ASN PR Atualização
Compartilhe

Arquitetos de Curitiba iniciam programa voltado à gestão e inovação

Iniciativa reúne 30 escritórios da capital em uma jornada com workshops, consultorias e foco em competitividade
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Nesta quinta-feira (3), a Regional Curitiba do Sebrae/PR sediou a primeira ação do programa Empreenda na Arquitetura. A iniciativa inédita, que busca desenvolver uma cultura empreendedora entre escritórios de arquitetura de Curitiba, conta com uma programação de workshops, consultorias e atenção especializada que segue até o mês de outubro. O programa, uma parceria entre o Sebrae/PR e o Núcleo Paranaense de Decoração (NPD), selecionou 30 escritórios nesta primeira edição, considerados os mais atuantes em 2025 pelo núcleo.

O primeiro workshop, realizado nesta quinta, apresentou alguns dos principais conceitos de negociação, vendas e contratos para micro e pequenas empresas. No cronograma, ainda está prevista a abordagem de temas como planejamento estratégico, custos e formação do preço de venda, gerenciamento de projetos, gestão do tempo e redes sociais.

Programa reuniu os escritórios de arquitetura de Curitiba mais atuantes em 2025, segundo levantamento do NPD. Fotos: Inove

Durante todo o período do Empreenda na Arquitetura, os escritórios participantes terão consultorias individuais com especialistas do Sebrae/PR, que irão auxiliar os empreendedores a aperfeiçoar a gestão dos seus negócios.

Rodrigo Melo Viana, consultor do Sebrae/PR, explica que, em um diagnóstico realizado pela instituição, foi possível identificar desafios na gestão dos escritórios de arquitetura que justificam a iniciativa de fomentar uma cultura de empreendedorismo entre arquitetos da capital.

“Entendemos que, em um contexto geral, os escritórios podem se aprimorar em questões como precificação, captação de clientes e organização interna. Com uma abordagem prática e focada na realidade do setor, o Empreenda na Arquitetura amplia a visão empreendedora destes profissionais, fortalecendo a gestão dos negócios com ferramentas práticas de finanças, marketing, processos e posicionamento, impulsionando seu crescimento no mercado”, afirma Viana.

Para Marcelo Fedatto, diretor de Marketing do NPD, o Empreenda na Arquitetura tem potencial para ressignificar, por meio da cultura empreendedora, a forma como os arquitetos enxergam o próprio trabalho.

“É de extrema importância despertar o lado empreendedor dos profissionais de arquitetura, pois isso traz um novo olhar sobre a gestão dos processos produtivos, desde a concepção dos projetos até a execução. A expectativa é que o programa traga informações valiosas que eles consigam aplicar no dia a dia dos negócios”, observa Fedatto.

Marcelo Fedatto, diretor de marketing do NPD, e Rodrigo Melo Viana, consultor do Sebrae/PR, apresentam a programação do Empreenda na Arquitetura
Arquitetura empreendedora

Um dos principais desafios da iniciativa está em consolidar os escritórios de arquitetura como atores de um mercado em que precisam encontrar novas formas de se aproximar de clientes para fortalecer os seus negócios. Murilo Müller, um dos arquitetos presentes no primeiro workshop do programa, conta que há um entendimento, dentro do escritório onde trabalha, de que é preciso se adaptar e se atualizar em alguns temas.

“Como o escritório está em uma fase de crescimento, é fundamental que nós possamos nos adaptar e nos atualizar em algumas questões. Por isso, a capacitação vai nos ajudar a ‘dar um passo atrás’ e pensar em como estamos estruturados para crescer. Por exemplo, a questão das redes sociais é algo que ainda queremos aprimorar dentro da empresa”, pontua Müller.

Vanessa Diniz, também arquiteta, ressalta a inteligência artificial como um tema importante a ser abordado pelo programa. Além dele, a possibilidade de compartilhar experiências profissionais com colegas de profissão também é um fator positivo da iniciativa.

“A inteligência artificial é um ponto importante que queremos entender dentro do escritório. Entendo que é preciso saber utilizá-la e como o mercado está se transformando com fatores como esse. Fazer parte do programa também nos ajuda a conhecer melhor outros escritórios e poder trocar conhecimentos e ideias com eles”, comenta Vanessa.

  • arquitetura
  • curitiba
  • empreenda na arquitetura
  • Núcleo Paranaense de Decoração