Durante evento promovido pelo Sebrae/PR, francês compartilhou temperos do mundo do empreendedorismo
Persistência, conhecimento, humildade e a constante busca pelo melhor. Segundo Érick Jacquin, esses são alguns dos principais ingredientes para o sucesso dos negócios. A receita, porém, não é pronta nem fixa. De acordo com o chef francês, fazer um empreendimento dar certo depende muito do olhar de quem o conduz. E foi justamente esse o foco do bate-papo que ele conduziu nesta terça-feira (13), durante o Sebrae Experience, em Toledo. Em um evento híbrido, o chef, bastante conhecido por conta das participações do MasterChef Brasil e do programa Pesadelo na Cozinha, compartilhou histórias, vivências e experiências.
De acordo com Jacquin, não é possível dar uma receita de sucesso para os negócios. Ele mesmo, enquanto empreendedor, passou por dificuldades e precisou fechar um restaurante que prometia sucesso, mas que não conseguiu ser sustentável. Diante da necessidade de encerrar um sonho, demitir funcionários e recomeçar, ele precisou se reinventar.
“Eu era um bom cozinheiro, mas não sabia administrar nem me controlar dentro da cozinha. O restaurante tinha movimento, mas não soube fazer a parte financeira e de gestão. Fiquei no zero”, relembra.
Mas, a persistência foi essencial. O chef se reergueu, conquistou espaço no júri do programa MasterChef Brasil e decidiu que nunca mais iria passar pelas mesmas dificuldades de antes. Nesse sentido, ele entendeu as aptidões e só aceitou os novos desafios quando encontrou sócios-administradores.
“Assinar carteira de trabalho, fazer fechamento de caixa e analisar números é com o meu sócio. Eu não sou bom nisso. Precisei perceber essa falha para poder crescer”, enfatiza.
Ingredientes
Hoje, o chef Érick Jacquin é sinônimo de carisma, estilo próprio e exigência. No currículo, além dos programas de TV, ele também está à frente dos restaurantes Président (alta gastronomia francesa), Ça-Va Erick Jacquin (comida de bistrô, cozinha de família francesa), Buteco do Jacquin (comida brasileira), Lvtetia (restaurante italiano com o toque da gastronomia francesa), todos em São Paulo, além de uma marca exclusiva de delivery chamada Jojo Gastrô. É também consultor responsável dos restaurantes La Brasserie de La Mer (em Natal, no Rio Grande do Norte) e Nui360 (em João Pessoa, na Paraíba). Para que tudo isso funcione, no entanto, ele garante que alguns ingredientes são essenciais.
“A televisão toma muito tempo, então eu não consigo estar nos restaurantes com a frequência que gostaria. Mas, a minha equipe me mantém informado sobre tudo. Todos os dias, eu recebo fotos e relatórios do que aconteceu, de como está o caixa e informações sobre o que saiu e entrou”, explica.
Além disso, ele listou outros itens que precisam compor a receita. Respeito aos ingredientes locais, consideração à sazonalidade dos produtos e valorização das raízes são os principais.
“No Brasil, a gente tem morango, por exemplo, de janeiro a dezembro. Mas, muitas vezes, o morango não tem gosto de nada. Isso acontece porque a gente ainda não tem essa cultura de respeitar o tempo dos produtos. Nosso País é uma câmara fria recheada de ingredientes valiosos. Precisamos olhar com mais atenção para eles”, aconselhou.
Nesse sentido, o chef enalteceu os produtos com Indicação Geográfica, muito comuns na Europa e que, no Brasil, estão ganhando cada vez mais espaço.
“A identificação ajuda a valorizar as raízes, o tempo e a história dos produtos. É importantíssimo que os cozinheiros do Brasil façam uso desses ingredientes porque eles carregam a identidade das regiões”, observou.
O “tômpero” especial, segundo ele, vem da perfeita união entre conhecimento, capacitação e humildade.
“Não dá para desistir. Eu me reergui, busquei ajuda e recomecei. Hoje, tenho o que tenho porque recomecei. Então, a dica é essa: o empresário não pode desistir. Não existe pequena, grande ou média empresa; existe empresa. E ela deve ser tratada de forma profissional”, salientou.
Inspiração a gosto
Drielli de Souza é líder do restaurante da Primato, em Toledo. Ela foi até o evento para buscar inspirações. O objetivo, de acordo com ela, foi atingido.
“O chef Jacquin é um verdadeiro mestre. Tudo que ele falou aqui hoje foi importante, mas deu para perceber que mesmo ele tendo o sucesso que ele tem, em nenhum momento ele esqueceu de onde veio e do que teve que passar para chegar até aqui. Nos mostra que a gente também pode seguir esse caminho”, comentou.
Ricardo Selinger, da Vinícola e Restaurante Bordignon, de Palotina, também foi ao evento com a intenção de sentir um gostinho da inspiração. O sabor, porém, foi muito além disso.
“O Jacquin falou principalmente sobre persistência e organização. Somos uma empresa jovem e ainda temos muito a melhorar, mas estamos em uma parceria firme com o Sebrae para que tudo ocorra da melhor forma. O chef deixou bem claro que essas parcerias são essenciais. Isso nos motiva ainda mais”, afirmou Ricardo.
Diante disso, o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, ressalta que o evento teve os seus objetivos cumpridos. Com a experiência do chef e a oportunidade de conhecer detalhes da trajetória dele, a inspiração não teve medidas.
“O Sebrae Experience tem a missão de trazer conhecimentos e conteúdos de uma forma dinâmica. Temos certeza de que todos os participantes puderam se inspirar e saíram daqui motivados para voltarem aos seus negócios e darem o melhor de si. Foram lições valiosas para todos”, finalizou o consultor.
O evento, realizado no Madaly Eventos, em Toledo, foi gratuito e reuniu mais de mil empreendedores na modalidade presencial e mais de 300 nas plataformas digitais disponibilizadas pelo Sebrae.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
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