar – Corumbataí do Sul.
Paulo Pessini, de Cruzeiro do Sul, região noroeste, resumiu o trabalho realizado no município, que levou ao reconhecimento.
“Este prêmio é resultado de um trabalho coletivo, que envolve a força da nossa comunidade. Quero expressar minha gratidão aos gestores do município, todos que depositaram sua confiança em nosso trabalho. Essa vitória é fruto de persistência, de visitas, de convencimento e, principalmente, do apoio incondicional que recebi do município”, comemora Pessini.

O ranking das premiadas na categoria de até 10 mil habitantes ficou: 1º Campo do Tenente, 2º Mauá da Serra e 3º Sapopema. Os representantes da primeira colocada, Alcione Aparecida Coelho de Ramos e Bruno de Lima Leineker, ressaltaram o compromisso de realizar um trabalho constante.
“A emoção de ser o primeiro lugar é indescritível. É a primeira vez que a Regional Leste conquista esse reconhecimento, e isso é fruto de muito esforço e dedicação”, disse Alcione.
Bruno de Lima lembrou de como esse crédito interfere na vida dos empreendedores.
“É gratificante ver os empreendedores que conseguimos ajudar e testemunhar seu crescimento. Isso faz uma diferença enorme para eles e para o desenvolvimento econômico da nossa cidade”.

A cidade de Engenheiro Beltrão, seguido de Turno e Querência do Norte, foram as vencedoras da categoria municípios até 20 mil habitantes, a agente Lucimara Grego, reforçou o comprometimento da cidade com o inventivo aos empreendedores.
“Essa conquista interfere diretamente no desenvolvimento econômico da nossa cidade. Os pequenos empreendedores, que são os verdadeiros privilegiados, precisam de um suporte essencial, e a Fomento está ali para oferecer essa ajuda”, apontou Lucimara.

E na categoria até 50 mil habitantes, Marialva ficou em 1º lugar, com Cornélio Procópio em 2 º e em 3º Loanda.
Roberto Carraro, agente em Marialva, reforçou o papel de transformação que viveu e que tem possibilitado junto com cada empresário que procura suas orientações.
“O resultado de hoje é fruto de 14 anos de dedicação, começando lá atrás, inspirado por pessoas que estão aqui e que compartilharam seus conhecimentos comigo. Hoje, faço o mesmo com aqueles que me procuram. Esse prêmio representa, para mim, o reconhecimento de um trabalho realizado com muito amor”, finaliza.

Encontro sustentável
O encontro estadual também reforça o compromisso ambiental e social das instituições realizadoras. Nesta edição, todas as atividades estão sendo realizadas com a mensuração da emissão de carbono, e os participantes receberam um kit sustentável, com itens que refletem o cuidado com o meio ambiente:
um copinho sanfonado reutilizável; um lápis com sementes para plantio; um cordão de crachá produzido com tecido de garrafa PET e o próprio crachá confeccionado em papel semente, para ser plantado após o evento.
Livro dos 25 anos
O primeiro dia também foi marcado pelo lançamento do livro “Fomento Paraná 25 anos”. A publicação conta a história da instituição que começou a funcionar no ano 2000 contada por atuais e antigos colaboradores, agentes de crédito, ex-diretores e parceiros. Desde os primeiros anos parceria com o Sebrae PR foi sempre presente, seja na capacitação dos agentes de crédito e na orientação dos empreendedores, seja no planejamento de ações conjuntas para apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios.
Confira os premiados – dia 30.10
Categoria – até 5 mil hab.
1º Cruzeiro do Sul
2º Rio Bom
3º Corumbataí do Sul
Categoria – até 10 mil hab.
1º Campo do Tenente
2º Mauá da Serra
3º Sapopema
Categoria – até 20 mil hab.
1º Engenheiro Beltrão
2º Turvo
3º Querência do Norte
Categoria – até 50 mil hab.
1º Marialva
2º Cornélio Procópio
3º Loanda

