ASN PR
Compartilhe

Campos Gerais ganha 31 novos produtos de experiência turística

Novas vivências aproximam visitantes da cultura, da natureza e da experiência local, fortalecendo a atratividade turística da região
Por ASN PR
ASN PR
Compartilhe

A região dos Campos Gerais ampliou sua vitrine de atrativos com o lançamento de 31 novos produtos de experiência turística, apresentados durante o 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais, realizado na última sexta-feira (29) e sábado (30), em Ponta Grossa. As Experiências foram desenvolvidas ao longo da Jornada de Formatação e Criação de Produtos Turísticos de Experiência, promovida pelo Sebrae/PR, que reúne oficinas, mentorias, visitas técnicas, testagens, curadorias e apoio na formatação final para o mercado.

Um dos produtos desenvolvidos é o Villa Hilda em Cena. Foto: Divulgação

O programa tem como objetivo impulsionar e qualificar a oferta turística da região, criando vivências que conectam visitantes à cultura e às características locais. Desde 2022, quando a iniciativa começou, já foram estruturados mais de 80 produtos turísticos de experiência nos Campos Gerais.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, a proposta é ampliar a permanência do turista na região, proporcionando mais produtos para vivenciar o turismo regional com experiências que emocionam e fortalecem o vínculo entre turistas, comunidade e empreendedores dos locais.

“O objetivo vai além do produto turístico tradicional. Estamos falando de vivências que transformam, que criam laços entre visitantes e anfitriões. A jornada contribui na estruturação dos produtos com olhar para o mercado e para as oportunidades da região, fortalecendo a atratividade e a competitividade do destino”, destaca.

Em Carambeí, turistas poderão acompanhar a ordenha robotizada no Het Dorp. Foto: Divulgação

Entre os novos produtos, está o Dia da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, que proporciona visitas a espaços culturais da cidade, incluindo bastidores de ensaios e exposições, além da Vila Hilda em Cena, espaço que abriga o Museu Aristides Spósito.

O secretário de Cultura, Alberto Portugal, comemora o reconhecimento da iniciativa.

“O Sebrae/PR é referência em empreendedorismo em todo o território nacional e coloca em evidência as questões relacionadas ao turismo. Ficamos satisfeitos em termos sido reconhecidos com um produto de experiência que promove a vivência cultural durante o dia, integrando diferentes espaços da cidade”, afirma.

O empresário Paulo Los, do Het Dorp, em Carambeí, agora abre as portas do empreendimento para que turistas conheçam de perto o robô que realiza a ordenha das vacas e acompanhem o manejo dos animais.

“O visitante poderá entender melhor as características desse processo, vivenciando de forma única a rotina da fazenda”, explica.

Já o Barbur Hotel, em Ponta Grossa, apresentou uma proposta inovadora com a criação do Lounge Experience. O empresário Murilo Barbur conta que a participação no programa foi decisiva para repensar o negócio.

“Participar da jornada nos motivou a pensar fora da caixinha. Reformamos todas as alas do hotel e criamos duas suítes master maiores, com acesso exclusivo a um lounge. A experiência inclui pernoite, jantar romântico, vinho, a imersão de assar marshmallow na lareira e café da manhã servido no quarto”, detalha.

Os empreendimentos participantes da jornada foram incluídos no Catálogo de Produtos Turísticos de Experiência do Paraná 2025, uma vitrine oficial voltada a turistas em busca de vivências únicas e autênticas.

-

  • Campos Gerais
  • experiencia
  • ponta grossa
  • produtos experiência turística
  • Salão de Turismo