Serviço para a comunidade resulta de participação no Programa Habitats PR de Inovação
Cianorte ganhou uma solução em inovação para estimular o desenvolvimento de startups no município, que segundo o Mapeamento Startups Paranaenses 2020/2021, conta com seis iniciativas do gênero. Trata-se do Pro Fab Lab – Programa de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Pré-Incubadora, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus regional, que foi lançado em abril deste ano e realiza, no próximo mês, seu primeiro ciclo de pré-incubação.
Para Valtemar Sartorelli, consultor do Sebrae Paraná, com a pré-incubadora, o objetivo é, além de favorecer ideias que necessitam de apoio para se desenvolver, fortalecer o ecossistema de inovação do município, a fim de que cresça a rede de fomento a negócios inovadores. Ele ressalta que essa oferta para novos empreendedores no município resulta da aplicação do Programa Habitats PR de Inovação.
“Com a realização do Habitats em Cianorte, em 2021, interesse e compromisso de atores como a UEM, nasceu um novo ambiente de inovação, que inicia, quatro meses após a inauguração, o acompanhamento das primeiras ideias que podem se tornar startups”, comenta o consultor.
O Programa Habitats PR de Inovação tem como objetivo apoiar o desenvolvimento, o aprimoramento ou a criação de novos ambientes de inovação no Paraná. As instituições ou grupos interessados em criar um ambiente de inovação recebem suporte para estruturar soluções que possam cumprir a missão de favorecer o surgimento de empresas inovadoras competitivas.
A professora do Departamento de Ciências Contábeis da UEM, em Cianorte, e coordenadora da pré-incubação do Pro Fab Lab, Evelini Lauri Morri Garcia, destaca que o espaço conta com a excelência e expertise do conhecimento científico desenvolvido pela UEM, que há 36 anos forma profissionais no campus regional da instituição. Sobre a pré-incubação, ela acrescenta que o serviço supre uma lacuna existente na cidade.
“Em um único programa, vamos oferecer suporte amplo para a análise da viabilidade de produtos inovadores, em aspectos técnicos do produto, mercadológicos, econômicos e financeiros. A equipe multidisciplinar da pré-incubadora, com profissionais e professores de diferentes áreas, é o principal diferencial do nosso programa”, detalha Evelini.
Após edital realizado neste mês, cinco projetos serão selecionados para o primeiro ciclo de pré-incubação. O trabalho no desenvolvimento de ideias, com potencial de se transformar em negócios inovadores, começa em setembro. Os participantes receberão apoio direto nos seus projetos durante seis meses, com possibilidade de prorrogação para 12 meses, em casos específicos.