O Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mangueirinha e a sociedade civil, lançou na noite da última sexta-feira (18), em Mangueirinha, com a presença de 150 convidados, o Programa de Desenvolvimento Econômico de Mangueirinha (Prodec). A iniciativa tem como foco contribuir com o desenvolvimento sustentável do município, por meio de diversas ações conjuntas baseadas em diretrizes estratégicas, pelos próximos quatro anos.
A consultora do Sebrae/PR, Maria Auria Mulhmann, explicou que o programa inicia agora a fase de definição de prioridades, ouvindo diferentes vozes da comunidade.
“Vamos estruturar um comitê organizador que entrevistará 60 lideranças locais. A partir dessas escutas e do estudo dos indicadores econômicos e financeiros dos municípios, serão identificadas prioridades. Logo a seguir, teremos o planejamento estratégico onde serão formadas câmaras técnicas. Com a contribuição de diferentes setores e análise de indicadores sociais e econômicos, definiremos estratégias de trabalho específicas para Mangueirinha”, detalha Auria.

Com base nessas estratégias, serão apontadas as áreas que devem ser impulsionadas, como agronegócio, indústria, setor social, comércio, entre outras.
O evento contou também com a participação da palestrante e mentora em liderança Rosângela Angonese, que destacou a importância de uma nova mentalidade nas relações de trabalho e liderança.
“Para liderar, é preciso transformar o controle e a autoridade em inspiração e colaboração. Quando isso acontece, promovemos uma atuação mais humana e participativa, favorecendo um ambiente mais saudável, produtivo e colaborativo”, afirmou Rosângela.
Caminho para o futuro
O prefeito de Mangueirinha, Leandro Dorini, reforçou o caráter participativo do programa e o papel fundamental da comunidade nesse processo.
“O Prodec é uma grande oportunidade para envolver toda a sociedade no desenvolvimento do município. Queremos ouvir, acolher ideias e transformar boas propostas em ações concretas. Pensamos em um futuro duradouro, com mais oportunidades e qualidade de vida. Tenho plena convicção de que, unidos, podemos ir mais longe e construir uma Mangueirinha ainda melhor para todos”, destacou.
Carla Cristina Vriesman, presidente da Associação Empresarial de Mangueirinha (Aciman), reforçou o sentimento de pertencimento e a importância do protagonismo local.
“Estou em Mangueirinha há 17 anos. Esta cidade é meu lar, o lugar que escolhi para viver, empreender e criar meus filhos. Por isso, nada mais natural do que desejar o progresso desta terra que tanto significa para mim. O Prodec surge como um guia essencial nesse caminho, em parceria com a gestão pública, com foco não apenas no presente, mas principalmente no futuro das próximas gerações”, pontuou.
Sobre o Prodec
O Programa de Desenvolvimento Econômico de Mangueirinha adota metodologias que mobilizam lideranças do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, além de instituições de ensino. Seu objetivo é promover o crescimento sustentável da economia local, com foco especial no fortalecimento do ambiente de negócios, especialmente para microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas.