ASN PR
Compartilhe

Feira do Empreendedor 2020 foca em ajudar aqueles que desejam trabalhar com canais digitais

O maior evento de empreendedorismo da América Latina encerrou sua primeira edição virtual com palestras de Gustavo Cerbasi e Luíza Trajano
Por Redação
ASN PR
Compartilhe

Nessa quinta-feira (26), aconteceu o último dia da Feira do Empreendedor 2020. O primeiro painel foi de Rafael Somera, da Solutudo, que falou com os participantes do evento sobre como ampliar as vendas. Logo no início, Rafael comentou que na prática não existem vendas, mas sim compras. “Muitas vezes as pessoas saem de casa pensando em comprar algo e não compram. Geralmente, isso acontece porque o vendedor não ajudou como também atrapalhou esse processo. Por isso, para ampliar as vendas é preciso entender de compras”, explica. Ele também demonstrou mais exemplos de como funcionam as quatro etapas que definem a jornada do consumidor até o momento de fechar um negócio.

O palestrante sobre inovação e criatividade, Léo Duarte, voltou para falar sobre como os participantes da Feira podem se manter relevantes, tanto no cenário da pandemia como nos negócios e na vida pessoal. Léo apresentou caminhos que podem ser seguidos para desenvolver uma empresa, que são ações estratégicas, inovação e futuring, que trabalha as possibilidades do que poderá acontecer.

Fazendo escolhas inteligentes

Logo em seguida foi a vez do educador em finanças, Gustavo Cerbasi, falar sobre como fazer escolhas inteligentes em tempos de incerteza, como na pandemia. O especialista trouxe diversos exemplos de finanças pessoais e como boas decisões em gastos familiares podem ser replicadas na gestão de um negócio.

O painel que veio na sequência foi comandado por Sabrina Nunes, criadora da Francisca Joias, e Jônatas Mesquita, cofundador da Beleaf, que compartilharam como começaram a vender pela internet, mostrando que essa é uma oportunidade que os empreendedores devem adotar nesse momento de pandemia.

Entendendo o ambiente digital

A quinta apresentação do último dia de Feira do Empreendedor foi com Natália Raggi, do Elo7, e Roberto Calderón, especialista e consultor em e-commerce, que conversaram sobre a diferença entre marketplace e e-commerce. Calderon citou que a característica principal que difere esses ambientes virtuais é a autonomia do negócio. “O momento que o empreendedor está mais preparado para um público próprio, comunicação própria e a identidade visual própria, faz muito mais sentido ter um e-commerce. Em contrapartida, há um trabalho maior para alcançar mais clientes para o negócio. Já no marketplace há um nicho específico em que as pessoas procuram produtos similares no mesmo ambiente”, explicou ele.

Para Natália, a vantagem de optar por um marketplace está em montar algo já contando com um fluxo de consumidores. “O marketplace é um shopping virtual com várias lojas. A comparação que pode ser feita é a opção de abrir uma loja em um quarteirão que não passa ninguém e outra é abrir dentro de um shopping que já tem seus clientes passando”, explicou ela.

Em seguida foi a vez de Sabrina Mlichésqui, da Click Soluções Adm, falar sobre a importância das pequenas e médias empresas estarem em múltiplos canais de venda. Sabrina deixou a dica para os participantes utilizarem algumas ferramentas do WhatsApp Business para vender. “Crie lista de transmissão com seus clientes e peça permissão para participarem dessa lista. A grande diferença da lista de transmissão é que o empreendedor vai enviar mensagens em massa sem que as pessoas recebam a resposta dos demais”.

Mudando com os clientes

O próximo painel foi o de Marcelo de Elias, fundador da Universidade da Mudança, que falou sobre a transformação no perfil dos consumidores. Marcelo abriu a apresentação falando que os empreendedores correm o risco de nem perceberem as mudanças que os clientes estão passando. “No mundo em que vivemos, o risco que corremos é de não percebemos o que o cliente quer e o que ele está valorizando, assim não preparando os negócios para atender essa nova realidade. Algo que posso garantir é que antigas técnicas de vendas não funcionam mais”, afirmou. O especialista citou que o tempo é uma das coisas mais valorizadas pelo consumidor atualmente.

Vida de empreendedor

Após cinco dias acompanhando o reality show ‘Vida de Empreendedor’, essa quinta-feira foi o momento de descobrir o grande vencedor. Quem levou o troféu para casa foi Larissa Tsukuda, da Clean Pool. A vencedora deixou algumas dicas para quem deseja empreender. “Não fique só no planejamento, é preciso partir para a ação. Aprendemos muito no dia a dia. Além disso, é preciso ter muita resiliência e entender que os problemas vão surgir, mas é preciso sempre buscar uma solução”, indicou ela.

Reinventando o negócio

A palestra que fechou a Feira do Empreendedor 2020 foi com o superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, e Luíza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luíza. Com o tema ‘Reinvente seu negócio com novos canais de venda digitais’, a apresentação trouxe dicas para todos os participantes que desejam começar a atuar de forma online com suas empresas.

Assista aos conteúdos do último dia de Feira do Empreendedor 2020:

https://youtu.be/3mstgn09MbM

  • FEDigital2020;Feira do Empreendedor;