Vinte e sete projetos de 25 municípios do Paraná seguem na disputa estadual da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). O prêmio está na 3ª fase e, a partir de agora, três projetos de cada uma das nove categorias, serão avaliados na prática, em visita técnica. As visitas devem ocorrer durante todo o mês de fevereiro, onde serão analisadas as informações disponibilizadas na inscrição. A cerimônia de premiação estadual está prevista para 22 de abril.
O consultor do Sebrae/PR, Emerson Lourenço, comenta que a fase atual é um momento de validação, estruturado por critérios objetivos, uma vez que todas as visitas seguem um roteiro padronizado. A equipe técnica verifica, por exemplo, se o projeto está aderente à categoria; se as evidências são consistentes e, ainda, avaliam a participação do Sebrae, quando aplicável.
“Além disso, busca-se a comprovação dos resultados e o impacto nos pequenos negócios. Toda essa análise é necessária para validar, em campo, o que foi apresentado documentalmente. Nosso objetivo é atestar e validar a execução real da iniciativa, garantindo a credibilidade do Prêmio e a transparência em todo o processo”, detalha Lourenço.

Lourenço complementa que, além das provas documentais, a equipe técnica também levanta novas informações, por meio da coleta de depoimentos dos representantes das prefeituras responsáveis pelos projetos e de beneficiários das ações.
“As visitas são realizadas por especialistas com experiência nas categorias que estão sendo avaliadas”, explica o consultor.
Nesta edição, o PSPE é dividido em nove categorias: Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural e Gestão Inovadora. As visitas são previamente agendadas pelo Sebrae/PR, com as equipes das prefeituras participantes.
Ainda de acordo com Emerson, o PSPE é uma das principais iniciativas de reconhecimento e valorização de políticas públicas municipais voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento dos pequenos negócios. Por meio da premiação, há o estímulo para que boas iniciativas locais se transformem em referências estaduais e nacionais.
“A iniciativa vai além de premiar boas práticas, como também organiza, sistematiza e dá visibilidade a modelos que funcionam. É um instrumento de aprendizagem e difusão de soluções públicas eficazes”, avalia.
Ao todo, 157 municípios iniciaram a disputa da atual edição, totalizando 202 projetos submetidos. Na etapa de inscrição, até dois projetos puderam ser inscritos, por prefeitura municipal, em categorias diferentes. O regulamento de todo o processo, incluindo os critérios analisados, está disponível no site do Sebrae.
Próximas etapas
A 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) é composta por quatro fases. A fase inicial considerou o período de inscrição e submissão dos projetos. Cada município, pode inscrever iniciativas por categoria, apresentando descrição detalhada do projeto, resultados, público beneficiado, metodologia aplicada e materiais comprobatórios.
Na segunda etapa, foi realizada a análise de habilitação e enquadramento, contando com a conferência técnica para verificar se o projeto atende ao regulamento, à categoria escolhida e aos requisitos mínimos de participação.

O mês de fevereiro será marcado pela fase 3, com as visitas técnicas, para atestar a execução real da iniciativa, com base na análise documental e verificação das evidências. Após a conclusão da fase de visita técnica, o julgamento, última fase do PSPE, ocorrerá em março de 2026. A cerimônia de premiação estadual está prevista para o dia 22 de abril, em Curitiba, às 18h30, no Restaurante Madalosso. Os vencedores de cada categoria da etapa estadual avançam para a etapa nacional do prêmio.
O PSPE tem periodicidade bianual. Em 2024, as prefeituras de Curitiba e Assaí conquistaram reconhecimento nacional no 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), posicionando o Paraná como o único estado do País com dois troféus.
Confira os projetos e os 25 municípios receberão as visitas técnicas, por categoria
Categoria: Compras Governamentais
Cascavel – Ecossistema de Compras Públicas de Cascavel
Mangueirinha – Compras públicas como motor do desenvolvimento de mangueirinha
Prudentópolis – Transformando o Mercado Local pelas Compras Públicas
Categoria: Empreendedorismo na Escola
Contenda – Educação Financeira para Poupar o Meio Ambiente Selo: Parceiro da EDU
Guarapuava – Educação para o Futuro: Empreendedorismo, Inovação e Cidadania
São Miguel do Iguaçu – São Miguel do Iguaçu nota fiscal premiada
Categoria: Empreendedorismo Rural
Colombo – Resgate do patrimônio vitícola de Colombo
Mandaguari – Cafés especiais de Mandaguari
Paranacity – Urucum-Ouro vermelho como indutor do desenvolvimento local e regional
Categoria: Gestão Inovadora
Londrina – Acelera Londrina
Mamborê – Centro de Atendimento ao Espectro Autista
Ponta Grossa – Estação hub: prédio histórico que virou casa e motor da inovação
Categoria: Inclusão Socioprodutiva
Fazenda Rio Grande – Programa qualifica fazenda
Pontal do Paraná – Costurando Sonhos
Tupãssi – Eu Invisto: Crédito Inteligente para o Fortalecimento Local
Categoria: Sala do Empreendedor
Foz do Iguaçu – Central do Empreendedor – O Ponto de Partida para Grandes Realizações.
Marialva – Crédito orientado
Sarandi – Mente e visão do empreendedorismo rumo ao futuro
Categoria: Simplificação
Curitiba – Facilita Mais Curitiba. Menos burocracia, mais investimento.
Jacarezinho – Simplifica+
Pinhais – Integra Pinhais
Categoria: Sustentabilidade e Meio Ambiente
Capitão Leônidas Marques – Programa Lixo Bom
Carlópolis – Programa Amigo das Águas
São José dos Pinhais – Sacolão Verde
Categoria: Turismo & Identidade Territorial
Castro – Apaixone-se por esta terra
Curitiba – Natal de Curitiba – Juntos o Inesquecível Acontece!
Pinhais – Turismo nas Escolas
