ASN PR Atualização
Compartilhe

Município de Contenda reconhece projetos de educação empreendedora

Ação destacou estudantes e escolas que se destacaram dentro do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe
Parceiros e professores celebram a realização da iniciativa. Foto: Inove

A cidade de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba, celebrou os resultados de mais um ciclo de aprendizado e cooperação entre escolas, poder público, empresas e o Sebrae/PR. Na noite da última sexta-feira (7), foi realizado o evento de encerramento e premiação da segunda edição do projeto “Selo Parceiro da Educação – 2025”, desenvolvido para incentivar a participação de empresas e escolas na metodologia do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Durante o ano letivo, o projeto envolveu quatro escolas municipais, João Franco, Rui Barbosa, Professora Vanilda Dzierwa e Vereador Antônio Borkovski — em atividades que uniram educação financeira, sustentabilidade e empreendedorismo. O trabalho desenvolvido nas salas de aula culminou nas Feiras Sustentáveis e Financeiras, em setembro, quando os alunos apresentaram produtos e soluções criadas com base em princípios da economia circular e do consumo consciente, encantando professores, famílias e empresas parceiras.

Alunos representaram as turmas atendidas no projeto. Foto: Inove

Entre os prêmios entregues, estiveram impressoras coloridas, equipamentos para as escolas e cadernetas de poupança no valor simbólico de R$ 20,00, ofertadas pelo Sicredi. Além disso, todas as empresas envolvidas receberam o Selo “Parceiro da Educação – 2025”, em reconhecimento ao apoio e à responsabilidade social. O prefeito da cidade, Antônio Adamir Digner (Mostarda), e a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Silvana Cavalim de Souza, participaram da cerimônia.

“Essa parceria mostra o quanto o empreendedorismo pode ser uma ferramenta transformadora quando é trabalhado de forma integrada. Ao unir escolas, empresas e poder público, Contenda cria um ecossistema de aprendizado que inspira crianças, professores e toda a comunidade”, destacou Sandra Trujillo, consultora do Sebrae/PR.

O evento de encerramento reuniu alunos, professores e empresas. As apresentações culturais das escolas, com fanfarras e grupos de flauta doce, deram o tom festivo da cerimônia, marcada pela entrega das premiações às escolas e aos estudantes que se destacaram durante o projeto. Além das homenagens, seis alunos representaram suas turmas, compartilhando as experiências e aprendizados vividos ao longo do percurso.

Banca examinadora durante a feira de vendas e apresentação dos projetos do JEPP, realizada na Escola Municipal Vereador Antônio Borkovski, com as turmas do tempo integral. Foto: Divulgação

“Foi gratificante ver os estudantes se envolvendo ativamente e com curiosidade genuína nos projetos ao longo do ano, desenvolvendo habilidades sociais e de gestão, aprendendo sobre finanças. A maioria certamente vai lembrar para sempre do que aprenderam na prática”, declarou Lilian Kelly Wietzicoski, coordenadora pedagógica da secretaria municipal de Educação de Contenda.

A microempreendedora Letícia dos Santos Nalepa, mãe de Miguel Nalepa, aluno do 4º ano da Escola Municipal Vereador Antônio Borkovski, também observou de perto os resultados do projeto na rotina do filho.

Letícia dos Santos Nalepa com o filho, Miguel Nalepa
Letícia dos Santos Nalepa com o filho, Miguel Nalepa, aluno do 4º ano da Escola Municipal Vereador Antônio Borkovski, participante do projeto JEPP em Contenda. Foto: Arquivo Pessoal

“É bonito de ver o Miguel empolgado, sonhando, mas com os pés no chão. Ele tem se interessado em saber como organizo e planejo meu trabalho, está empenhado em economizar dinheiro, tendo ideias de negócios que fazem sentido para a idade dele. Eu só tenho a agradecer ao Sebrae e aos professores por ajudarem a despertar nele o interesse por algo tão inusitado para essa faixa etária”, relatou Letícia.

A Alia Cooperativa de Transportes, uma das parceiras do projeto, também foi reconhecida durante o evento. “Acreditamos que apoiar a educação é investir no futuro da própria comunidade em que atuamos. Ver o brilho nos olhos das crianças e o envolvimento das escolas mostra que responsabilidade social não é apenas um conceito, mas uma prática que transforma realidades”, afirmou Ana Beatriz Salazar da Silva, diretora administrativa e financeira da Alia Cooperativa de Transportes.

Além da Alia, a ação contou com o apoio da Agro Vieira Fertilizantes e Cereais, WDB Westaflex, ATTos Serviços de Alimentação e do Sicredi.

Vencedores do Prêmio – Edição 2025

1º lugar – Prêmio dividido entre o professor Roberto Junior da Silva, da Escola Municipal João Franco Turma do 4º ano e as professoras Andrea Cantelle Mermiliuze e Lenesir Kudaevaski, da Escola Municipal Professora Vanilda Dzierwa – Ensino Integral / Jornada Ampliada

2º lugar – Daiane Daniluk Padilha e Edineia Terezinha Gonçalves da Silva Baumel – professoras na Escola Municipal Vereador Antônio Borkovski

3º lugar – Mirian Olegar Punciano – professora na Escola Municipal do Campo Rui Barbosa – Turma do 4º ano A

Educação empreendedora Contenda
Público acompanha a cerimônia de premiação do projeto “Selo Parceiro da Educação – 2025”, que reuniu famílias, alunos, professores e representantes das empresas parceiras para celebrar os resultados da educação empreendedora. Foto: Inove

-

  • educação empreendedora
  • JEPP
  • Projeto Jovem Empreendedores Primeiros Passos
  • Sebrae/PR;