ASN PR
Compartilhe

Startup de Campo Largo é destaque nacional com o uso de tecnologia para a indústria

Syx conquistou o segundo lugar na categoria de Indtechs voltadas à sustentabilidade e conformidade industrial
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

A startup Syx, de Campo Largo, acaba de conquistar o 2º lugar nacional na categoria Indtechs – Sustentabilidade e Conformidade do Ranking 100 Open Startups 2025, referência de inovação aberta da América Latina. O reconhecimento destaca empresas que mais geram valor ao mercado corporativo por meio de contratos, projetos e conexões validadas com grandes organizações. Desde 2019, a empresa é atendida pelo Sebrae/PR, com participações em programas de aceleração e no Top10 PR. A startup ainda ficou na 43ª colocação geral de todas as categorias.

100 Open Startups - Syx 2025 geral
Premiação das Indtechs no Ranking 100 Open Startups 2025, onde a Syx conquistou o 2º lugar nacional. Crédito: 100 Open Startups.

Fundada em 2012, a Syx viveu um novo marco a partir de 2019, quando deixou para trás o modelo tradicional de operação e passou a se posicionar como uma empresa de tecnologia dedicada à economia circular industrial. Hoje, com uma equipe de 34 colaboradores, sede em Campo Largo e um escritório em São Paulo desde 2023, a startup oferece uma plataforma que realiza a gestão completa da venda de resíduos, sucatas, máquinas e ativos industriais usados, conectando indústrias a uma rede de mais de 40 mil compradores homologados. Seus processos digitais incluem leilões eletrônicos, inteligência de mercado para precificação e total rastreabilidade, permitindo que passivos industriais se transformem em receita, eficiência e redução de desperdícios.

Essa atuação é uma das razões pelas quais a Syx se destaca, pelo quarto ano consecutivo, entre as mais bem avaliadas do ranking. Em 2024, a startup também havia conquistado segundo lugar na mesma categoria. O último resultado, divulgado em 17 de novembro, confirma a consolidação do modelo de negócio da empresa, alinhado às demandas de sustentabilidade, governança e conformidade ambiental da indústria brasileira.

Márcio Danielewicz e Vânia Maria Vaini
Márcio Danielewicz, CEO da Syx, e Vânia Maria Vaini, diretora de Marketing, celebram o 2º lugar no Ranking 100 Open Startups 2025. Crédito: 100 Open Startups.

“Este reconhecimento reforça nosso compromisso com práticas industriais mais eficientes e sustentáveis. O apoio do Sebrae foi decisivo para a transição que fizemos, quando nos tornamos uma empresa de tecnologia e ampliamos nossa atuação no ecossistema de inovação”, afirma Márcio Leo Danielewicz, CEO da Syx.

A startup conta com apoio do Sebrae/PR em sua trajetória. Ela já participou do Top 10 Paraná, recebeu suporte em programas de Inovação Aberta e faz parte dos ecossistemas de inovação da Região Metropolitana de Curitiba. O acompanhamento contribuiu para que a Syx estruturasse sua governança, ampliasse conexões com grandes corporações e se posicionasse de forma estratégica em mercados cada vez mais competitivos.

Para o Sebrae, o resultado reafirma a força do ecossistema de inovação construído fora dos grandes centros urbanos, demonstrando que cidades como Campo Largo têm potencial real para gerar negócios de impacto nacional.

Segundo Iury Teixeira de Carvalho, consultor do Sebrae/PR, a trajetória da Syx evidencia o potencial de ecossistemas de inovação construído fora dos grandes centros urbanos, demonstrando que cidades como Campo Largo têm potencial para gerar impacto nacional.

“A Syx é um exemplo de como o apoio certo, oferecido no momento certo, acelera startups para resultados consistentes. Eles transformaram um desafio industrial em uma solução escalável, sustentável e reconhecida em todo o país”, destaca.

Iury Teixeira de Carvalho, Regina Augusto Flandoli e William Domingues da Silva
Consultor do Sebrae/PR, Iury Carvalho, ao centro, com Regina Augusto Flandoli, Diretora de Operacoes da Syx, e William Domingues da Silva, Diretor de Tecologia, em encontro no Sebrae/PR. Foto: Arquivo Pessoal.

O Ranking 100 Open Startups, publicado anualmente desde 2016, avalia milhares de startups com base em relacionamentos reais de inovação aberta, auditados e confirmados por ambas as partes envolvidas. São 15 modalidades de interação que recebem pontuações diferentes, resultando em uma análise objetiva do impacto e atratividade das empresas. A plataforma, criada por grandes corporações, tornou-se o principal indicador da capacidade de startups estabelecerem relações consistentes com o mercado e expandirem suas oportunidades de negócio. O ranking completo está disponível no site da premiação: https://www.openstartups.net/site/ranking/rankings-startups.html.

  • 100 Open Startups
  • aceleradora de startups
  • campo largo
  • empresas de tecnologia
  • startup