
Durante os meses de setembro, outubro e novembro, Arapongas viveu uma maratona de inovação que incentivou alunos do Ensino Médio e de cursos técnicos a criarem soluções para desafios da cidade. No período, 195 jovens de cinco colégios participaram de atividades e desafios propostos em parceria pelo Sebrae/PR, Prefeitura Municipal de Arapongas e a governança de inovação Ninhotech.
No mês de setembro, foi realizado o curso Inova Território com 25 alunos do curso de Ensino Médio e curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Inteligência Artificial do Colégio Polo. Ainda no primeiro mês da maratona foi oferecida a Oficina Canvas para Projetos para 25 alunos do curso Técnico em Informática para Internet, do Colégio do Senac de Arapongas.
A pedagoga e docente do Colégio Senac, Daniela Diniz, conta que a instituição incentiva a conexão com temas do dia-a-dia e conceitos ligados ao empreendedorismo. “As oficinas e as trilhas de inovação que participamos ao longo do ano têm transformado a forma como esses jovens pensam em projetos e soluções”, afirma Daniela.

O coordenador Ensino Técnico Profissional do Colégio Cívico Militar Walfredo, Ulisses Ribeiro Filho, relata que, ao longo do mês de outubro, 50 alunos da instituição participaram do curso Inova Território.
“Quando o Ninhotech trouxe a oportunidade, alinhamos para que os alunos pudessem ter a liberdade de criar. Sugeri, então, que eles procurassem dentro da sociedade, dentro do município, problemas que eles vissem que fossem realmente relevantes e criassem ideias de tecnologia”, diz Ulisses.
Para ele, os alunos responderam de forma brilhante ao desafio e adotaram o espírito empreendedor. “Como profissionais da área da educação, estamos muito contentes e muito realizados com os trabalhos apresentados. Sempre instigamos os alunos a pensarem o que farão quando saírem do colégio. Incentivamos eles a não procurarem empregos, mas gerarem empregos seja no setor privado ou público”, pontua.
No mês de outubro foi realizado, ainda, o curso Trilha de Inovação com 35 alunos do segundo ano do curso do Ensino Médio Técnico de Automação Industrial do Colégio Sesi de Arapongas.
Ideathon

Já a primeira semana de novembro foi dedicada ao Ideathon realizado com 60 alunos do 9º ano e, também, do Ensino Médio Técnico do Colégio Francisco F. Bastos. O coordenador pedagógico do colégio, Vitor Boni, conta que o evento de incentivo à inovação foi transformador.
Ele afirma que duas produtoras rurais de Arapongas levaram problemas reais que enfrentam em seus negócios para serem solucionados pelos alunos. “Foi muito importante perceber que até alunos que se mostram desinteressados em sala de aula engajaram muito no desafio. Eles ficaram realmente empolgados em pensar soluções para a vida real”, salienta o coordenador do Colégio Francisco F. Bastos.
Entre as soluções para a cadeia produtiva do morango e do tomate que surgiram neste Ideathon, bandejas com hidrogel para manter a temperatura ideal de conservação das frutas, estufas com monitoramento de imagens para antecipar problemas nas plantas, lonas com monitoramento das condições de transporte e, ainda, um contêiner para ponto de coleta da produção local.
Vitor explica que as dez ideias apresentadas durante o Ideathon não foram ranqueadas a partir das suas pontuações. “Optamos por fazer considerações para melhoria das ideias e não premiar primeiros, segundos ou terceiros lugares. Quisemos dar um caráter mais pedagógico do que competitivo à atividade”, afirma.
Parceiros
A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, afirma que a parceria é importante para oferecer melhorias e novas oportunidades de desenvolvimento à cidade. Para ela, a união das chamadas hélices do ecossistema de inovação é impulso para levar a temática para diferentes pessoas e setores da economia.
“O objetivo é sempre pensar em formas de levar o tema empreendedorismo e inovação para todos, inclusive os estudantes. Se os jovens têm acesso e adotam o pensamento inovador, colaboram para o futuro do desenvolvimento local focado em novas tecnologias”, diz Cinara.
A secretária municipal de Arapongas de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda, Cláudia Lens, salienta que o apoio do Sebrae/PR é fundamental para a promoção de eventos como a Maratona de Inovação de Arapongas.
“A instituição está alinhada com o que existe de vanguarda, seja em questões diretas de empreendedorismo e inovação, seja em melhores práticas. É uma parceria de anos e que dá muito retorno ao Município”, atesta Cláudia.
A Maratona é uma realização do Sebrae/PR, Prefeitura de Arapongas com Governança Ninhotech com o apoio da Semude, IFPR, Parque Tecnológico Earthen, Unopar Anhanguera, Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), Móveis Hub, Coworking Bro8, Inove, Hello World, Trampolim pré-incubadora e Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia), além de Senai PR, Sesc PR e Senac PR, integrantes do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).
