O Sebrae/PR recebeu, nesta quinta-feira (30), alunos e professores que participaram do Programa Startup Garage 2023, para a última edição do ano. A iniciativa reúne instituições como Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Além da entrega da premiação às startups vencedoras do Prêmio Startup Garage 2023, foram realizadas palestras com Antonella Satyro, fundadora e CEO do Human Skills Manifesto, e Giuliano Podalka, fundador e diretor da Pacer.
As startups vencedoras estiveram presentes: a campeã, MAG Pet Solutions, de Curitiba, que oferece serviços de passeio de animais de estimação, acompanhantes para consultas veterinárias e pet sitter com segurança; e a segunda colocada, Equalys Solutions, também da capital, que oferece soluções tecnológicas para monitorar substâncias tóxicas da água.
Aloisio Cerqueira, consultor do Sebrae/PR, conta que, além da continuidade em 2024, o Programa contará com o Diagnóstico Universitário Empreendedor (DUE), desenvolvido este ano em conjunto com a pesquisadora Ângela Nardelli, da UFPR.
“O DUE revela a percepção do empreendedor universitário. Para 2024, todos os alunos que ingressarem no Programa vão fazer o cadastro e a autoavaliação empreendedora. Isso vai ajudar na análise dos dados. Reunimos as equipes do primeiro semestre, especialmente as vencedoras e os primeiros colocados no ranking de cada universidade, e oferecemos para eles continuarem essas ideias de negócio com o Sebrae/PR. Disponibilizamos uma equipe de mentores e iniciamos uma curadoria de necessidades, para agregar às startups”, explica.
Além disso, a meta do Programa é chegar em 2024 com pelo menos 50% do perfil dos alunos mapeados pelo DUE, segundo estimativa de Ângela Nardelli.
“O diagnóstico é uma ferramenta para mapear a intenção empreendedora, que é o perfil de características do aluno. Nós aplicamos o DUE em 400 alunos de sete instituições, sendo 35% de mulheres e 65% de homens. A gente acompanhou individualmente o desempenho de 18% desses alunos, ao longo da jornada. Isso traz outra vantagem: por termos o perfil individual mapeado, caso determinada startup não vá adiante, nós podemos identificar aquele aluno que participou e oferecer uma continuidade em mentoria, caso ele queira”, aponta a pesquisadora.
Entrada no mercado
Startup premiada, a Equalys Solutions está em fase de desenvolvimento do mínimo produto viável (MVP) e anúncio de sua solução ao mercado, para angariar clientes. De acordo com Claudemir Souza, CEO da startup, a previsão é de que isso ocorra até março.
“Sou biólogo por formação, fiz mestrado e doutorado em Biologia Celular, depois fiz pós-doutorado em Biotecnologia e fui para a área ambiental, que é onde desenvolvemos soluções para testes rápidos para analisar a água. O Startup Garage foi fantástico, ajudou a gente a definir e direcionar melhor tanto nosso modelo de negócio quanto a solução em si. As dinâmicas nos incentivaram bastante a continuar”, avalia.
Para o empreendedor e professor Paulo Porto Martins, da PUCPR, a integração entre a instituição e o programa ajuda a oxigenar o ambiente de inovação.
“Esse ano, nós fundimos o nosso Programa Institucional de Bolsa de Empreendedorismo e Pesquisa da PUCPR (Pibep), que está em sua 13ª edição, com o Startup Garage. A gente seleciona os melhores projetos, depois fazemos uma etapa de capacitação e um pequeno investimento. A junção desses dois programas deu muito certo, é um modelo bem interessante que iremos replicar no ano que vem, juntando as forças da PUCPR com o Sebrae/PR”, identifica.
Na UTFPR, também houve mudança de direcionamento no Programa em 2023, segundo o professor Roberto Candido, dos cursos de Engenharia na instituição.
“Antes, nós abríamos inscrições para universitários de todos os anos, mas pelo calendário acadêmico, muitos deles acabavam desistindo no meio da jornada. Para este ano, fizemos uma experiência pedagógica diferenciada, trazendo o Garage para a disciplina de Introdução à Engenharia, com turma de calouros recém-chegados à universidade. Foi uma configuração bastante interessante, com alunos ainda sem nenhum vício, buscando empreender seu próprio negócio”, comenta.
Sobre o Prêmio
Participaram do Prêmio Startup Garage 30 startups. As dez finalistas receberam mentorias como preparação para o DemoDay, em que apresentaram suas soluções, puderam se conectar com potenciais investidores e parceiros, e receber feedbacks valiosos por parte dos especialistas que fizeram parte da banca julgadora.
As dez startups finalistas foram: Med Tech Innovations, do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – Cascavel; Vita, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Francisco Beltrão; Equalys Solutions, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba; MAG Pet Solutions da PUCPR – Curitiba; Fink, da PUCPR – Curitiba; Urba Scienco, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá; Chef Mate, da UTFPR – Curitiba; Hydra & Health Care, da Faculdades Pequeno Príncipe – Curitiba; Verdin, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) – Foz do Iguaçu; e Pet & Healthy, da UTFPR – Curitiba.
Como premiação, as startups vencedoras participarão da “Missão Ecossistema SP”, uma imersão no ecossistema de inovação em São Paulo. Essa missão terá os objetivos de: visitas à locais que promovem a inovação e apoiam as startups, aprendizados práticos, networking, benchmarking, inspiração e estímulo à inovação, além de compreensão do ecossistema.