ASN PR Atualização
Compartilhe

Panorama Setorial revela tendências, desafios e oportunidades para o turismo do Paraná

Material do Sebrae/PR e Fecomércio PR mostra expansão econômica e auxilia pequenos negócios ligados ao turismo
Por Jorge Camargo
ASN PR Atualização
Compartilhe

O turismo paranaense ganhou uma ferramenta estratégica para orientar decisões privadas e públicas nos próximos anos. Desenvolvida pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, a série Panorama Setorial do Turismo no Paraná reúne cinco cadernos que apresentam um diagnóstico atualizado e aprofundado da atividade turística. Os materiais trazem olhar para segmentos como agenciamento, hospedagem, gastronomia e eventos e estão disponíveis no site da instituição na parte “Panorama do Turismo no Paraná”: https://sebraepr.com.br/turismo.

O mapeamento é um instrumento de inteligência setorial para empresários, gestores e instituições que atuam no setor e oferece uma visão ampla do turismo no Paraná. Créditos: Bruno Tadashi/Senac PR.

O vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, destaca o trabalho em conjunto e acrescenta que, com o Panorama Setorial do Turismo, todo o ecossistema econômico ligado ao turismo sai fortalecido.

“O estudo auxilia não apenas empresas diretamente turísticas, mas também aquelas do comércio e dos serviços que se beneficiam do fluxo de visitantes. Este material dialoga com os investimentos recentes do governo do Estado e tende a apoiar tanto o poder público quanto as entidades representativas na qualificação do setor. O Paraná é um dos estados mais fortes em turismo no país e esse trabalho conjunto vai ajudar ainda mais quem está na ponta”, afirma Piana.

Lançado na reunião dos sindicatos na sede da Fecomércio PR, em Curitiba, em 26 de novembro, o mapeamento é um instrumento de inteligência setorial para empresários, gestores e instituições que atuam no setor e oferece uma visão ampla do turismo no Paraná e análises específicas dos segmentos de agenciamento, hospedagem, gastronomia e eventos, áreas que, juntas, representam 90% dos pequenos negócios do setor no estado. Cada caderno aborda temas como sustentabilidade, oferta e demanda, impacto econômico, inovação, marketing e projeções de desafios e oportunidades para os próximos anos.

Em 2024, o estado recebeu quase 900 mil turistas internacionais, consolidando-se como o terceiro principal portão de entrada do Brasil. 

Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, o material chega para auxiliar e orientar pequenos empreendedores do turismo na tomada de decisão nos negócios, pois oferecem informações essenciais sobre desafios, tendências e oportunidades para fortalecer ainda mais o setor.

“Os pequenos empreendedores e empreendedoras podem olhar para seus segmentos, entender desafios e planejar. O turismo é hoje um dos setores de destaque do Paraná, formado por 90% de micro e pequenas empresas. O estudo, somado ao trabalho do Governo do Estado e ao investimento dos próprios empresários, fortalece ainda mais esse movimento com conhecimento e informação estratégica”, avalia Tioqueta.

Cenário econômico e expansão

O Panorama aponta que o turismo vive um ciclo de crescimento no Paraná. Em 2024, o estado recebeu quase 900 mil turistas internacionais, consolidando-se como o terceiro principal portão de entrada do Brasil. O setor representa 2,54% do PIB estadual, com geração constante de empregos formais e fortalecimento da cadeia produtiva.

Segmentos em destaque

O levantamento traz um material geral e ainda uma análise detalhada dos principais segmentos que sustentam a atividade turística:

  • Hospedagem: crescimento de 40,9% nos cadastros do Cadastur entre 2022 e 2024, indicando profissionalização e adoção de práticas mais sustentáveis e digitalizadas.
  • Gastronomia: líder em número de empresas na cadeia turística, respondendo por 30% das pequenas empresas do setor, com tendência de valorização da autenticidade e de produtos com Indicação Geográfica.
  • Eventos: considerado um dos maiores motores do turismo no Estado, com impacto superior a R$9,8 bilhões apenas nas grandes feiras agropecuárias. O estudo destaca a interiorização e o uso de tecnologia como caminhos de expansão.
  • Agenciamento: segmento que cresce no pós-pandemia, impulsionado pelo turismo de aventura e ecoturismo, áreas em que o Paraná possui grande potencial natural.

Próximos passos

Além do cenário positivo, o estudo destaca que a infraestrutura e a conectividade aérea são desafios estruturantes para o avanço do setor. A ampliação da malha aérea direta poderia reposicionar o Paraná no cenário internacional.

Outros pontos considerados são: a qualificação da mão de obra, a adoção de inovações tecnológicas e a distribuição de produtos turísticos estruturados capazes de competir em mercados nacionais e internacionais.

O turismo é dos setores de destaque do Paraná e é formado por 90% de micro e pequenas empresas.

O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Paraná (Sindetur-PR), Onésimo Santos de Anunciação, avaliou que o Panorama Setorial é uma ferramenta valiosa para orientar os próximos passos do turismo no Estado, ampliando oportunidades e oferecendo subsídios qualificados para empresários da área.

“Este levantamento poderá impulsionar a criação de novos produtos, melhorar a oferta de serviços e contribuir para a profissionalização do setor. A iniciativa reforça o papel do Sebrae/PR e da Fecomércio PR em apoiar quem movimenta a cadeia turística diariamente. É uma ferramenta que vai guiar os próximos anos e contribuir muito para que o turismo no Paraná cresça com excelência”, conclui Onésimo.

Tendências e oportunidades

O diagnóstico também aponta tendências que devem orientar os investimentos e estratégias, tais como: Sustentabilidade e práticas ESG como exigência crescente; Digitalização acelerada, com uso de IA, automação e marketing digital; Fortalecimento de experiências autênticas conectando gastronomia, cultura e natureza e Novos perfis de consumo, como o bleisure (negócios + lazer), o turismo regenerativo e o de bem-estar, com maior poder de consumo.

Na foto, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta (esq.); o 1º vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patrícia Albanez; e o 4º vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Cesar Nauiack (dir.).
  • Fercomércio PR
  • micro e pequenas empresas
  • mpes
  • Panorama Setorial do Turismo
  • Sebrae/PR;
  • turismo