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Comércio em Foco conecta pequenas empresas com as principais tendências mundiais

Em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, evento reuniu mais de 120 participantes em um ambiente de capacitações
Por ASN Paraná
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Experiências, conexões e muito conhecimento. Assim foi o Comércio em Foco, evento realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, Sesc, Senac e o Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD), realizado nesta terça-feira, 04, em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, que reuniu mais de 120 participantes. Entre outros pontos, o evento buscou capacitar os empresários para os desafios que impactam os seus negócios.

Temas como inovação, gestão, tecnologia e marketing estiveram em pauta. Os participantes puderam conhecer mais sobre tendências voltadas às vendas e ao atendimento, ao comércio on-line e live commerce, além de ideias para quem busca soluções inovadoras para o varejo.

Evento trouxe tendências ligadas ao marketing, especialmente em relação ao TikTok e como os empreendedores podem utilizar a plataforma para fomentar as vendas. Foto: Divulgação

Consultor do Sebrae/PR, Angelo Neto, pontua que o Comércio em Foco é uma oportunidade para que empresários e colaboradores se atualizem e se conectem com as tendências que estão transformando o mercado.

“Nosso objetivo é justamente o de promover conhecimento, inovação e troca de experiências para fortalecer os pequenos negócios e preparar o comércio local para os novos desafios. Quando reunimos especialistas em marketing, vendas, gestão e tecnologia, estamos oferecendo ferramentas práticas para que cada participante possa aplicar no dia a dia e impulsionar seus resultados”, afirma Angelo.

O diretor do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, salientou a importância do evento e das parcerias construídas para levar informação e conhecimento ao comércio.

“O mais importante são os conteúdos trazidos e a importância de despertar nos empreendedores e naqueles que fazem parte do comércio, que podemos sim fazer melhor e vender mais utilizando ferramentas, muitas vezes baratas, mas de longo alcance. Acredito que momentos como este geram impactos imediatos, ideias, insights e movimentos que contribuam com o desenvolvimento dos negócios”, pontua Sidnei.

TikTok e vendas

A head de Educação de Vendedores do TikTok Shop Brasil, Violeta Zixuan Zhang, palestrou e mostrou como a plataforma pode ser um canal importante de vendas.

“Hoje nós vemos uma tendência muito grande do que chamamos de Discovery E-Commerce, quando a compra acontece no mesmo lugar que os usuários utilizam para entretenimento. O conteúdo inspira e a compra acontece. E o TikTok é uma ferramenta que traz muitas oportunidades neste contexto e uma vitrine muito grande para quem deseja vender. Dados nos mostram que da abertura de uma loja na plataforma até a primeira venda são apenas quinze dias. Por isso, tente, leve sua marca e produtos para o TikTok”, aconselha Violeta.

Violeta Zixuan Zhang, do TikTok, explicou como a plataforma pode ajudar os empresários que desejam fomentar as vendas através de um canal digital. Foto: Deivid Fernandes

Itamar Ribeiro, palestrante com mais de 25 anos de experiência na área de vendas, apresentou técnicas baseadas na neurociência para que possam ser aplicadas ao processo de vendas e potencializar o Natal e o próximo ano do comércio com práticas que transformam atendimento em resultados.

“Construímos uma venda na íntegra, mostrando aos participantes que vender é método. Desde a chegada do cliente na loja, a melhor abordagem, como compreendemos a necessidade dele, como superamos objeções, como podemos apresentar melhor o nosso produto ou serviço, mostrando os benefícios, a sensação e a emoção. Tudo isso leva à fidelização do cliente”, explica Itamar.

Palestrante da noite, Itamar Ribeiro, trabalhou de forma prática técnicas essenciais para quem deseja ter mais performance na área de vendas e alcançar resultados expressivos. Foto: Divulgação

Experiência

A empresária Fernanda Ody Barp, da Paraná Plásticos, levou toda a equipe de vendas para participar do evento. Para ela, momentos como este servem de inspiração para aperfeiçoar as formas de vender e para o relacionamento com o cliente.

“Participar do Comércio em Foco foi uma experiência enriquecedora, pois ampliou a nossa visão e nos possibilitou aprender, trocar experiências e voltar com novas ideias para colocar em prática. É uma oportunidade de repensar estratégias, enxergar novas oportunidades e fortalecer o relacionamento com o nosso cliente. Eventos como este, promovidos em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas e outras instituições são fundamentais para o desenvolvimento do comércio local e para o fortalecimento das empresas”, destaca Fernanda.

Equipe da Paraná Plásticos presente no Comércio em Foco, junto com o palestrante Itamar Ribeiro. Evento trouxe diversas ideias e insights. Foto: Divulgação

Fabiana Lazarin De Col, do Bazar Fraron, avalia que o evento se transformou em um momento de muitos aprendizados e reflexões.

“Tivemos orientações práticas para o dia a dia de vendas. Gostei especialmente da ênfase em gerar conexão com o cliente deste o primeiro contato, um ponto básico e que faz toda a diferença. Outro aspecto importante foi a importância de conhecer bem o produto que estamos vendendo, além de simplificar a comunicação com o cliente. Tudo, certamente, contribuirá para aprimorar os meus resultados”, acrescenta Fabiana.

Apoio

Em Pato Branco, o Comércio em Foco contou também com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pato Branco (CDL), da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), do Núcleo do Comércio (NUCOM), da ACEPB, e do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio).

Cidades

Além de Pato Branco, o Seminário Comércio em Foco acontece em Cascavel e Maringá, na quinta-feira (06). No dia 10 de novembro, é a vez de São José dos Pinhais receber o evento e, no dia 11, Curitiba. O Comércio em Foco finaliza nos dias 25 e 27 de novembro, respectivamente, nas cidades de Londrina e Castro.

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