Ao todo, foram 21 premiados, sendo 16 na categoria Ouro, três na Prata e duas na Bronze; comitês das regiões leste e sudoeste foram as mais bem avaliados
Nesta quarta-feira (10), o Sebrae/PR entregou o Prêmio Território Empreendedor aos comitês territoriais que obtiveram a melhor evolução no Índice de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios do Território (IDAN-T). Ao todo, foram premiadas 21 iniciativas, com base nas ações voltadas às políticas públicas, acesso a mercados e a crédito, simplificação e desburocratização, liderança e governança, associativismo e inovação.
O reconhecimento aconteceu durante o Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, em Foz do Iguaçu, realizado pelo Sebrae/PR, com o apoio do Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa (Fopeme), dos comitês territoriais e locais e das Salas do Empreendedor.
O gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais (Uane) do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, reforça que, ao trabalhar os territórios, é possível integrar todas as cidades, independente do porte.
“Os comitês territoriais são a força viva do estado, a demonstração de que, mesmo com as diferenças econômicas, todos têm voz e força. Valorizamos os empreendedores, prefeitos e os envolvidos no ecossistema do bem para o desenvolvimento das cidades”, frisa.
Na categoria Ouro, foram incluídos os comitês que obtiveram mais de 60 pontos; na Prata de 59,99 a 50 pontos; e na Bronze de 49,99 a 40 pontos. No total, 16 comitês conquistaram o Ouro, sendo que a maior pontuação foi do Comitê Territorial Gralha Azul, na região Leste do estado, com 86,72, seguido pelo Comitê Territorial La Frontera, na região Sudoeste, com 81,15.
Para o presidente do Comitê Territorial Gralha Azul, Tiago Wandescheer, a premiação é fruto do trabalho que está sendo desenvolvido pelas prefeituras, setor privado e terceiro setor das cidades de Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Piên, Agudos do Sul, Tijucas do Sul, Lapa, Contenda, Quitandinha, Campo do Tenente, Rio Negro, Balsa Nova e Campo Magro.
“O Comitê, composto por 27 integrantes, foi institucionalizado em agosto de 2021 e conseguimos, de forma conjunta, fazer novas parcerias, unir forças e dividir conhecimentos, como a Lei do Food Truck e a iniciativa de Piên, que aproximou os agricultores e os grandes compradores, deixando de lado os chamados atravessadores”, comenta.
A presidente do Comitê Territorial La Frontera, Talita Casagrande, salienta as iniciativas ligadas, principalmente, às compras públicas e educação empreendedora nos 40 municípios que integram o comitê, dentre eles três argentinos e um de Santa Catarina.
“Nossa governança, que é binacional, nos ajudou na missão de promover o desenvolvimento. Trabalhamos muito os marcos legais e temos dois projetos, que são o Passeio Costaneiro de Santo Antônio e a revitalização do Lago entre Dionísio Cerqueira [Santa Catarina] e a Argentina, com articulações do Comitê, que estão em andamento”, ressalta.
Confira os territórios premiados:
Categoria Ouro
Gralha Azul 86,72
Fronteira 81,15
Sul do Paraná 77,05
Sudoeste 76,34
Litoral 75,74
Paranapanema 73,33
Cantuquiriguaçu 70,08
Médio Noroeste 69,51
Paraná Centro 69,46
Terra Roxa 67,93
Norte Pioneiro 65,39
Vale do Tibagi 65,04
Vale dos Pinheirais 64,50
Vale do Ivaí 63,19
Oeste Integrado 60,31
Curitiba – RMC 60,22
Categoria Prata
Vale do Ribeira 59,03
Costa Noroeste 56,02
Centro Ocidental 55,74
Categoria Bronze
Norte do Paraná 49,91
Arenito-Caiuá 49,09