ASN PR Atualização
Compartilhe

Agentes públicos de 57 municípios se reúnem em Cascavel

Representantes das cidades do Oeste Integrado e Cantuquiriguaçu participaram do Encontro Regional de Melhoria do Ambiente de Negócios e Políticas Públicas
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Nesta quinta-feira (28), 250 representantes dos 57 municípios dos territórios Oeste Integrado e Cantuquiriguaçu se reuniram no Encontro Regional de Melhoria do Ambiente de Negócios e Políticas Públicas. O evento, organizado pelo Sebrae/PR em parceria com o Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa (Fopeme), visa contribuir para a melhoria do ambiente de negócios, fomentando a construção de iniciativas que oportunizem a parceria entre Poder Público, iniciativa privada e governanças.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, Cesar Rissete, iniciou a programação falando sobre a relação das políticas públicas e os reflexos no empreendedorismo. Para ele, um dos principais ativos de uma região são as pessoas e, por isso, é essencial promover o protagonismo dos cidadãos e, também, incentivar a participação das pessoas em prol da melhoria do ambiente de negócios e da competitividade dos municípios.

“As pessoas são a verdadeira riqueza dos municípios, por isso é tão relevante trabalharmos para gerar mais empreendedores e fazer com que os empresários possam crescer nos seus municípios, gerando mais renda e emprego e, principalmente, contribuindo para a economia local. O pertencimento é fator essencial para o desenvolvimento dos municípios”, enfatizou.

Cesar Rissete enfatizou a importância do foco nas pessoas. Foto: Camila Agner.

Na sequência, a programação contou com uma apresentação do Programa Descomplica, pela Casa Civil do Paraná, pelo Sebrae/PR e pela Junta Comercial do Estado do Paraná (Jucepar). O Programa promove a desburocratização nos municípios paranaenses, simplificando processos de abertura de empresas no Estado.

Depois, foi realizado um painel sobre as ações em prol do desenvolvimento dos pequenos negócios que estão sendo realizadas na região. O prefeito Heraldo Trento, de Guaíra; o secretário de Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Toledo, Diego Bonaldo; o prefeito de Santa Helena, Evandro Grande; e o secretário da Casa Civil de Cascavel, Thiago Stefanello, conduziram a conversa. Dentre as iniciativas, foi apresentado o projeto do Banco da Mulher Cascavelense.

“Este é só mais um exemplo de como o Poder Público pode fazer a diferença. Com o Banco, nós permitimos que as mulheres empreendedoras de Cascavel tenham acesso a financiamentos rápidos, com os juros subsidiados pelo Município. Dessa forma, a empreendedora pode ter acesso a até R$ 15 mil sem juros”, explicou o Secretário da Casa Civil de Cascavel, Thiago Stefanello.

Completando a programação, foi a vez do gerente de negócios da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Jeferson Pereira da Costa, abordar as iniciativas da Companhia a fim de aprimorar a gestão municipal e aproximar a realidade local das soluções de tecnologia da informação e comunicação. Um dos destaques da apresentação foi o Projeto Olho Vivo.

“O sistema é integrado com o Programa de Segurança Escolar Avançada e monitora, por meio de câmeras e inteligência artificial, o comportamento e as situações que podem apresentar risco à integridade dos alunos e servidores. É mais uma tecnologia que pode ser replicada e está disponível para melhorar a comunidade escolar”, relatou.

Posteriormente, o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein; o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Oeste do Paraná (Caciopar), Lucas Ghelere; o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Rainer Zielasko; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cascavel (Codesc), Alci Rotta; e a presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Centro Oeste do Paraná (Cacicopar), Ezabel Sczeuczuk, conduziram um novo painel para abordar as instituições da região.

“O fato de trazermos estas instituições para o palco do evento é justamente para convidar que os agentes públicos possam participar, contribuir e se engajar nestes grupos. Pois é dessa forma que fortalecemos os territórios Oeste e Cantuquiriguaçu e, por consequência, melhoramos o ambiente de negócios”, convidou o gerente da regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein.

Completando a agenda, os prefeitos Evandro Grade, de Santa Helena, e Marcio Rauber, de Marechal Cândido Rondon, apresentaram algumas boas práticas do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), respectivamente.

Reflexos das políticas

Para encerrar, o ex-prefeito de Maringá e comentarista de sustentabilidade, Silvio Barros, falou sobre os reflexos das políticas públicas e o papel da sociedade organizada na Cantuquiriguaçu e no Oeste do Paraná.

“As cidades e as regiões competem umas com as outras, por isso, é preciso fortalecer a competitividade dos municípios. Fatores como gestão fiscal e administrativa, aspectos sociais e vitalidade econômica são mecanismos que precisam ser trabalhados para atrair novos negócios e reter talentos”, comentou Silvio.

Sobre o aspecto da tecnologia e futuro, Silvio ressaltou os avanços da tecnologia.

“A inteligência artificial está aí. São várias novidades surgindo que podem substituir empregos tradicionais e é exatamente por isso, que, neste mundo tecnológico completamente diferente do nosso, precisa de capacitação que não vai ser pela educação tradicional. Precisamos transformar o processo de preparação dos nossos jovens para aquilo que o mundo vai exigir deles”, ponderou Silvio.

Silvio Barros abordou temas como ESG e políticas públicas. Foto: Camila Agner

Alavanca para a diferença

Jaine de Paula Proença é menor aprendiz e trabalha no departamento de desenvolvimento econômico do município de Reserva do Iguaçu. Ela foi motivada pelos supervisores para participar do Encontro e avalia que foi um momento importante de aprendizado e motivação para o trabalho.

“Como auxiliar da Sala do Empreendedor, vim buscar interagir um pouco mais com o Sebrae para entender o ambiente local de negócios. O que mais me instigou foi esse exercício de pensar como será o mundo daqui a dez anos e como essas mudanças podem influenciar nas nossas vidas. No dia a dia, nem sempre pensamos a respeito, mas é muito importante refletir o futuro para começar a agir agora”, detalhou.

Rogério Silva Oliveira é engenheiro civil e vereador no município de Diamante do Oeste. Para ele, o ponto alto do Encontro é o diálogo com toda a região.

“A visão repassada tende a ajudar os municípios menores a se desenvolverem. Espero que as coisas que começaram aqui e que a motivação dos participantes se concretize e perdure, pois é isso que transformará a nossa região”, disse.

Participaram do encontro cerca de 250 pessoas de 57 municípios da região. Foto: Camila Agner

Gabriel Carvalho é secretário de educação em Matelândia e participou do Encontro para ter ideias – missão que, de acordo com o servidor, foi cumprida com êxito.

“Vim buscar conhecimento e gostei muito da forma com que alguns municípios puderam mostrar o que estão fazendo. É uma forma produtiva de compartilhar experiências e, com isso, dá para levar muitas ideias para o nosso município”, comenta.

O Encontro Regional de Melhoria do Ambiente de Negócios e Políticas Públicas foi realizado pelo Sebrae/PR em parceria com o Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa (Fopeme) e apoio da Caciopar, Cacicopar, Programa Oeste em Desenvolvimento, Unioeste, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

-

-

  • ambiente de negócios
  • cantuquiriguaçu
  • oeste
  • políticas públicas
  • sebrae paraná