ASN PR Atualização
Compartilhe

52 novos produtos criativos são lançados no Projeto Sou PG

O programa de souvenirs criativo contribui para posicionar Ponta Grossa como um destino turístico cada vez mais preparado, autêntico e conectado à sua história
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Vinte e um profissionais da economia criativa de Ponta Grossa lançaram 52 novos produtos criativos na terceira edição do Projeto Sou PG – Souvenir Criativo, com foco no fomento a criação de produtos associados ao turismo no município. Realizada no domingo (16) a ação é resultado de parceria entre Sebrae/PR e Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Turismo, e integrou a programação do festival em comemoração aos 10 anos do Parque de Natureza Buraco do Padre e reforçou o compromisso conjunto de fortalecer a identidade cultural, o turismo e a geração de renda no município.

Evento de lançamento do Projeto Sou PG aconteceu no festival de 10 anos do Buraco do Padre. Foto: Bruno Henrique – Studio Rawlab

O Sou PG – Souvenir Criativo é iniciativas voltada para a valorização do artesanato e da cultura local. Com foco na profissionalização dos participantes, o projeto oferece capacitações, encontros formativos, mentorias e visitas técnicas que auxiliam na criação de peças inspiradas na história, nas paisagens e nos símbolos de Ponta Grossa.

Vinte e um artesãos receberam certificação por terem participado do Sou PG. Foto: Bruno Henrique – Studio Rawlab

Para o secretário Municipal de Turismo, Paulo Stachowiaki, o fortalecimento da economia criativa tem papel estratégico no desenvolvimento turístico da cidade. Ainda conforme ele, a terceira edição do Sou PG é uma prioridade para a Secretaria Municipal de Turismo, em conjunto com a administração central e o Sebrae/PR.

“O projeto nos coloca em uma posição de destaque no cenário turístico, porque amplia a oferta de lembranças que os visitantes e moradores podem levar consigo, gerando identificação e orgulho com a cidade. Ponta Grossa está crescendo e se desenvolvendo, e fortalecer os artistas locais é essencial para que essa evolução seja percebida em cada detalhe”, declarou o secretário.

A artesã Silvana Bach participou pela primeira vez do projeto. Foto: Bruno Henrique – Studio Rawlab

Entre os 21 participantes desta edição está a artesã Silvana Alberti Bach, que destacou o impacto do processo formativo em seu trabalho. Trabalhando há 16 anos como artesão essa foi a primeira vez que participei do Sou PG.

“Durante os encontros, pude aprimorar minhas ideias, apresentar produtos e criar novas peças. Desenvolvi eco bags, nécessaires e saquinhos inspirados nos tropeiros, na Maria Fumaça e na Catedral depois das visitas realizadas pela cidade. O projeto me abriu portas para divulgar melhor meu trabalho e para reforçar a importância de levar a história local para os souvenirs”, afirmou a artesã.

Jogo da memória, que faz referência à capivara, está entre os novos produtos desenvolvidos no projeto. Foto: Bruno Henrique – Studio Rawlab

Para a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, o projeto reforça a relevância da economia criativa como vetor de desenvolvimento territorial, ampliando oportunidades de mercado para pequenos negócios ligados ao artesanato, ao design e à cultura. A consultora ressaltou que a evolução dos participantes demonstra a força da iniciativa.

Quadros com imagens de atrativos turísticos de Ponta Grossa estão entre os produtos criados. Foto: Bruno Henrique – Studio Rawlab

“O Sou PG evidencia o quanto a criatividade, quando associada à capacitação e ao empreendedorismo, pode transformar realidades. Nesta edição, acompanhamos de perto a evolução dos produtos e vimos a identidade ponta-grossense se materializar nas peças. É uma satisfação para o Sebrae fazer parte desse processo, que fortalece a cultura local, amplia mercados e gera novas oportunidades para os empreendedores criativos”, destacou a consultora.

  • buraco do padre
  • criativos
  • lembrança
  • ponta grossa
  • Projeto Sou PG
  • souvernis
  • turismo