ASN PR
Compartilhe

No Paraná, Plano Brasis é lançado no Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu

A iniciativa é da Embratur, em parceria com o Sebrae, e tem como objetivo incentivar que turistas estrangeiros escolham o Brasil para visitar
Por ASN/PR
ASN PR
Compartilhe

O Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, foi o cenário escolhido para a apresentação, no Paraná, do Plano Brasis 2025–2027, estratégia nacional de promoção internacional do turismo brasileiro, nesta sexta-feira (20). Desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae e com apoio do Governo do Paraná, o plano integra uma agenda que percorre os estados brasileiros com base em diagnósticos regionais e construção colaborativa, posicionando o país de forma mais competitiva no mercado global.

Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu foi o cenário escolhido para o lançamento. Foto: Jean Pavão

Como novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, o Plano Brasis estabelece diretrizes estratégicas orientadas por dados e inteligência de mercado, com foco na atração de turistas estrangeiros, no aumento da receita internacional e na ampliação da visibilidade dos destinos brasileiros. A iniciativa também busca alinhar a estratégia nacional às ações locais, fortalecendo a atuação integrada entre setor público e privado, potencializando o impacto econômico do turismo nos estados.

De acordo com Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, a proposta é alavancar a imagem turística do país no exterior, além de fortalecer a articulação entre os atores envolvidos para potencializar a competitividade internacional do Brasil.

“Este é um momento importante para o turismo internacional no Paraná. Apresentamos ao trade, gestores públicos, entidades do setor e atores da iniciativa privada esse plano de ação, com estratégias construídas coletivamente, com base em dados e inteligência de mercado, para impulsionar a promoção dos destinos paranaenses no cenário mundial. A partir desse diagnóstico cocriado entre Embratur, Sebrae e governos locais, o que esperamos é fortalecer a sinergia de iniciativas para que o Paraná seja destino de um turismo internacional cada vez mais qualificado”, explica Bruno.

Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur apresentou o Plano Brasil para os participantes. Foto: Jean Pavão

A parceria com o Sebrae intensifica o compromisso com o desenvolvimento econômico, principalmente envolvendo os pequenos empreendedores.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, destaca que a potencialidade turística do Estado está conectada à força dos pequenos negócios, que representam mais de 90% das empresas do setor.

“Mais do que promover destinos, estamos falando de gerar oportunidades e renda para quem vive do turismo. Assim como o Plano Brasis apresenta a diversidade do país, o Paraná também reúne múltiplas experiências, produtos e vocações. A parceria entre a Embratur e o Sebrae reforça esse compromisso, com uma atuação orientada por dados e estratégias que preparam os empreendedores para atender o mercado internacional, ampliando a competitividade, o resultado para esses negócios e o impacto econômico do turismo”, afirma Rissete.

Diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, na apresentação do Plano Brasis, em Foz do Iguaçu. Foto: Jean Pavão

Bruna Steckling, que representa uma agência receptiva com atuação em turismo histórico, cultural e trilhas interpretativas no Parque Nacional do Iguaçu, avalia que o Plano Brasis chega em um momento importante de valorização do turismo brasileiro.

“Ter um plano de marketing focado em experiências autênticas faz com que os turistas estrangeiros conheçam o país com mais profundidade, tendo uma imersão na nossa cultura. Acredito que o Plano Brasil dá a oportunidade ao pequeno empreendedor de mostrar atividades autênticas”, comenta Bruna.

Bruna Steckling, empreendedora do segmento do turismo de experiência.

Plano Brasis

Na prática, o plano orienta ações de promoção internacional, define prioridades de mercados, fortalece a articulação entre os setores público e privado e busca alinhar a estratégia nacional às iniciativas desenvolvidas nos estados, garantindo maior coerência, eficiência e impacto na promoção do turismo brasileiro no exterior.

Patrícia Albanez, coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, projeta o impacto do plano no estado, que tem Curitiba e Foz do Iguaçu como cidades escolhidas para iniciar esse trabalho.

“A integração entre as diretrizes nacionais e as ações locais amplia a visibilidade do Paraná no exterior, atrai novos fluxos turísticos e diversifica mercados, gerando impactos diretos na economia, com fortalecimento dos pequenos negócios e ampliação de renda e emprego”, afirma Patrícia.

Lançamento do Plano Brasis no Paraná aconteceu na sexta-feira (20) com a presença de representantes da Embratur, Sebrae/PR, Governo do Paraná e autoridades voltadas ao turismo. Foto: Jean Pavão

A estratégia de pensar o turismo nacional com projeção internacional chega, para a empreendedora Juliane Ebling, que atua com turismo de experiência na tríplice fronteira, como uma oportunidade de desenvolvimento econômico para diferentes setores.

“Essas iniciativas ajudam empresas como a minha, voltadas a experiências e segmentações específicas, a terem oportunidade de divulgar o trabalho para diferentes públicos, sejam nacionais ou estrangeiros, em espaços onde sozinhos não conseguiríamos chegar”, relata Juliane.

Turismo em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu, localizada na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, já é reconhecida como um importante polo do turismo paranaense, sendo o segundo destino brasileiro com maior presença de turistas estrangeiros, o que torna a cidade uma relevante porta de entrada para novos visitantes.

Segundo dados da Embratur e do Ministério do Turismo, o Paraná registrou 1.064.416 visitantes internacionais em 2025, e Foz do Iguaçu é parte fundamental desse cenário. O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas, fechou o ano com 2.020.359 visitantes, número considerado recorde. Desse total, cerca de 45% são estrangeiros de mais de 200 países.

Equipe do Sebrae/PR na apresentação do Plano Brasis, em Foz do Iguaçu.

Também participaram da cerimônia de apresentação do Plano Brasis Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná; Wolney Biesdorf, presidente do Visit Iguassu; Jin Bruno Petrycoski, secretário de Turismo de Foz do Iguaçu; além de representantes do turismo estadual e regional.

-

  • brasis
  • embratur
  • foz do iguaçu
  • turismo