ASN PR
Compartilhe

UTFPR e Sebrae/PR fortalecem ações de empreendedorismo inovador

Empresa Simulada será aplicada pela primeira vez na universidade para capacitar professores e alunos e ajudar a transformar ideias em novos negócios
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe
Representantes da UTFPR e Sebrae/PR em reunião do acordo de cooperação. Foto: Divulgação.

A parceria entre o Sebrae/PR e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) avança para uma nova etapa, com o início das ações previstas em acordo de cooperação técnica voltado ao fomento do empreendedorismo inovador no ambiente universitário e à geração de novos negócios de impacto social, econômico e tecnológico. A parceria vale para todo Paraná.

Entre as iniciativas priorizadas estão a Empresa Simulada para professores e alunos, o planejamento e aprimoramento de ambientes de inovação, a formação de gestores de ambientes de inovação, a formação de líderes inovadores e soluções como o Garage para alunos.

Segundo Ricardo Manica, assessor de Ambientes de Inovação da UTFPR, a Empresa Simulada será aplicada pela primeira vez na universidade.

“A empresa simulada ainda é uma novidade para nós que está sendo implementada pela primeira vez na universidade. Já utilizamos outras metodologias no passado, mas estamos animados em aplicar essa iniciativa com nossos estudantes”, afirma.

De acordo com Alan Debus, coordenador de Inovação do Sebrae/PR, a cooperação tem como foco ampliar e qualificar iniciativas conjuntas entre as instituições.

“O principal objetivo é potencializar os projetos e ações já existentes, principalmente os voltados ao desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos, além de incentivar a abertura de novos negócios, incluindo negócios inovadores. A ideia é ampliar e potencializar as ações que já são realizadas, juntando esforços”, explica.

Foco em estudantes, docentes e gestores

A cooperação delimita três frentes dentro da universidade, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, com ênfase na graduação, e servidores responsáveis pelos ambientes de empreendedorismo e inovação.

“O objetivo com os docentes é transformá-los em docentes empreendedores, identificando o potencial que seus conhecimentos e pesquisas têm para se transformar em negócios”, destaca Ricardo Manica.

Para os estudantes, a proposta é, inicialmente, sensibilizar para a cultura empreendedora e, em um segundo momento, incentivar e apoiar a criação de novos negócios, tanto inovadores quanto de base tradicional. Já para os gestores, o foco é capacitá-los em temas como perfil comportamental, liderança e relacionamento interpessoal, fortalecendo a atuação nos ambientes de inovação.

Espaço de testes

Alan Debus destaca o papel da universidade na preparação de projetos empreendedores. “O ambiente universitário é um ambiente de aprendizado, um local de testes. Conseguindo capacitar equipes melhor preparadas para apoiar esses projetos, haverá mais aprendizado e mais chance de sucesso desses projetos no futuro”, afirma.

Sobre a solução Garage, Ricardo Manica explica que os estudantes desenvolvem competências em um curto período.

“O que temos de retorno é que os estudantes conseguem desenvolver competências que até então estavam latentes, sendo que os mais promissores são incentivados e apoiados a passarem pelo processo de incubação na nossa incubadora de empresas, a sprinT”, relata.

Fortalecimento do ecossistema

A parceria também busca ampliar ações já existentes no Estado. De acordo com Debus, o Paraná é o terceiro estado mais inovador do Brasil, segundo o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e iniciativas como essa contribuem para qualificar o empreendedorismo por oportunidade, aproximando ensino, pesquisa e mercado.

Ricardo Manica aponta perspectivas positivas para a cooperação no médio e longo prazo. “O intuito é fortalecer cada vez mais a cooperação e o desenvolvimento de ações conjuntas com o Sebrae e ser referência no Estado do Paraná na promoção do empreendedorismo acadêmico inovador”, conclui.

A divulgação dessas ações visa estimular novas parcerias e fortalecer o ecossistema de inovação, conectando a expertise acadêmica da UTFPR à experiência de mercado do Sebrae/PR.

  • curitiba
  • educação
  • empreendedorismo
  • UTFPR