ASN PR
Compartilhe

Programa “Varejo Inteligente” vai apoiar comerciantes de Maringá

Proposta é de transformação digital do comércio frente às mudanças no padrão de consumo
Por Redação
ASN PR
Compartilhe

Elevar o faturamento do varejo maringaense e promover a inovação do segmento. Com esse objetivo, foi lançado nesta quinta-feira (2) o “Varejo Inteligente”, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). O programa é realizado em parceria pelo Sebrae/PR, ACIM, Prefeitura de Maringá, Sindicato do Comércio Varejista de Maringá (Sivamar) e Sistema Fecomércio. 

Assinaram o pacto para o programa o gerente regional do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora e o presidente do Sivamar, Ali Wardani. Também firmaram o pacto os patrocinadores do programa, Vanderlan Pedro Silva, pelo Sicoob, Jeane Nogarolli, pela Coopercred, Rodrigo Palhano, pela Wifire, e Patrick Lima, representando a Shopse. 

Desenvolvido para os comerciantes de Maringá sob coordenação do Sebrae/PR, o programa visa engajar empresas e instituições para a criação do Núcleo de Inteligência do Comércio, mapear e conectar soluções de empresas amigas do comércio, movimentar o ecossistema de negócios do comércio, gerando valor agregado por meio de parcerias, e disseminar conhecimento qualificado, tendências e tecnologias, para impactar o consumidor. 

De acordo com o gerente regional do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, a proposta é de transformação digital do comércio frente às mudanças no padrão de consumo que foram aceleradas com a pandemia. 

“A ideia é possibilitar o acesso a novos mercados e fortalecer aqueles em que já há atuação. Que os comerciantes possam implementar inovações tecnológicas ou incrementais, com foco no cliente. O modelo que será replicado no Paraná”, diz.

-

O presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, ressalta que o programa estabelece uma maneira concreta de preparar as empresas para as tendências, apontando oportunidades. 

 “O cenário, que antes da pandemia era de otimismo, agora é preocupante. Mas algumas empresas conseguiram crescer em faturamento no período, aproveitando oportunidades e aplicando no dia a dia.” 

Na primeira etapa do programa, pesquisa revelou que 79% de 174 comerciantes da cidade perderam faturamento. Os próximos passos são o mapeamento de tendências, parcerias com empresas locais que ofereçam soluções tecnológicas, pesquisa com o consumidor, ação de cliente oculto presencial e virtual, entre outras. 

Para o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, o “Varejo Inteligente” desenha um caminho que pode ser seguido em busca da recuperação. 

 “Trata-se de uma ação inteligente, como diz o nome do programa, justamente porque busca de forma harmônica diversas frentes para oferecer as soluções mais adequadas ao momento”, pontua.  

O presidente do Sivamar, Ali Wardani, destaca que será uma oportunidade de reaprender. “Esperamos que a oferta desse apoio amplo funcione como uma injeção de ânimo para o varejista. Com informação de qualidade, é hora de aprender de novo a atender o cliente.” 

Com o programa, os comerciantes poderão participar de diversas atividades, entre elas capacitações, potencialização das empresas, salão com exposição de franquias, caravanas técnicas e webnars setoriais. Algumas opções são gratuitas. Por exemplo, já estão disponíveis capacitações sobre tendências e tecnologias via Varejo Digital, abertas a qualquer empresa do comércio de bens, serviços e turismo, com novos conteúdos a cada dez dias. A partir da próxima segunda-feira (6), outras capacitações serão disponibilizadas no site Maringá Entrega.

-

-

Contato para imprensa:
Fernanda Bertola – (44) 99882-1525 / (44) 98820-7083
Adriano Oltramari – (41) 33305895 / (41) 992320502