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Ações do Sebrae/PR e da Prefeitura de Maringá projetam município no cenário turístico da América Latina

“Plano Municipal de Turismo” e o “Place Branding: Identidade de Maringá” colocaram município em final de premiação internacional
Por ASN Paraná
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Maringá ganhou destaque no Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente (DTI), realizado em março, ao ficar entre os finalistas na categoria “Destinos”. A premiação reconhece iniciativas de países como Brasil, Colômbia, Uruguai e Peru e foi criada pela Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), a fim de motivar, promover e reconhecer destinos turísticos, empresas, startups e instituições ligadas ao turismo que exibem projetos que contribuem para a transformação e desenvolvimento dos DTI.

“Estar entre os finalistas em uma premiação assim é uma mostra de que os projetos que o Sebrae e a prefeitura vêm realizando juntos estão surtindo resultados. Ficamos atrás de Montevidéu, capital do Uruguai e vencedor do ‘Destino do Ano’. É gratificante levar Maringá para cenários onde figuram grandes destinos da América Latina”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Perseu Bastos.

Com a participação de diversos atores do turismo local, os projetos que classificaram Maringá entre os finalistas em governança e em promoção/marketing foram o “Plano Municipal de Turismo” e o “Place Branding: Identidade de Maringá”, ações que têm o objetivo de fortalecer o turismo local.

Para Fernanda Maia, superintendente da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá (Saet), a estruturação do setor turístico não tem outro caminho senão de forma compartilhada.

“Isso porque é transversal, ou seja, envolve gastronomia, cultura, lazer, história, mais de 50 setores econômicos. Quando pensamos no que queremos para daqui a dez anos, partimos para a coordenação de tudo, mas faltava a metodologia. Recorremos ao Sebrae, que conduziu o desenvolvimento das ações e uniu parceiros”, conta Fernanda.

Projetos foram desenvolvidos em cooperação. Foto: Divulgação

Com o “Plano Municipal de Turismo” o propósito é favorecer e integrar o trade turístico por meio da consolidação e do envolvimento da Governança de Turismo.

“Aproveitamos o repertório de planos anteriores e a Governança de Turismo envolvida na construção do plano decidiu transformá-lo em sugestão de projeto de lei, o qual tramita na câmara, para que se mantenha como plano de governo. Isso é um dos principais elementos de uma boa governança, é como mensuramos objetivos e identificamos responsáveis”, diz Bastos.

“A maturidade e a estruturação do plano nos trouxeram a possibilidade de concorrer ao prêmio e nos deram a visibilidade de ir à final. Diante do dinamismo do plano, conseguiremos entregar, em 2024, 15% do que foi proposto para o setor. Começamos a girar a roda do turismo na cidade de forma transversal e coletiva”, acrescenta Fernanda.

Parque do Japão, um dos pontos turísticos de Maringá. Foto: Rafael Macri/PMM

Marca para Maringá

No âmbito da comunicação e da venda do destino, o projeto “Place Branding: Identidade de Maringá” foi realizado para se obter a identidade turística de Maringá. No último semestre de 2023, foi realizada uma entrevista com mais de mil participantes, entre lideranças, empresários, secretários municipais entre outros agentes do setor, cujo resultado possibilitou a criação da marca “Maringá Faz Bem”.

“A partir dos resultados da pesquisa, ajudamos a desenvolver uma estratégia, a partir da qual foi desenhada uma estratégia de comunicação única que integra os atores do destino. A essência extraída disso é que Maringá faz bem o que se propõe a fazer e faz as pessoas se sentiram bem. Assim, chegamos à marca ‘Maringá Faz Bem’, para ajudar a alavancar a cadeia local”, explica Bastos.

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