A Feira do Empreendedor do Sebrae, que acontece até este sábado (19), no Viasoft Experience, em Curitiba, reúne instituições privadas e públicas que atuam em diferentes etapas da jornada empreendedora, oferecendo serviços, orientação, qualificação, inovação, crédito e soluções para quem deseja abrir, fortalecer ou expandir um negócio. A iniciativa também permite conhecer, na prática, como funciona o ecossistema de apoio ao empreendedorismo no Paraná e de que forma cada organização contribui para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

“Em um único espaço, temos instituições que atuam em diferentes momentos da jornada empreendedora, oferecendo conhecimento, tecnologia, qualificação, crédito, inovação e apoio ao desenvolvimento dos negócios. Esse ambiente ganha ainda mais força com a atuação integrada de entidades do setor produtivo, instituições financeiras, poder público, Sistema S e demais parceiros, que colocam suas competências e experiências para ampliar as oportunidades para quem empreende e contribuir para o desenvolvimento do Paraná”, explica José Roberto Ricken, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e presidente da Ocepar.
Instituições e empresas como Caixa, Faciap, Sistema Faep, Fampepar, Fecomércio PR, Fomento Paraná, Fetranspar, Sistema Fiep, Ocepar, UFPR, Prefeitura de Curitiba, Secretaria de Estado da indústria e Comércio (SEIC) e Banco do Brasil participam da Feira. Palestras, rodadas de negócios e créditos, atendimentos e orientações são algumas das atividades oferecidas durante a Feira.
Serviços sobre rodas
Entre os serviços também se encontram as unidades móveis. A edição de 2026 reúne três: Prefeitura de Curitiba, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
A Prefeitura de Curitiba traz o Espaço Empreendedor Móvel, com serviços como a formalização do MEI, declaração anual, regularização de dívida e nota fiscal.

“A Feira é voltada para os empreendedores, então é uma forma que eles têm também de saber o que a gente faz. Tem muita gente aqui que não sabia que tinha o Espaço Empreendedor Móvel, que é utilizado dentro dos bairros de Curitiba para facilitar o acesso aos empreendedores. A pessoa vem para a Feira, vê o que tem de atualização, de tecnologia e já aproveita e vem ver o Espaço Empreendedor móvel que ela não conhecia”, conta Ketlyn Karoline Koppen, assessora técnica da Agência Curitiba.
Para além das questões burocráticas, as unidades móveis também capacitam e orientam tanto os empreendedores, como quem está em busca de emprego e fornecer mão de obra para as empresas.
O Senai oferece suporte para quem empreende e tem sua própria indústria, otimização processos, facilitando os fluxos e até mesmo criando simulações de como os processos podem ser melhorados conforme a necessidade.

“Nós damos suporte para micro, pequenas e médias empresas para que eles consigam reduzir os custos do seu processo produtivo e ter uma capacidade maior de produção. Essa é uma oportunidade que eles têm de evoluir sua produção, aumentando sua capacidade produtiva sem fazer qualquer desembolso”, conta Everton Fonseca Soares, analista sênior do Senai.
Já o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) trabalha para conectar as empresas à mão de obra.
“A gente trouxe na unidade móvel a nossa principal solução: o Emprega Indústria. É uma plataforma que integra tanto indústrias, quanto candidatos. A pessoa se cadastra dentro da nossa plataforma. Sendo empresa ela tem acesso ao nosso banco de talentos e sendo candidato ela tem acesso às vagas que a gente faz abertura com as empresas”, explica Murilo Estevo da Costa, analista de ações estratégicas do IEL. O Instituto trabalha com aprendizagem e preparação para o mercado de trabalho.

