Durante a Feira do Empreendedor 2023, uma cacatua branca se tornou a estrela inesperada da loja conceito de petshop. Théo é o animal de estimação de Carlos Eduardo Correia Laynes, empresário de Uberlândia (MG) que participa do evento. Ele trabalha no mercado de capacitação e inteligência voltado para ambientes pet-friendly, ou seja, que são acolhedores para animais de estimação.
“Muita coisa me chamou atenção, tanto em termos daquilo que eu já conhecia quanto algumas colocações que eu não faria da forma como foram feitas, mas eu achei fantástica a loja em termos de objetividade, de mostrar ao cliente aquilo que existe em termos de mercado”, disse Carlos.
Para apresentar algumas das melhores práticas para empreendedores ou para aqueles que desejam concretizar seus sonhos, a Feira do Empreendedor conta com quatro lojas interativas, além do petshop: cafeteria, moda, e salão de beleza. As atrações estão disponíveis até domingo (17) das 14h às 22h, no Viasoft Experience, em Curitiba.
A loja com conceito interativo oferece uma experiência única por meio de visitas guiadas. Essas visitas são conduzidas em grupos de dez a 15 pessoas e têm uma duração aproximada de dez minutos. O objetivo é proporcionar aos visitantes a oportunidade de entender a lógica por trás do balcão de atendimento, observando-o pela perspectiva dos profissionais que realizam suas atividades diárias na empresa.
Durante a visita, os participantes têm a chance de adentrar o espaço de trabalho da loja e observar de perto como funciona o processo de atendimento, os procedimentos internos, organização do espaço e aplicação da tecnologia.
A consultora do Sebrae/PR, Acea Evgueni Ratcheva, destaca que a escolha do petshop como uma das lojas conceito se deve ao fato de que o segmento está em aceleração no País.
“Esse crescimento é impulsionado, em parte, pela decisão das pessoas de adiar ou não ter filhos, concentrando-se mais em seus animais de estimação. Os petshops evoluíram de simples prestadores de serviços de banho e tosa para vendedores de produtos, o que pode aumentar a lucratividade e a competitividade desses estabelecimentos”, afirmou a consultora.
Acea detalha que, na loja conceito de petshop, o foco está em transmitir confiança aos clientes, já que eles levam seus animais de estimação aos cuidados do petshop, considerando-os como membros da família.
“A loja oferece produtos inovadores para animais de estimação, expõe o processo de higienização de forma transparente e apresenta ferramentas que melhoram a eficiência operacional. Esses softwares proporcionam controle de clientes, gestão de retorno, aumento do tíquete médio de compra e gerenciamento financeiro”, acrescentou.
A consultora enfatiza que muitos empreendedores ainda evitam a tecnologia devido ao receio de altos investimentos, mas destaca que a inserção digital pode tornar o negócio mais competitivo. Além disso, a loja conceito tem um forte foco em sustentabilidade, com materiais naturais, uso de energia renovável e compromisso com o meio ambiente.
“A experiência do animal de estimação é valorizada, e os produtos são projetados para serem sustentáveis e eco-friendly, aproveitando ao máximo os recursos e minimizando o impacto ambiental”, ressaltou.
Nem só pessoas familiarizadas com o ramo visitam a loja. Carolina Diogo trabalha, atualmente, com Medicina Bioenergética. Ela fez uma visita à loja conceito de petshop para se familiarizar com as novas tendências do setor e entender o que as pessoas estão fazendo.
“Minha família possui uma empresa de motos, e embora sejam setores diferentes, acredito que aqui na Feira a gente pode obter ideias para aplicar em outros setores e acompanhar as modernizações”, afirmou Carolina, que participou dos dois primeiros dias da Feira e planeja assistir às palestras magnas do evento.