Nesta quarta-feira (2), a Fiep recebeu o Innovation Day, seminário que atraiu cerca de 170 representantes de dezenas de empresas da capital paranaense. O encontro trouxe a Curitiba empresas do Estado de São Paulo para apresentar as principais novidades em cosméticos que utilizam ingredientes naturais e biotecnológicos na área da beleza, bem-estar e autocuidado.
Para Adriana Kalinowski, consultora do Sebrae/PR, a diversidade de expositores presentes no evento, promovido pela Cosmetic Innovation e apoiado pelo Sebrae/PR, trouxe uma gama de matérias-primas, insumos e tecnologias nacionais e internacionais, representando uma oportunidade para as indústrias de Curitiba incorporarem inovação em suas produções.
“Os participantes puderam conhecer as tendências e a ciência por trás da nova geração de produtos cosméticos. Além disso, tiveram a chance de fazer networking presencial com os principais stakeholders (grupos de pessoas ou organizações que podem ter algum tipo de interesse no segmento) do mercado cosmético nacional”, destaca a consultora.
Janaína Amaral, coordenadora de inteligência de mercado da Schwan Cosmetics, empresa alemã sediada em Curitiba, esteve na feira em busca de novas matérias para a criação de produtos diferenciados.
“É a primeira vez que participo de um evento tão específico voltado para o mercado de cosméticos, aqui. Além da facilidade de não termos de nos deslocar para São Paulo para conhecer as tendências, acredito que isso seja o reconhecimento do potencial mercadológico da região”, conta Janaína.
Curitiba, mercado promissor
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Indústrias de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria do Estado do Paraná (Sindicosméticos), em 2020, o Paraná abriga aproximadamente cem empresas no segmento de cosméticos, das quais cerca de 50 estão localizadas em sua capital. Esse número engloba as indústrias de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Por isso, segundo Adriana, as empresas fornecedoras de ingredientes e serviços especializados na otimização de formulações cosméticas e no desenvolvimento de novos produtos mostraram grande interesse no mercado promissor que existe em Curitiba.
“O público curitibano, conhecido por seu alto poder aquisitivo, tem impulsionado o crescimento do setor de beleza e saúde no sul do Brasil, tornando-a uma atraente vitrine para os expositores que pretendem investir na região”, diz Adriana Kalinowski.
A consultora acrescenta que, além do setor de cosméticos “desempenhar um papel de suma importância na economia do Curitiba e gerar muitos empregos, também é uma grande oportunidade para as micro e pequenas empresas se destacarem e criarem novos mercados focados em nichos.”
A Greentech, empresa francesa com sede em Diadema (SP) especializada na fabricação de bioativos de origem vegetal, foi uma das participantes. A companhia abriu uma fábrica no Brasil em 2021 para desenvolver ingredientes sustentáveis e ecológicos de alta tecnologia por meio dos recursos naturais vegetas, marinhos e microbianos.
“Nossos clientes são empresas de todos os portes, desde multinacionais até farmácias de manipulação, por exemplo, mas pequenas empresas podem se diferenciar no mercado de cosméticos oferecendo produtos mais exclusivos e com tecnologias disruptivas”, diz Elizabeth Ganzelli Auricchio, do Marketing Técnico da GreenTech Brasil.
Algumas tendências em beleza
Durante o Innovation Day, foram apresentadas três das principais macrotendências que utilizam ingredientes naturais e biotecnológicos na área da beleza, bem-estar e autocuidado.
Uplifting beauty
Produtos que têm o propósito de ser inspiradores e, nessa perspectiva, podem desempenhar um papel significativo no estímulo ao autocuidado que se intensificou após a pandemia. Isso engloba aspectos como o bem-estar sexual, o equilíbrio hormonal e o cuidado com todas as fases da vida, tanto para mulheres quanto para homens.
Deeply rooted in science
A tendência atual na indústria da beleza é enfatizar produtos com comprovação científica de sua eficácia. A abordagem médica está impulsionando a demanda por provas concretas, levando à criação de produtos com ingredientes tecnologicamente avançados. Isso motiva o mercado a buscar maior eficácia e inovação, aproveitando os avanços da biologia e de tecnologias para oferecer soluções efetivas.
Engaged beauty to engage
Cosméticos que apresentam novas diretrizes para envolver e criar comunidades. O autocuidado está evoluindo com um propósito renovado, incorporando a gestão da saúde mental, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar das comunidades. Para alcançar uma beleza sustentável, a eficiência, o prazer, a personalização e a conveniência são fatores cruciais na transformação bem-sucedida.
Feira do Empreendedor 2023
Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.