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31 Salas do Empreendedor do norte do Paraná são premiadas com o Selo de Referência em Atendimento

Selo reconhece a qualidade do atendimento prestado aos microempreendedores individuais e microempresas
Por Redação
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Selo reconhece a qualidade do atendimento prestado aos microempreendedores individuais e microempresas

Trinta e uma Salas do Empreendedor, localizadas no norte do Paraná, receberam o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. O Selo é uma metodologia de avaliação para reconhecer, em nome do Sebrae, a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e parceiros aos empreendedores locais. No norte do Paraná, todas as Salas que se inscreveram na premiação foram seladas nas categorias Prata ou Ouro. A Sala do Empreendedor de Bandeirantes, no norte pioneiro, foi uma das cinco do Estado reconhecidas com o selo Diamante.

A metodologia leva em conta critérios qualitativos e quantitativos e gera pontuações com o objetivo de atribuir categorias – Bronze, Prata e Ouro – de qualidade. O selo Diamante é concedido aos parceiros mais bem pontuados na categoria Ouro em todo o Paraná. Os critérios de avaliação do atendimento refletem as necessidades mapeadas nas mais variadas jornadas dos clientes que passam pelas Salas do Empreendedor e parceiros em diversos momentos do ciclo de relacionamento: prospecção, atendimento e pós-atendimento, tanto nas interações presenciais quanto remotas ou digitais.

No norte do Paraná, receberam o selo Prata as Salas do Empreendedor de Alvorada do Sul, Apucarana, Arapongas, Assaí, Cambé e Siqueira Campos. Conquistaram o selo Ouro as Salas de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Faxinal, Ibaiti, Ibiporã, Ivaiporã, Jaboti, Jacarezinho, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Joaquim Távora, Londrina, Lunardelli, Mauá da Serra, Ribeirão Claro, Rolândia, Santo Antonio da Platina, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Sapopema, Sertaneja e Wenceslau Braz.

A consultora do Sebrae Paraná, Camila Eduarda dos Santos, explica que o reconhecimento não leva em conta o tamanho da Sala do Empreendedor, mas a qualidade do atendimento prestado aos clientes. Para isso, todos os parceiros inscritos recebem capacitações assim como consultorias para melhoria dos processos e espaço físico. “O selo é importante para garantir a qualidade do atendimento oferecido pelo Sebrae e os municípios parceiros aos microempreendedores individuais, microempresas e pessoas que desejam formalizar um negócio”, afirma.

Camila explica que, hoje, as cidades que compõem a Regional Norte do Sebrae Paraná – que abrange desde os municípios do Vale do Ivaí até o Norte Pioneiro – possui 48 Salas do Empreendedor até o momento. Porém, participaram do programa apenas as 31 que estavam em operação até março de 2021, e todas elas conquistaram o reconhecimento. “A Regional Norte foi a única do Estado que teve a totalidade de Salas participantes seladas, além do Selo Diamante, que ficou com Bandeirantes, considerada uma das cinco Salas com maior pontuação no Paraná”, comemora.

Para ela, o resultado reforça a qualidade e comprometimento da rede de atendimento com os clientes e parceiros e, principalmente, a oferta de soluções diversificadas aos empreendedores da região. “A consequência é a geração de mais resultados para os clientes e o fomento do desenvolvimento econômico municipal e regional”, completa. Os critérios de avaliação de qualidade pelo selo levam em conta seis pilares: qualidade no atendimento e gestão; ambiente de negócios; oferta de soluções e infraestrutura; presença digital; e capilaridade.

Para o agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Bandeirantes, Alex Romero, foi uma honra ter o trabalho da equipe reconhecido com o selo Diamante e estar entre as cinco Salas de excelência no Paraná. “Mostra a nossa seriedade e comprometimento com os empresários da cidade e região”, afirma. Para ele, o resultado foi possível graças ao apoio do Sebrae, assim como a confiança e liberdade para o trabalho dado pelas lideranças municipais. Com uma equipe de quatro colaboradores, o espaço fica no Centro de Desenvolvimento de Bandeirantes, onde também funcionam as estruturas do Procon, Receita Federal e Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Pela primeira vez concorrendo ao prêmio, a Sala do Empreendedor de Sapopema, com uma população estimada em cerca de 6,7 mil habitantes, conquistou o selo Ouro de Referência em Atendimento. A agente de desenvolvimento local, Cris Subtil Moro, comemora o reconhecimento e diz que o trabalho resultou na atração de mais clientes e aumento no número de atendimentos realizados no espaço. Hoje, a Sala realiza cerca de 1,5 mil atendimentos a empreendedores por mês. “O apoio do Sebrae foi fundamental no processo. Estou muito feliz por ter o trabalho reconhecido”, comemora.

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