ASN PR Atualização
Compartilhe

Alimentos de origem Paraná ganham destaque na ExpoApras 2024

Empresas de diversas regiões do Paraná apresentam produtos para distribuidores atacadistas e varejistas
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Quem passa pelo estande do Sebrae/PR, da Fecomércio PR e do Sistema Fiep, na ExpoApras, confere que a cultura regional paranaense está em alta. Diversos expositores, de regiões distintas do Estado, apresentaram ao público os seus produtos no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Para os empreendedores, é uma oportunidade de networking e negócios com potenciais compradores do Brasil e exterior.

Lideranças do Sebrae/PR, Fiep, Ocepar, Fecomércio PR, juntamente com o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, degustam o barreado servido pelo Senac, no estande.

Dos 14 presentes, alguns contam com a Indicação Geográfica (IG) e outros detêm o Selo Alimentos do Paraná. E, não por acaso, um deles, o Café do Norte Pioneiro, foi a primeira IG paranaense, em 2012.

De acordo com Jonas Silva, diretor da Associação dos Produtores de Café Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), nos últimos anos, os negócios no setor tiveram uma projeção significativa no mercado, o que se evidencia na ExpoApras.

O café do Norte Pioneiro foi o primeiro produto a receber a Indicação Geográfica no Paraná.

“A feira nos permite mostrar aos empresários e pessoas interessadas que o norte pioneiro, além da produção de café especiais, tem diversos produtos com Indicação Geográfica, valorizando a região”, conta.

A IG dá mais notoriedade para um produto, além de protegê-lo oficialmente. Desenvolve a região na qual está inserido e já é devidamente conhecido. Quem reconhece os produtos no Brasil é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Enquanto alguns produtos contam com a IG, outros estão em processo de reconhecimento, como é o caso da Cracóvia, de Prudentópolis, região central do Estado, que aguarda a análise favorável do INPI.

A Cracóvia, de Prudentópolis, região central do Estado, produz o embutido derivado de carnes suínas.

Para Jose Mahulak, proprietário de uma empresa que produz o embutido derivado de carnes suínas, a Cracóvia tem visibilidade comercial, mas com a IG isso tende a crescer.

“A estrutura do negócio será totalmente beneficiada, não só no mercado estadual, mas também no nacional. E com a feira e o apoio do Sebrae, bem como de outros órgãos para a obtenção da Indicação Geográfica, a empresa tem tudo para se tornar peça fundamental em outros estabelecimentos comerciais do ramo de carnes”, pontua.

A Baum Fruit, empresa que tem o selo Alimentos Paraná, utiliza como matéria-prima produtos com Indicação Geográfica, como o morango do Norte Pioneiro e a goiaba de Carlópolis.

Valorização regional

Além dos produtos que possuem IG, houve a participação de empresas que contam com o Selo “Alimentos do Paraná”, o qual atesta a qualidade e a segurança de determinado produto. Uma delas é a Baum Fruit – Frutas Congeladas, também do norte pioneiro.

Conforme Willian Souza, gerente comercial, uma forma de expandir a atuação da empresa foi buscar matéria-prima, como o morango do Norte Pioneiro e goiaba de Carlópolis, por exemplo, com empresários que possuíam a Indicação Geográfica.

“Até como forma de reforçarmos nossa referência e termos mais credibilidade no mercado. É a partir desses produtores que já têm a IG que ampliamos o nosso portifólio, vinculado a estes produtos, atendendo com mais qualidade ao mercado paranaense”, ressalta.

A goiaba de Carlópolis, na região Norte do Estado, tem Indicação Geográfica há mais de três anos.

Mercado externo

Outro produto presente na feira, também com Indicação Geográfica, foi a goiaba de Carlópolis. Segundo o produtor rural Elias Benedetti, a partir do momento em que começou a trabalhar com a IG, houve um impulsionamento na produção da fruta voltada para a exportação.

“Além de dar visibilidade a um produto regional a nível estadual e nacional, conseguimos atingir, também, mercados de outros países, como Portugal, Canadá, Inglaterra, entre outros. Dessa forma, a gente valoriza um produto nosso tanto no mercado interno quanto no externo”, destaca.

Ainda no primeiro dia de evento, o Senac fez uma homenagem ao Barreado do Litoral do Paraná, prato com IG, apresentando a iguaria aos visitantes, enaltecendo um produto com legado histórico significativo no Paraná.

Presença no estande

Entre os produtos de origem com IG ou com o Selo Alimentos do Paraná, participam do espaço conjunto do Sebrae/PR, da Fecomércio PR e do Sistema Fiep, o Mel do Oeste do Paraná, Queijos Coloniais de Witmarsum, Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul do Brasil, Cracóvia de Prudentópolis, Ponkan de Cerro Azul, Mel de Prudentópolis, Camomila de Mandirituba, Cafés Especiais do Norte Pioneiro, Goiaba de Carlópolis, Tortas de Carambeí, Cookie do Boleta – de Guarapuava, Cristal Massas – de São José dos Pinhais, Villa Dora Alimentos – de Contenda e Baum Fruit – de Jaboti.

  • Café do Norte Pioneiro
  • Cracóvia de prudentópolis
  • ExpoApras
  • fecomércio
  • Fiep
  • IG