O Sebrae lança, nesta quarta-feira (23), a plataforma do Observatório Data MPE Brasil, um serviço voltado à produção, disseminação e análise de inteligência para o desenvolvimento dos pequenos negócios. A ferramenta, disponibilizada por meio de uma plataforma on-line, permitirá a elaboração de múltiplas análises e obter várias visualizações a partir de bases de informações relevantes e atualizadas, além de análises de especialistas. Será possível criar recortes relacionados à inteligência territorial e setorial.
O Observatório facilitará a análise de informações atualizadas e, consequentemente, a resolução ágil de problemas. Além disso, ele possibilitará que as empresas identifiquem novas oportunidades para seus negócios e tomem decisões conscientes. O lançamento faz parte da programação da Semana Global do Empreendedorismo (SGE).
Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a ferramenta chega em momento importante, pois o atual ambiente de negócios exige a obtenção de informações certas no momento certo. Fora a utilidade dos dados para projetos e ações do Sebrae e parceiros, o Data MPE promoverá ainda discussões sobre políticas relacionadas às micro e pequenas empresas e melhoria no ambiente de negócios no Brasil.
“O empreendedor deve utilizar as informações a seu favor de duas formas: avaliando seu negócio hoje ou com um olhar para o futuro. Ao analisar cenários e tendências de mercado, comportamento das inovações, novos modelos de negócios, dentre outros, por exemplo”, complementa Melles.
O Observatório Data MPE Brasil faz parte de uma estratégia maior do Sebrae de uma cultura de inteligência. O Programa Inteligência de Dados fomenta ações e projetos que abarcam a governança de dados, arquitetura e soluções de dados e cultura analítica.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.