ASN PR Atualização
Compartilhe

SRI do Norte Pioneiro do Paraná é finalista do Prêmio Nacional de Inovação

Sistema Regional de Inovação concorre na categoria Ecossistema de Pequeno Porte. Vencedores serão conhecidos no dia 26 de setembro
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná é um dos finalistas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), na categoria Ecossistemas de Pequeno Porte. O PNI é a maior premiação de inovação do Brasil e tem o objetivo de incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas e Ecossistemas de Inovação que atuam no País. No ano passado, o norte pioneiro venceu a premiação na categoria Estágio Inicial. Os vencedores deste ano serão conhecidos no dia 26 de setembro.

O PNI define o Ecossistema de Inovação (EI) como um ambiente composto por diferentes atores que promove articulação, interação e cooperação entre eles, estimulando iniciativas e redes de relacionamento de benefício mútuo e tendo a inovação como foco principal. A avaliação do prêmio contempla o fortalecimento do EI por meio da demonstração de esforço realizado, resultados obtidos, impactos gerados e a evolução obtida nos últimos dois anos.

Criado em 2016, o SRI atua para fomentar a cultura da inovação e estruturar projetos que visam promover o desenvolvimento econômico do norte pioneiro. O trabalho conta com a participação de lideranças de 12 municípios: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro, Joaquim Távora, Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Ibaiti, Jaboti e Carlópolis.

O presidente do SRI do Norte Pioneiro do Paraná, Hugo Corrêa, comemora a classificação para a final do prêmio pelo segundo ano consecutivo. Para ele, esse reconhecimento representa a coroação de um trabalho que vem sendo construído há vários anos e que visa o desenvolvimento regional.

“É claro que não são os prêmios que nos movem. Mas, o PNI, que elevou bastante o nível de exigência e qualidade, nos ajuda no planejamento e organização das ações, além de trazer visibilidade para os parceiros envolvidos no projeto”, afirma Corrêa.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, lembra que o objetivo principal do trabalho feito pelo ecossistema é criar oportunidades para que os jovens permaneçam no norte pioneiro, mitigando indicadores negativos para a região, como a redução da população e a migração de mão de obra para outras partes do Paraná e do Brasil.

“O SRI realiza um trabalho coletivo de criar ativos para o desenvolvimento regional com foco na inovação”, destaca.

Capello afirma ainda que, hoje, a região promove um alto volume de ações voltadas para a inovação, possui startups e, graças ao ciclo positivo, tem percebido o aumento do número de empreendedores por oportunidade. Ele destaca, ainda, o trabalho realizado com produtos diferenciados do agronegócio para a internacionalização. Os cafés especiais e a goiaba, produzidos na região, possuem clientes no exterior.

O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae.

  • Ecossistema de Inovação
  • inovação
  • prêmio nacional de inovação
  • SRI do Norte Pioneiro