O estilista Alexandre Herchcovitch foi um dos palestrantes do evento no Museu Oscar Niemeyer; mais de 300 empreendedores lotaram o auditório para assistir às três palestras
Proprietários de pequenos negócios participaram, nesta terça-feira (13), em Curitiba do Sebrae Experience Moda e Beleza: a indústria do futuro. O evento contou com palestrantes que são referências do segmento e foi transmitido, simultaneamente, para todo o Brasil pela internet. Presencialmente, mais de 300 empreendedores lotaram o Auditório Potty Lazzarotto, do Museu Oscar Niemeyer, para debater os desafios e tendências da indústria da moda e beleza.
O estilista Alexandre Herchcovitch, a produtora de conteúdos Camila Yahn e a criadora do primeiro evento 100% focado em beleza consciente do Brasil, Melissa Volk, falaram sobre a importância da sustentabilidade na indústria da moda, deram dicas de como precificar serviços criativos e debateram a valorização da cadeia produtiva do setor.
“Muitas vezes, é um desafio para as pessoas criativas terem um olhar para o negócio, partindo da precificação até a organização do sistema de venda. Por isso, desassociar o criador do empresário tinha que cair de vez. O estilista é um empresário. Por isso, ele também precisa ter noção de administração e finanças. Eu mesmo não desassocio uma coisa da outra”, comentou Alexandre Herchcovitch.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski, o evento reuniu empresárias, empresários, estudantes e especialistas da indústria do vestuário e de cosméticos. Segundo ela, o faturamento do mercado de beleza no Brasil e no Paraná cresce ano após ano.
“Os setores de moda e de beleza crescem 30,5% em produção e faturam cerca de R$ 2,3 bilhões no Paraná. Em um País que é o terceiro maior mercado do mundo, os segmentos estão entre os que devem crescer ainda mais em 2022”, avaliou.
Amanda Prussak é empresária e estilista da Dress For Freedom, uma marca de moda que usa a beleza contra a exploração e o tráfico de pessoas. Amanda, que teve ajuda do Sebrae/PR no início do seu negócio, esteve no evento em Curitiba em busca de conhecimentos e relacionamentos com parceiros de negócios.
“Quando fui me tornar empreendedora, eu fiz o curso do Sebrae, que me ajudou muito a estruturar o negócio. Estudei moda nos Estados Unidos, e foi o Alexandre Herchcovitch quem me inspirou muito a ir para Nova York. Foi ele quem acendeu esse sonho que, na época, para mim ainda parecia impossível”, compartilhou.
Em 2019, no Fashion Branding Sebrae, a Dress For Freedom foi escolhida uma das Top 10 melhores marcas de moda do Paraná.
Intervenção artística
Nos intervalos das palestras, dançarinos subiram ao palco do Auditório Potty Lazzarotto para a performance de dança contemporânea “À flor concreta”, um desdobramento da coleção do designer Luan Valotto. Entre linhos coloridos e esvoaçantes, os artistas dançaram embalados pela trilha sonora de Maycon Ananias, com design sonoro de Vitor Rosa.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.