ASN PR
Compartilhe

“Avança Araucária” elege novo comitê gestor

Conselho de Desenvolvimento Econômico do município de Araucária foi reativado em 2023 com o objetivo de fortalecer a indústria e o comércio do município
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

No início de novembro, foram eleitos o novo presidente e os integrantes do comitê gestor do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária, o “Avança Araucária”. Na ocasião, por aclamação, foi eleito presidente o empresário Juscelino Katuragi e mais quatro vices: Ricardo Alberto Escher, conselheiro da OAB/PR subseção de Araucária; Fanny Busato, presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (Aeciar); Simon Caldas de Quadros, procurador geral do município de Araucária; e Luis Zaia, representante do Sebrae/PR.

Criado através da Lei nº 3.484, de 13 de junho de 2019, o “Avança Araucária” vem mobilizando diversos setores da cidade para planejar as diretrizes do futuro em prol do desenvolvimento local, unindo Poder Público e sociedade civil. A atuação do conselho tem caráteres deliberativo e consultivo e foi retomada após a pandemia.

Participantes do Comitê Gestor. Foto: divulgação.

O empresário Juscelino Katuragi, que foi presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (ACIAA) até 2022 e participou da implantação do Conselho de Desenvolvimento, foi eleito presidente do “Avança Araucária”.

“A retomada iniciou no ano passado e consolidou a reativação do ‘Avança Araucária com a eleição do novo comitê gestor, agora em 2023. No último mês, as entidades integrantes do Conselho indicaram seus novos membros. Estamos reformulando nossa agenda de atividades e eventos, a partir de 2024, traçando metas junto ao Sebrae/PR e em busca de articulação com a prefeitura. Nosso objetivo é fortalecer a indústria e o comércio do município, com uma visão de futuro e planejamento que vai além das gestões de governo”, explica Katuragi.

O procurador-geral do município, Simon Quadros, explica que o “Avança Araucária” foi instituído como lei municipal a partir da conclusão do Programa de Desenvolvimento Econômico (Prodec), realizado pelo Sebrae/PR.

“A criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico foi fundamental para a integração das pequenas e microempresas à cadeia produtiva do município. Araucária é a maior emissora de notas fiscais de valor adicionado do estado. É muito importante termos a integração das empresas a esse valor adicionado. O ‘Avança Araucária’ atua sobre vários eixos temáticos com ordenação territorial, mobilidade e integração público-privada”, afirma.

Ricardo Alberto Escher, conselheiro da OAB/PR subseção de Araucária, também faz parte do novo comitê gestor.

“A criação do Conselho foi um marco para Araucária. Desde o início, estivemos juntos para que fizéssemos o melhor e o mais estruturado Conselho de Desenvolvimento Econômico, viabilizando as implantações de ecossistemas diversos em nosso município, para gerar negócios e inovações. Araucária tem o poder do povo polonês como raiz. Temos que honrar esse povo que desbravou o município e acolheu todos que viemos depois. E tem o poder da indústria, do comércio e da agricultura”, afirma.

Luis Zaia, consultor do Sebrae/PR e membro do comitê gestor, explica que um dos objetivos é promover as condições para que os agentes da sociedade organizada sejam protagonistas da implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Local.

“O Sebrae/PR atua para contribuir na perenidade dos projetos propostos pelo Conselho, através das Câmaras Técnicas. Elas são um importante instrumento de planejamento, que congregam especialistas para analisar problemas e desafios específicos relacionados ao processo de desenvolvimento econômico de Araucária, além de apresentar subsídios aos trabalhos do conselho.”

Para Fanny Busato, presidente da Aeciar, ao promover a integração de agentes da sociedade civil organizada, o “Avança Araucária” ganha força para fomentar o desenvolvimento do município.

“Esta união de forças assegura grande engajamento dos atores envolvidos, com sentimento de pertencimento e orgulho desta cidade, que é referência e destaque nacional.”

  • araucária
  • gestão
  • mobilização
  • políticas públicas